Em qualquer área de atuação, ter uma boa rede de contatos é bem importante, afinal, quanto mais pessoas conhecemos, mais parcerias e colaboração vamos encontrar. O termo utilizado para esse conceito é — networking —, uma ferramenta que todos devemos ter, mas que necessitamos saber como utilizar com sabedoria.

Com isso em mente, a Serasa Experian trouxe alguns tópicos para você entender que é, como funciona, para que serve, qual a importância de um bom networking na vida profissional e muito mais!

Networking: o que é?

De maneira geral, o networking é a troca mútua de contatos e informações entre as pessoas, ou seja, uma rede com possibilidades de parcerias, colaborações e indicações. Isto é, trata-se de um conceito que visa a construção de uma rede de contatos, geralmente definida no seu ramo de atuação.

Para que serve o networking?

Essa rede de contatos serve para fomentar a troca de ideias, oferecer e receber indicações, assim como novas propostas profissionais. Ela pode estar voltada para diversas áreas, como: carreira, negócios e relacionamentos interpessoais, — podendo te ajudar em diversos aspectos como:

  • Informações relevantes;
  • desenvolvimento da própria carreira;
  • aumentar sua visibilidade profissional;
  • aprofundar suas relações;
  • tornar sua empresa mais conhecida;
  • possibilitar novas oportunidades de emprego e/ou negócios;
  • aumentar suas chances de vendas.

Além disso, networking deve ser uma via de mão dupla, ou seja, você não pode apenas solicitar aos outros indicações e afins, é preciso ser parceiro e ajudar também.

 

Por que o networking é tão importante?

Trata-se da forma mais básica de propagação da ideia: "quem não é visto, não é lembrado", ou seja, ele serve especificamente para você aumentar a sua possibilidade de relações produtivas com outras pessoas, ganhar notoriedade sobre o seu nicho e ter um perfil de profissional reconhecido.

Assim, com um bom networking, você consegue mais chances de um novo emprego, um novo negócio ou uma nova parceria. Mas, para que seja eficaz, é necessário que você defina alguns passos, que citaremos mais abaixo.

Quais os benefícios do networking para a carreira?

Ao aumentar sua rede de contatos, você terá diversos benefícios, os quais podem mudar dependendo da sua prioridade.

Benefícios para sua carreira

Se você está fazendo networking visando a melhoria na sua carreira, você vai notar fatos como:

  • oportunidades de crescimento;
  • mais acessos de vagas de trabalhos;
  • maior interação com pessoas do mesmo interesse;
  • mais suporte para possíveis dúvidas;
  • maior destaque na sua atuação;
  • mais visibilidade entre os recrutadores;
  • facilidade para construir uma reputação melhor.

Benefícios para o seu negócio

Já se você está mais focado na realização de um networking para os negócios, você terá mais facilidade para conseguir:

  • mais chances de crescimento da marca;
  • acesso a oportunidades de mais negócios, parcerias e clientes;
  • encontrar melhores fornecedores;
  • facilidade na área de recrutamento de profissionais;
  • manter-se informado sobre outras empresas e saber como lidar com a competitividade do mercado.

Como fazer networking?

Para deixar sua rede de contatos ampla e funcional, você deve verificar a relevância das suas ações para as pessoas e enxergar também como elas podem fazer a diferença para você. Assim, identifique quais colegas, amigos, conhecidos e familiares podem agregar e se juntar à sua rede.

A melhor maneira de fortalecer o seu networking, é manter-se ativo nas redes sociais, principalmente na plataforma LinkedIn, a maior rede profissional para fazer contatos para parcerias e contratações. Ficou interessado em melhorar o seu perfil no LinkedIn? Confira o que é e o que colocar na categoria “sobre você”!

Também é bem pertinente seguir algumas etapas para crescer ainda mais:

1. Fique próximo aos seus contatos e mantenha a frequência

Independentemente se sua rede é mais focada na sua carreira ou nos negócios, sempre se mantenha ativo, faça postagens relevantes, envie mensagens, e-mails ou até mesmo faça ligações. Isso fará com que você fique próximo aos seus contatos e, quando necessitar de alguma ajuda ou algo relacionado, eles não sentirão que você está os procurando apenas para favores.

Desse modo, não converse apenas quando necessitar de algum auxílio, mas para mostrar novidades que podem ser interessantes para uma pessoa ou empresa, por exemplo.

2. Faça sempre perguntas que vão te acrescentar

Como sabemos, uma rede de networking pode ser usada para solicitar a ajuda de pessoas, principalmente para as que possuem mais experiências. Desse modo, quando for fazer perguntas, tenha em mente fazer perguntas claras e diretas, — não tenha receio de pedir, afinal, ele também pode precisar de você no futuro.

3. Deixe sua rede de networking sempre informada

Ter uma rede vai te deixar informado sobre diversos assuntos, faça o mesmo. Busque sempre que possível repassar atualizações sobre a sua área, principalmente quando for algo que julgar ser útil para uma parcela de pessoas.

4. Participe de eventos

Essa é uma ótima forma de fazer seu networking, então, sempre que conseguir busque participar dos eventos, — isso fará com que sua rede aumente.

Além disso, vá aos eventos propostos por seus contatos, além de fazer uma proximidade, há a possibilidade de conhecer pessoas relevantes e, consequentemente, aumentar a sua rede!

 

Portanto, pensar em ter um bom networking é também pensar no seu futuro. Isso possibilitará muito mais acontecimentos em sua vida. Afinal, você vai ampliar seu âmbito profissional e ter mais chances de se estabelecer em melhores posições no mercado.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para mais dicas sobre como aumentar sua rede de contatos e melhorar a sua carreira, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!