A roupa para entrevista de emprego não deve chamar muita atenção ou destoar da cultura organizacional da empresa. Ambientes informais não exigem terno e gravata, sendo até bem-vindo um look para entrevista de emprego com calça jeans e tênis. Formal ou informal, os cuidados com a limpeza das roupas e asseio pessoal se aplicam em todos os casos.

O mercado de trabalho mudou e muito nos últimos anos, como mostra a reportagem da Agência Brasil. Se antes a formalidade era predominante, o crescimento de empresas de tecnologia e a reflexão sobre cultura organizacional flexibilizou alguns padrões e comportamentos.

E essas mudanças chegaram também aos processos seletivos. Se você se candidatou recentemente para alguma vaga, pode ter percebido que a linguagem e abordagem de muitas empresas na área de recrutamento ficou menos formal.

É claro que alguns ambientes de trabalho seguem com procedimentos mais tradicionais, em sintonia com o seu mercado de atuação. É o caso de setores como advocacia.

Roupa para entrevista de emprego ainda é importante?

Essa mudança permite que a persona das empresas fique mais nítida para o candidato à vaga ao invés de enquadrar todo o ambiente profissional como um lugar de formalidades. Por outro lado, o candidato também ganhou uma tarefa a mais: entender qual é a personalidade da empresa.

Entendendo “quem é” a empresa para a qual você está se candidatando, é possível adaptar sua forma de se comunicar - verbal e não-verbalmente. E a escolha da roupa para entrevista de emprego entra nesse segundo caso: a comunicação não-verbal.

Sim! Sua roupa vai se comunicar, passar uma mensagem ao seu entrevistador. Ela pode até não ser a última impressão que ele vai guardar de você, mas com certeza vai ser uma das primeiras impressões e isso pode contar pontos a seu favor.

Mesmo quando se trata de empresas com uma cultura organizacional mais informal, vale a pena dedicar alguns minutos para escolher a vestimenta.

Dicas para escolher roupa para entrevista de emprego: 2022

Ainda que o estilo de cada empresa varie e interfira no tipo de roupa mais adequado para a entrevista, existem algumas regras que são consideradas boas-práticas, não importa se o processo seletivo é para uma organização mais formal ou informal.

Listamos abaixo algumas dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego.

1. Pesquise sobre a empresa

Se a cultura organizacional influencia na forma como o processo seletivo é conduzido, a primeira dica não poderia deixar de ser: estudar sobre a empresa. Saber qual é o “estilo” do ambiente de trabalho facilita imaginar com quem você vai conversar na hora da entrevista.

Assim, você pode adaptar o look de forma que ele converse com o time de recrutamento, não destoando. Um bom exercício é criar na sua cabeça como os trabalhadores da empresa costumam se vestir e tentar escolher sua roupa com base nessa imagem.

Por exemplo, em uma startup, dificilmente vamos encontrar pessoas com roupas formais. Pelo contrário, é bem comum que esses locais adotem a política de “no dress code”. Ou seja: sem códigos/regras de vestimenta. Calças jeans, tênis, camisetas ou camisas de botão se adequam mais ao ambiente.

Já em um escritório de advocacia, a roupa para entrevista de emprego de secretária ou mesmo no setor administrativo pode ser uma calça social masculina ou feminina, camisa de botões, blazer e até gravata.

2. Fuja de itens chamativos

Falamos ali no início que a roupa é importante e que deixa uma impressão inicial. Porém, ela não deve competir pela atenção do entrevistador. O foco é ser lembrado pelo que você tem a oferecer para a empresa e não pelo seu estilo pessoal.

Por isso, evite ao máximo qualquer item muito chamativo ou que possa distrair o seu entrevistador. Isso inclui acessórios que façam muito barulho, cores cítricas e vibrantes, estampas, camisetas com frases, decotes, roupas sujas ou amassadas, comprimentos curtos, personagens infantis etc.

3. Prefira cores neutras

Falando em cores e peças chamativas, prefira sempre cores neutras como branco, preto e cinza. Tonalidades claras também são mais recomendadas como azul claro. Quer seguir a moda do azul-marinho? Ela também é uma boa pedida, especialmente para camisas e calças jeans.

4. Cuide da higiene das roupas e pessoal

De nada adianta caprichar na escolha das roupas, mas não se preocupar se elas estão limpas e passadas. Certifique-se de que elas não estão manchadas de sujeira, com cheiro estranho ou visivelmente rasgadas. O mesmo vale para os calçados.

A higiene como um todo deve ser revisada antes de sair para a entrevista de emprego. Por isso, ajeite o cabelo, cuide do hálito e tente passar uma imagem clean do look e dos seus cuidados pessoais.

5. Vista-se com roupas confortáveis

É muito importante que você se sinta o mais confortável possível durante a entrevista. E a roupa pode te ajudar nesse momento. Sabemos que terno e gravata não são os itens mais cômodos de um guarda-roupa, mas, dentro do possível, tente escolher peças com tecidos que não sejam ásperos ou pegajosos.

Roupas muito apertadas também podem dar uma sensação de sufocamento. Tente usar itens que te tragam conforto, boas sensações e confiança durante a conversa com o time de recrutamento.

Roupa para entrevista de emprego online

A entrevista vai ser pela internet? Ainda assim, vale a pena dedicar alguns minutos para escolher a roupa (nem que seja só a parte de cima). Nesse caso, camisas de botão ou camisetas já dão conta do recado. Evite moletons e, claro, pijamas! Lembre-se também de arrumar o cabelo.

Uma dica extra é arrumar o ambiente da sua videoconferência. Ele também vai compor o visual da sua entrevista.

Pode ir de calça jeans para uma entrevista de emprego?

Com tantas mudanças no mercado de trabalho, muito candidato ainda fica em dúvida se pode usar calça jeans em uma entrevista de emprego. E, sim, a peça não só está liberada, como é uma das mais escolhidas para a ocasião.

Novamente, vale lembrar da importância de pesquisar a empresa para adequar a sua roupa. Porém, a calça jeans pode sim deixar um look mais formal se combinada com uma parte de cima adequada. Por exemplo, junto de uma camisa de botão e blazer, ela já passa uma impressão mais formal.

Então, não deixe de considerar um look para entrevista de emprego com calça jeans! Caso fique em dúvida se ele está muito informal, equilibre com um sapato, camiseta polo ou camisa mais social.

Que roupa não usar na entrevista de emprego?

Algumas peças de roupas ou acessórios podem combinar com certos processos seletivos e destoar de outros. Especialmente peças que marcam seu estilo pessoal. Isso não quer dizer que, caso passe na seleção, você terá que abrir mão da sua personalidade visual para trabalhar naquela empresa.

Mas, nesse caso, se estiver em dúvida, adote a ideia de que menos é mais. Opte sempre por um visual mais neutro, clean. Lembre-se de que sua roupa não deve chamar mais atenção do que as suas respostas durante a entrevista.

Pensando nisso e considerando que cada processo vai ter as suas particularidades, listamos alguns itens que devem ser evitados na hora de escolher roupa para entrevista de emprego.

Bonés e chapéus

Você quer ser visto durante a sua conversa com o time de recrutamento. Por isso, não é indicado usar boné na entrevista de emprego. O mesmo vale para os chapéus. Se chegar ao local com algum desses itens, lembre-se de retirá-lo antes de se apresentar ou entrar na sala.

Roupas sensuais

Evite roupas que você consideraria mais sensuais. Elas não cabem em um ambiente de entrevista de emprego. Itens mais curtos, como “croppeds”, podem ficar de fora do look. Se preferir usar saias ou vestidos, opte por comprimentos midis ou abaixo do joelho. Peças com transparências também não são indicadas.

Decotes

Seguindo a mesma linha, evite ao máximo decotes muito baixos. Escolha blusas de gola mais fechadas ou na altura da clavícula. Se for usar camisa, lembre-se de fechar os botões, podendo deixar o primeiro ou o segundo desabotoados.

Chinelos

O processo seletivo realmente ficou menos formal nos últimos anos, mas o uso do chinelo ainda é uma prática informal demais para esse momento. Apesar disso, algumas empresas não veem com maus olhos e já liberaram que seus funcionários coloquem chinelos e outros calçados abertos.

Porém, vamos deixar esse item para quando você passar no processo seletivo, combinado? Até lá, faça suas entrevistas com calçados menos informais. Tênis, sapatilhas, sandálias e sapatos sociais seguem sendo a melhor escolha.

Maquiagem forte

Gosta de usar maquiagem? Ela está liberada na entrevista de emprego, porém não aquela que você usaria para ir em uma festa a noite. Evite cores fortes e brilhos. Opte por um visual mais clean e natural. Lembrando que a maquiagem não é um item obrigatório, mas que você não precisa deixar de usar caso se sinta melhor com ela.

Perfume forte

Um item que não é visual, mas que muita gente usa quando está se arrumando é o perfume. Nas entrevistas de emprego, ele também não pode chamar mais atenção do que as suas respostas.

Considere que algumas pessoas são sensíveis a cheiros mais fortes. Evite perfumes doces, muito cítricos e amadeirados. Está em dúvida? Então, opte por deixar esse item de fora.

Óculos escuros

Por fim, deixe na bolsa ou em casa seus óculos escuros. Você não vai precisar deles durante a entrevista de emprego. Lembre-se de que o contato visual é muito importante na hora de transmitir ideias, para passar uma confiança e criar uma conexão com o seu interlocutor. Use o poder do seu olhar na hora de se expressar!

Conclusão

E aí, já conseguiu pensar no seu look para entrevista de emprego? Se ainda não faz ideia de como se vestir para essa etapa do processo seletivo, recomendamos começar pesquisando um pouco sobre a empresa. Vale entrar nas redes sociais corporativas e buscar fotos e vídeos das equipes e ambiente de trabalho.

Com base nessa pesquisa, você já vai conseguir imaginar como as pessoas do time de recrutamento provavelmente vão estar vestidas. Tente escolher roupas dentro do mesmo estilo e que combine com a cultura organizacional da empresa.

Para vagas em ambientes de trabalho mais descontraídos, opte por roupas informais como calças jeans, camisetas de cores neutras e tênis. Para vagas em ambientes de trabalho mais tradicionais, opte por calças sociais, camisas de botão e sapatos sociais.

Em qualquer das situações, evite itens chamativos. Você não quer que o entrevistador desvie o foco das suas respostas para a sua roupa. Brilhos, cores fortes, decotes, peças curtas, estampas, frases, bonés, chapéus, perfume e maquiagem forte podem ficar em casa.

A roupa para entrevista de emprego segue sendo importante no processo seletivo, assim como cuidados com a apresentação pessoal. Isso inclui a limpeza das peças e a higiene pessoal. Escolha seu look, tome aquele banho, passe suas roupas e boa sorte na sua entrevista de emprego!