Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

pme

Concorrência direta e indireta: como identificar as do seu negócio?

Você já saber como identificar em seu negócio a concorrência direta e indireta. Acesse nosso artigo para ter mais informações!

Concorrência direta e indireta: como identificar as do seu negócio?

Os concorrentes diretos e indiretos são quem disputa o mercado de vendas com sua sua marca e eles estão crescendo cada vez mais. Uma empresa concorre com várias outras nas redes sociais, nos sites e na própria região. Logo, é necessário estudar a concorrência para criar eficientes estratégias de marketing e, assim, potencializar os resultados. Saber encontrar com precisão os principais concorrentes diretos e indiretos é primordial para expandir as atividades do seu negócio. Os empreendedores precisam ficar atentos ao mercado e às suas principais tendências, para atrair e fidelizar os clientes. Continue a leitura e confira mais informações a respeito da concorrência direta e indireta!

O que é concorrência direta ?

Os concorrentes diretos consistem nas empresas que atuam no mesmo setor que a sua. Caso você tenha uma perfumaria, os outros negócios que comercializam perfume são seus concorrentes diretos. Pois, vocês vendem o mesmo produto. Dessa forma, o público deverá escolher entre você e a outra empresa. Sendo assim, para não perder a venda para uma concorrente é preciso buscar um importante diferencial competitivo.

O que é concorrência indireta ?

Os concorrentes indiretos já são mais difíceis de identificar, uma vez que não atua com os mesmos produtos que a sua empresa. Mas, eles conseguem disputar o mercado com seus produtos. Em uma perfumaria as vendas se potencializam em datas especiais, como nos Dia das Mães, Dias dos Pais e Natal. Os concorrentes indiretos são as empresas que disputam as vendas com a sua e podem ser uma opção para os clientes, ou seja, são empresas de eletrodomésticos e celulares.

Como mapear seus concorrentes ?

Para melhorar a posição de seu empreendimento no mercado e para sair na frente de seus concorrentes diretos e indiretos, é preciso saber identificá-los. Ao fazer um estudo, será possível entender a interferência deles em suas vendas e quais estratégias podem ser feitas para ser a primeira opção do seu público. Nesse contexto, é válido ressaltar que o mapeamento de mercado é um ótimo aliado para a empresa, já que com ele é possível conhecer melhor as organizações concorrentes e as necessidades dos seus clientes. Veja a seguir o que deve ser realizado!

Realize conversas

Para alcançar o sucesso, é fundamental escutar a opinião dos clientes e até mesmo dos seus concorrentes. É fundamental saber o que eles pensam dos seus produtos e do atendimento. Dessa forma, o gestor consegue saber o que agrada o público e as razões deles procurarem a concorrência.

Avalie a concorrência

A forma mais eficiente de conhecer as empresas concorrentes é por meio de uma análise. Para fazer isso é preciso conhecer bem a região em que seu negócio está localizado e quais as empresas que oferecem o mesmo produto que o seu e quais disputam o mercado com você durante as datas especiais. Ao conhecer melhor os concorrentes direto e indireto, você saberá quais estratégias poderá traçar para atrair os clientes cada vez mais.

Faça pesquisa de satisfação

Uma maneira de conhecer melhor as preferências do seu público é por meio da realização de um questionário, ele pode ser realizado de forma online ou na loja física. Assim, você conhecerá os pontos fracos e fortes do seu estabelecimento. Com um questionário você saberá quais pontos precisam ser melhorados para captar novos clientes.

Quais são as estratégias de diferenciação ?

Um empreendedor precisa conhecer melhor as estratégias de diferenciação, pois elas permitem que uma marca destaque por meio das suas ações e produtos. Os consumidores localizam e identificam um negócio imediatamente, devido a um elemento que a torna única. Para sair na frente dos concorrentes diretos ou indiretos é preciso escolher por uma estratégia de diferenciação que seja satisfatória para o seu empreendimento. Dessa maneira, não se pode deixar de conhecer a concorrência e as necessidades do consumidor. Entre as estratégias podemos destacar a inovação. Caso a sua empresa busque por processos inovadores e otimizados, ela pode se destacar no mercado, já que conseguirá oferecer uma boa experiência de compra ao cliente. Ser agradável é outro importante diferencial, tratar bem e ajudar o consumidor em suas necessidades, você poderá retê-los e eles poderão divulgar sua marca para amigos e familiares.

O que é marketing de cluster ?

O marketing de cluster é uma estratégia para definir grupos com compradores que apresentam características em comum e, por meio disso, melhorar os resultados de venda e posicionamento da empresa. Garantir uma boa experiência de compra ao cliente é determinante para o desenvolvimento do empreendimento, por isso o marketing cluster é fundamental. Pois, é possível garantir um atendimento de qualidade ao conhecer melhor o perfil do seu cliente, os seus desejos e as suas dores. O cluster oferece inovação durante o processo de atendimento e permite um relacionamento mais eficiente entre os consumidores e a marca, o que gera mais resultados para o negócio.

Como fazer benchmarking ?

O mapeamento dos concorrentes é conhecido como benchmarking. Nele é feito uma análise das empresas que disputam o mercado com a sua. Ao realizar isso, você conhecerá as ações utilizadas por elas e o que faz os clientes optarem por seus produtos ou serviços. Dessa forma, você descobrirá onde sua organização está errado e poderá melhorar os processos e práticas. Para fazer um benchmarking assertivo, é necessário planejar. Saiba que você deve conhecer todos os pontos de devem ser analisados com a realização do benchmarking Em seguida, é preciso realizar a coleta de dados e depois analisar todas as informações obtidas. O processo de análise deve ser feito com cuidado e atenção, pois por meio dela você saberá o que deve ser feito para melhorar os resultados da empresa. Depois é preciso implementar as ações de melhoria dentro da empresa, para isso é necessário que todos os colaboradores estejam envolvidos na estratégia. Portanto, conhecer melhor a concorrência direta e indireta é essencial para conseguir destacar na área de atuação e traçar estratégias de marketing que ajudem a melhorar os resultados. O mercado está cada vez mais acirrado, mas com boas práticas é possível sair na frente e obter uma boa lucratividade. Gostou do nosso post ? Então aproveite para conhecer as formas de pagamentos para aumentar as vendas sem prejudicar seu negócio!

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