Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

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- 0.0

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Percentual da população adulta 47.8%

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Atividade do Comércio

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Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

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Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

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Balanced Scorecard (BSC): O que é e para que serve

O BSC reconhece a necessidade de que uma gestão estratégica não deve se limitar apenas a indicadores financeiros e contábeis. Saiba mais!

Balanced Scorecard (BSC): O que é e para que serve

Se você chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar sobre o Balanced Scorecard, mas talvez ainda não tenha certeza do que ele realmente significa para o seu negócio. Então, não se preocupe, pois você não está sozinho! Muitos empreendedores também conhecem o termo, mas têm dificuldade em entender como ele pode ser vantajoso para PMEs.

Em poucas palavras, o Balanced Scorecard é uma ferramenta que oferece uma visão holística de todas as áreas críticas do seu negócio, garantindo que você esteja na trajetória correta com objetivos tangíveis para alcançar o próximo nível. Para aqueles que estão no início da jornada no mercado, o BSC pode ajudar a manter o foco no que realmente importa. Em vez de apenas focar nas vendas diárias, por exemplo, o Balanced Scorecard ajuda a identificar áreas de aprimoramento no atendimento ao cliente, nos processos internos e até mesmo na execução de um plano de expansão. À medida que seu negócio for crescendo e expandindo, o BSC continuará servindo para garantir que a sua empresa não regrida, possibilitando que você perceba oportunidades de crescimento, acompanhe o desempenho do seu time e garanta que seus OKRs estejam alinhados com a visão de longo prazo do seu empreendimento. Se você ficou interessado e está certo de que fará possível para ganhar vantagem competitiva e destacar sua marca entre os concorrentes, saiba que o Balanced Scorecard será a ferramenta certa. Por isso, criamos um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber para começar a implementá-la hoje mesmo. Aproveite!

O que é o Balanced Scorecard e como o BSC foi criado?

O Balanced Scorecard (BSC) foi criado por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard, na década de 90. Juntos, eles identificaram que existia a necessidade de que uma gestão estratégica não se limitasse apenas a indicadores financeiros e contábeis, mas que considerasse outras dimensões igualmente importantes para o sucesso empresarial. Na definição, essas métricas — como a análise SWOT e os planos de ação do 5W2H — deveriam ser agrupadas em objetivos estratégicos interligados. Consequentemente, elas resultariam em uma visão completa sobre o desempenho organizacional do empreendimento, tornando-o muito mais adaptável a diferentes contextos no mercado econômico. Hoje em dia, essa abordagem tem sido bastante utilizada em todo mundo devido à capacidade de simplificar a execução de estratégias. Seu diferencial está em reconhecer que uma área impacta diretamente as outras pela relação de causa e efeito entre as perspectivas financeira, comercial, de processos internos e do crescimento, fatores fundamentais para o sucesso a longo prazo. Resumidamente, através do Balanced Scorecard, as empresas podem alinhar seus objetivos, avaliar o desempenho, identificar oportunidades de aprimoramento e assegurar uma vantagem competitiva sustentável em relação aos concorrentes. Por isso, fique atento ao tópico seguinte!

Quais são os componentes do BSC (Balanced Scorecard)?

O Balanced Scorecard propõe cinco componentes inter-relacionados para avaliar o desempenho de uma empresa. São eles:

  • Perspectivas: fornecem uma estrutura para analisar diversos aspectos do desempenho organizacional, garantindo equilíbrio entre eles;
  • Objetivos estratégicos: metas de longo prazo que a empresa deseja alcançar em cada perspectiva do BSC. Devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo para garantir que sejam eficazes;
  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs): fornecem informações claras e objetivas sobre o desempenho da empresa em cada perspectiva do Balanced Scorecard;
  • Metas: são os resultados específicos que a empresa deseja alcançar em relação a cada KPI;
  • Mapas estratégicos: representações visuais do Balanced Scorecard que mostram a relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos em todas as perspectivas.

Agora, que tal entender direitinho como funciona cada um desses componentes e como eles interagem? Segue o fio!

Perspectivas do Balanced Scorecard

Para implementar o Balanced Scorecard, o primeiro passo é identificar as perspectivas que serão utilizadas para avaliar o desempenho da empresa. Afinal, juntas, elas fornecem uma estrutura completa para avaliar todos os diferentes aspectos do seu negócio. Veja quais são:

  1. Perspectiva financeira;
  2. Perspectiva sobre os clientes;
  3. Perspectiva sobre os processos internos;
  4. Perspectiva sobre o aprendizado e crescimento.

A perspectiva financeira reflete a saúde econômica da organização e sua capacidade de gerar valor para os acionistas. Os indicadores financeiros tradicionais, como receita, lucro líquido, retorno sobre investimento (ROI) e margem de lucro, têm papel indispensável na execução do Balanced Scorecard. Por sua vez, a perspectiva dos clientes se concentra na criação de valor para os consumidores e em como é estabelecido um relacionamento sólido com eles. Nesse contexto, indicadores-chave podem incluir satisfação e retenção do cliente, participação de mercado e pontuação líquida de promotores (NPS). Já na perspectiva dos processos internos, o foco concentra-se na identificação e aprimoramento dos processos impulsionadores do desempenho empresarial. Isso pode abranger a análise da eficiência operacional, qualidade do produto ou serviço, tempo de ciclo e inovação dos processos. Por último, a perspectiva de aprendizado e crescimento reconhece a importância das pessoas e da cultura organizacional para o sucesso a longo prazo. Os indicadores desta fase podem incluir a taxa de rotatividade de funcionários, o investimento em treinamento e desenvolvimento, o clima organizacional e a capacidade de inovação.

Objetivos estratégicos do Balanced Scorecard

Com as perspectivas identificadas, o próximo passo é estabelecer objetivos estratégicos para cada uma delas. Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseados em um cronograma definido. Esse é um método de gestão chamado de Metas SMART, que prega que os objetivos estratégicos também devem refletir as prioridades da organização e estar alinhados com sua visão, missão e valores.

Indicadores-chave de desempenho do Balanced Scorecard

Agora, a etapa envolve medir o progresso em direção aos objetivos estratégicos. É crucial selecionar indicadores-chave de desempenho (KPIs) apropriados, quantificáveis, relevantes e que forneçam insights claros sobre o desempenho organizacional da empresa. Na perspectiva financeira, os KPIs podem incluir receita total, margem de lucro, fluxo de caixa operacional e retorno sobre investimento. Na perspectiva dos clientes, os KPIs podem abarcar satisfação e retenção do lead, participação de mercado e número de reclamações. Veja alguns exemplos:

  • Na perspectiva dos processos internos, os KPIs podem incluir tempo de ciclo do processo, taxa de defeitos, eficiência operacional e taxa de utilização de recursos;
  • Na perspectiva de aprendizado e crescimento, os KPIs podem incluir taxa de participação em programas de treinamento, turnover de funcionários e índice de engajamento dos funcionários.

Metas do Balanced Scorecard

Depois de selecionar os KPIs adequados, o próximo passo é estabelecer metas específicas para cada indicador. Elas devem, ao mesmo tempo, ser desafiadoras e alcançáveis, além de refletir as aspirações da organização em relação ao desempenho da própria empresa e também dos seus colaboradores. Vamos a alguns exemplos? Uma meta na perspectiva financeira pode ser aumentar a receita em 15% no próximo trimestre. Já na perspectiva dos clientes, é possível alcançar uma pontuação NPS de 70 até o final do ano. Na perspectiva dos processos internos, uma meta SMART pode ser reduzir o tempo de ciclo do processo em 25% até o final do semestre. E na perspectiva de aprendizado e crescimento, pode ser aumentar a taxa de participação em programas de treinamento em 20% no próximo ano.

Mapas estratégicos do Balanced Scorecard

Por fim, destacamos a importância de que para visualizar e comunicar a estratégia da organização de forma concisa, é muito útil desenvolver mapas estratégicos que mostrem a relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos e os KPIs em cada perspectiva. Geralmente, esses mapas são representados graficamente, com as perspectivas do BSC dispostas em uma cascata, mostrando como os objetivos em uma determinada perspectiva afetam os resultados em outras. Assim, eles ajudam o empreendedor a garantir que todos os colaboradores compreendam como suas atividades individuais contribuem para os objetivos de longo prazo da empresa, assegurando que a estratégia da organização seja tanto abrangente quanto integrada.

Como aplicar o Balanced Scorecard na minha empresa?

Lembra que lá no início do conteúdo nós falamos que Kaplan e Norton, os criadores do Balanced Scorecard, definiram formas de aplicar o método? Então! Basicamente, você deve:

  1. Criar um mapa estratégico para deixar claro todos os pontos necessários para que as metas sejam concluídas;
  2. Definir objetivos claros e tangíveis, focando em estratégias de captação e retenção de carteira;
  3. Escolher os KPIs que mais podem impactar positivamente suas análises;
  4. Alinhar as estratégias, metas e mudanças com todos que fazem parte da empresa;
  5. Relacionar cada ação interna e externa com os objetivos estratégicos definidos;
  6. Identificar os processos internos que mais impactam seus negócios e, assim, aperfeiçoá-los.

Agora, vamos destrinchar um pouco mais cada um desses passos para que você não perca nenhum insight. Pegue a caneta e o papel, fique atento e anote tudo!

1. Desenvolva um mapa estratégico e defina metas claras e tangíveis

O mapa estratégico é o alicerce do Balanced Scorecard (BSC) e serve como guia para a empresa alcançar seus objetivos. Afinal, é por ele que são descritos a missão e as metas da organização, bem como identificadas as áreas-chave de foco e interseções. Assim, comece definindo a missão e a visão da sua empresa: qual o seu propósito fundamental? O que você deseja alcançar a longo prazo? Estabeleça objetivos estratégicos ambiciosos, porém alcançáveis, que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizados (metas SMART). Em seguida, traduza esses objetivos em iniciativas, determinando quais ações serão necessárias para alcançar cada objetivo. Depois, identifique os pontos de interseção entre as diferentes áreas da empresa refletindo sobre como os departamentos podem colaborar para o sucesso mútuo. Ao final, certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes dos objetivos e do papel que cada um desempenha. Esse alinhamento é fundamental para orientar as estratégias internas e avaliar o progresso da marca como um todo ao longo do tempo, já que objetivos bem definidos fornecem um ponto de referência tangível para medir o sucesso

e ajustar as estratégias conforme necessário.

2. Escolha os melhores indicadores-chave para o seu negócio

Os KPIs são as métricas que permitem medir o progresso em direção aos objetivos estratégicos. Por isso, a escolha certa de cada um deles é essencial para monitorar o progresso dessas metas, auxiliando a empresa a identificar tendências, avaliar o desempenho atual e fazer ajustes quando necessário. Eles devem fornecer informações valiosas sobre o desempenho da empresa em diferentes áreas, ser específicos, mensuráveis, relevantes e oportunos, além de facilmente coletados e compreendidos. Defina metas claras e desafiadoras para cada KPI, como marcos a serem atingidos na jornada. E lembre-se: o BSC é um processo dinâmico, por isso, revise e ajuste os KPIs periodicamente. Para ter uma visão ainda mais completa do desempenho do Balanced Scorecard, combine dados concretos com feedbacks e avaliações qualitativas.

3. Alinhe tudo com os funcionários e unidades da organização

Embora cada departamento possa ter suas próprias rotinas e abordagens, é importantíssimo que todos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da sua empresa. E os líderes de equipe têm papel fundamental em garantir que os colaboradores compreendam as metas e tenham os recursos necessários para alcançá-las. Oferecer treinamento e suporte e criar um sistema de recompensas e reconhecimento são exemplos de como reconhecer as conquistas individuais e coletivas para incentivar o alto desempenho, manter a motivação e instigar o comprometimento da equipe para com a organização.

4. Relacione cada ação interna e externa com os objetivos estratégicos

Cada ação, seja interna ou externa, deve estar alinhada com as metas definidas naquele mapa estratégico que mencionamos anteriormente. Investir em um sistema de gestão, por exemplo, pode melhorar a eficiência dos processos internos, contribuindo para o alcance dos objetivos relacionados à qualidade e produtividade. E se uma ação não estiver alinhada com eles, elimine-a ou modifique-a para que o Balanced Scorecard se torne mais eficaz!

5. Implemente melhorias e teste as estratégias com frequência

Como podemos perceber, o Balanced Scorecard é uma metodologia dinâmica que requer adaptação contínua às mudanças no ambiente de negócios. Tendo essa visão, fica simples compreender que à medida que a empresa executa suas estratégias, é essencial ser flexível e adaptável às tendências do mercado, monitorando o ambiente externo e interno da empresa e fazendo ajustes quando necessário. A realização de revisões periódicas e o feedback dos colaboradores, por exemplo, também são fundamentais para garantir que as estratégias permaneçam relevantes e eficazes ao longo do tempo. Chegamos ao fim de mais um conteúdo criado exclusivamente para te ajudar a aumentar a performance da sua empresa. O BSC faz parte das estratégias mais rentáveis para alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo, e temos certeza que seguindo todos os insights que trouxemos hoje, você chegará em um patamar nunca antes alcançado. E lembre-se: O Balanced Scorecard é uma ferramenta poderosa, mas o verdadeiro sucesso depende do seu compromisso, da sua equipe e da sua capacidade de se adaptar e aprender com a jornada!

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