Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Decisão

Cinco em cada dez brasileiros confiam mais em instituições financeiras na hora de compartilhar dados pessoais, diz Serasa Experian

Metade dos brasileiros prefere compartilhar dados com bancos, destaca pesquisa da Serasa Experian sobre confiança digital.

Imagem de capa

Praticamente cinco em cada dez brasileiros (46%) confiam mais nas instituições financeiras, como bancos e seguradoras, do que em outros segmentos na hora de fornecer dados pessoais. É o que revela a pesquisa Global de Fraude e Identidade realizada pela Experian com 10 mil consumidores e mil empresas em 21 países. Em segundo lugar, estão os provedores de meios de pagamento (25%) e, em terceiro, os provedores de tecnologia (10%).

Fonte: Experian *APAC: Austrália, China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Tailândia e Vietnã. *EMEA: África do Sul, Alemanha, Áustria, Espanha, França e Holanda/Países Baixos. A liderança desse segmento também se repete no comportamento global, sendo que nos Estados Unidos esse índice foi de 42% e atingiu o maior percentual (54%) na Colômbia. “O investimento em inovação, redução de riscos a fraudes e o uso transparente e inteligente de informações são referenciais valiosos para alavancar o poder dos dados, o que gera confiança e entrega de experiências cada vez mais relevantes”, diz o diretor de prevenção à fraude da Serasa Experian, Eduardo Castro. O termômetro da confiança O levantamento também avaliou como o consumidor lida em relação à coleta, uso e armazenamento de seus dados pessoais por parte das empresas. Nesse contexto, o setor financeiro novamente ficou em evidência. 32% dos brasileiros disseram que “confiam totalmente” nas instituições financeiras. O mesmo percentual se repete para meios de pagamento, posicionando esses segmentos no Brasil à frente dos demais países.

No cenário global, o nível de confiança nas instituições financeiras chega a ser três vezes maior do que em lojas de varejo online (sites e aplicativos). No Brasil, a diferença chega a 19 pontos percentuais (2,5 vezes maior). Clique aqui e veja a tabela. “Isso mostra que o investimento robusto em TI e em features visíveis de segurança destinados pelo setor financeiro nos últimos anos, a fim de ampliar a proteção de operações e informações pessoais contra fraudes, tiveram reflexo direto e positivo na visão dos consumidores.” afirma Eduardo. Segundo o levantamento, os maiores aumentos no nível de confiança, nos últimos 12 meses, também foram nesses segmentos: 33% (bancos e seguradoras) e 30%, (provedores de meios de pagamento) respectivamente. Clique e veja a tabela.

  Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail 16 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

16 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

Confira se 16 de agosto é feriado na sua cidade, entenda os impactos na rotina de trabalho e saiba seus direitos em caso de expediente.

Thubmnail Personal branding: o que é e qual o seu impacto na vida profissional

Personal branding: o que é e qual o seu impacto na vida profissional

Construa uma marca pessoal autêntica e conquiste espaço no mercado. Destaque-se com propósito, reputação e networking estratégico.

Thubmnail Inteligência emocional no trabalho: guia completo para o RH

Inteligência emocional no trabalho: guia completo para o RH

Saiba o que é inteligência emocional no trabalho, como ela afeta o RH e as lideranças, e descubra como desenvolvê-la nas equipes. Confira o conteúdo completo.

Thubmnail O que são "green bounds" Títulos Verdes e a sua importância para o agronegócio

O que são "green bounds" Títulos Verdes e a sua importância para o agronegócio

Títulos Verdes facilitam financiamento sustentável no agro, promovendo projetos ambientalmente responsáveis e atraindo investidores.

Thubmnail 15 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

15 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

15 de agosto não é feriado nacional, mas pode ser feriado estadual ou municipal. Veja onde há folga e entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo.

Thubmnail Gestão de cobrança: o que é, importância e formas de fazer!

Gestão de cobrança: o que é, importância e formas de fazer!

Gestão de cobrança eficiente protege o fluxo de caixa, reduz inadimplência e fortalece o relacionamento com clientes de forma estratégica.