Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Como vender com segurança para pessoas físicas

Vender com segurança para pessoas físicas é fundamental para evitar possíveis fraudes e inadimplências. E quem te explica como fazer isso é Julio Lopes, diretor de vendas PME da Serasa Experian.

Como vender com segurança para pessoas físicas

Seja qual for o momento da economia, vender com segurança para pessoas físicas é fundamental para evitar possíveis fraudes e inadimplências. Quando passamos por cenários desafiadores e de incertezas, essa questão fica ainda mais evidente. O impacto negativo nos negócios de pequenas e médias empresas quando a economia está fragilizada pode ser até mesmo irreversível, prejudicando o fluxo de caixa, a continuidade das vendas e a aquisição de novos produtos e clientes. A boa notícia é que existem formas de se prevenir. Sim, é possível evitar fraudes e inadimplência, adotando algumas boas práticas durante o processo de venda. Julio Lopes, diretor de vendas PME da Serasa Experian, já deu dicas sobre isso, focadas principalmente em vendas B2B, ou seja, para outras empresas. Agora, ele indica como fazer o mesmo, vender com segurança, para pessoas físicas. Há aspectos comuns entre vender com segurança para empresas e pessoas físicas, tais como:

  • Fazer análises de crédito criteriosas e completas;
  • Comparar dados e informações;
  • Criar ou atualizar a política de crédito.

Todas essas informações podem ser conferidas neste post. Porém, quando o assunto é vender para pessoas físicas, existem alguns outros detalhes que precisam ser considerados, conforme Julio Lopes compartilhou em sua segunda participação na série de lives que a Sesara Experian tem realizado uma vez por semana no Instagram. Processos e métodos para proteger a empresa de possíveis fraudes e inadimplência O ideal é conseguir validar o maior número de informações sobre a pessoa física e, com isso, manter um cadastro atualizado dos clientes. Alguns dados interessantes de se ter além do nome completo, telefone e email:

  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Endereços atualizados.

Com isso, você terá mais segurança para obter a validação necessária do cadastro antes de qualquer venda. Pense da seguinte forma: quanto maior o número e nível de dados, maior a probabilidade de vender com segurança. Além disso, sempre avalie muito bem uma pessoa física antes de conceder crédito. É importante ter com você o histórico do pagamento dessas pessoas, entender o quanto o seu produto consome da renda dele e estar o mais próximo possível do seu cliente. Há ferramentas — não só da Serasa Experian — que ajudam o empreendedor a vender com segurança Você se perguntar: mas quais? Informações cadastrais da Receita Federal e os dados dos relatórios da Serasa Experian. Também é possível solicitar à própria pessoa física outras referências, como o comprovante de residência, por exemplo. E independentemente dos dados e informações disponíveis, sempre tenha cuidado. Para correr menos riscos, procure realizar as vendas à vista. E caso precise negociar a prazo, tente mensurar o risco da venda. Com isso, você terá muito mais propriedade para definir a melhor forma de vender, seja para um novo cliente ou mesmo um cliente recorrente.

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