Destacar-se dos demais candidatos a uma vaga de emprego é extremamente necessário para ser lembrado pelos recrutadores. Isso pode ser feito de diferentes formas, mas o que mais atrai os profissionais é a experiência de trabalho da pessoa, incluindo o trabalho voluntário, uma atividade social que pode enriquecer o currículo de qualquer um.

Apesar disso, muitos candidatos ainda possuem dúvidas sobre como colocar trabalho voluntário no currículo. Para te ajudar com isso, a Serasa Experian preparou esse conteúdo completo para você. Role a página e veja todas as informações!

O que é o trabalho voluntário?

Antes de te ensinarmos a informar essa experiência no currículo, é importante entender o conceito e o funcionamento dessa atividade. O trabalho voluntário refere-se às diversas ações direcionadas para auxiliar uma causa específica, sem buscar lucros financeiros.

Isto é, todas as pessoas que participam das ações querem ajudar alguma causa sem receber remuneração pelo trabalho prestado. No geral, as atividades realizadas podem ser diversas e a favor de causas, como saúde pública, educação, preservação ambiental, religiosa, igualdade e diversidade, liderança feminina e muito mais.

Para simplificar, o trabalho voluntário é um conjunto de ações que visam ajudar o mundo a melhorar de alguma forma sem que os trabalhadores recebam uma remuneração, visto que eles estão sendo solidários e se candidataram a realizar essas atividades por conta própria.

Como o serviço voluntário pode ajudar na sua carreira?

O voluntariado pode trazer muitos benefícios para a vida pessoal e profissional de uma pessoa. Primeiramente, durante a universidade e em cursos, muitas vezes, não é possível colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos.

É nesse momento que o serviço voluntário entra em prática! Afinal, existem muitas oportunidades de se voluntariar para a área relacionada com os seus estudos, assim, você consegue colocar os conhecimentos teóricos na prática.

Outro aspecto muito relevante para a carreira dos profissionais é que o voluntário ajuda a otimizar os conhecimentos que você já possui e abre portas para desenvolver novas habilidades. Legal, não é? Além das capacidades técnicas, esse tipo de trabalho contribui para o desenvolvimento pessoal do profissional, melhorando suas capacidades de liderança e comunicação.

Ao se envolver em atividades voluntárias, você entra em contato com pessoas que compartilham interesses semelhantes. Esse networking pode levar a conexões valiosas em sua área profissional, proporcionando oportunidades futuras de emprego, colaboração e desenvolvimento pessoal.

Ah, também vale ressaltar que muitas empresas valorizam funcionários que são ativos em suas comunidades e têm um senso de responsabilidade social. O voluntariado pode ser visto como uma expressão prática desse comprometimento com a cidadania corporativa, tornando-se um fator de diferenciação em seu currículo.

Como adicionar trabalho voluntário no currículo? Passo a passo

Uma vez que o trabalho voluntário é tão benéfico para o desenvolvimento profissional de um candidato, é claro que essa atividade deve constar no currículo da pessoa — principalmente se ela for recém-formada ou está procurando seu primeiro emprego formal.

Apesar disso, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como fazer um currículo e como colocar a experiência de um trabalho voluntário nele. Veja um passo a passo rápido de como incluir o voluntariado nesse documento:

1. Formatação e estrutura das informações

Primeiramente, o seu currículo precisa ser bem organizado e com as informações legíveis, por isso, crie uma seção específica para destacar seu trabalho voluntário. Essa área pode ser intitulada “Experiência Voluntária” ou algo do tipo.

Lembre-se de incluir todas as informações básicas sobre sua experiência, como o nome da organização, a localização e o período em que você esteve envolvido nas atividades.

Por último, faça uma lista e inclua todas as habilidades adquiridas nesse período e quais foram suas responsabilidades durante o trabalho voluntário.

2. Descrição das atividades

Durante a descrição das responsabilidades e das habilidades para currículo que você adquiriu, seja claro sobre os resultados do seu trabalho voluntário e o impacto que teve na comunidade ou na organização. Afinal, você precisa destacar como o seu envolvimento no projeto resultou em ações positivas para a comunidade.

Além disso, ao escrever, utilize verbos de ação fortes para descrever suas realizações. Por exemplo, em vez de dizer “ajudei na organização de eventos”, você pode dizer “coordenei com sucesso a logística de três eventos com mais de 200 participantes cada”.

A descrição do seu trabalho voluntário também deve ser personalizada para se alinhar com os requisitos e as habilidades necessárias para a posição que você está se candidatando. Isto é, destaque experiências relevantes para o trabalho específico.

Durante toda a elaboração da seção de trabalhos voluntários, certifique-se de ser honesto sobre o caráter voluntário do trabalho e evite exagerar suas contribuições. A transparência é fundamental!

Exemplos de trabalho voluntário no currículo

Coordenador de Eventos Voluntários

Cruz Vermelha, São Paulo–SP, janeiro de 2021 – dezembro de 2022.

  • Coordenar e supervisionar eventos de arrecadação de fundos, incluindo campanhas de doação de sangue e angariação de recursos;
  • Gerenciar equipes de voluntários, fornecendo treinamento e orientação para garantir o sucesso dos eventos;
  • Aumentar a participação em 20% em comparação com o ano anterior, resultando em fundos adicionais para iniciativas de socorro.

Mentor de Jovens em Risco

Projeto Novo Horizonte, São Paulo–SP, maio de 2023 – presente.

  • Orientar jovens em situação de risco, oferecendo suporte emocional, aconselhamento e auxílio na definição de metas educacionais e profissionais;
  • Desenvolver e implementar programas de tutoria que resultaram em um aumento de 15% na taxa de conclusão do ensino médio pelos participantes.

Você sabe como colocar idiomas no currículo? A Serasa Experian te explica! Acesse o site e veja as dicas que preparamos.

Vantagens de fazer um trabalho voluntário

Independentemente do tempo que você dedica, o trabalho voluntário pode ser uma experiência enriquecedora e gratificante para a vida pessoal e profissional das pessoas. Os benefícios dessas atividades podem variar conforme a pessoa, mas, no geral, os voluntários relatam um impacto positivo significativo em suas vidas. Veja as principais vantagens:

Consciência social

O trabalho voluntário é uma maneira eficaz de se conectar com a comunidade local, entender suas necessidades e contribuir para a construção de um ambiente mais solidário. Com esse tipo de atividade, as pessoas podem compreender o impacto positivo que podem causar no mundo.

Também vale ressaltar que contribuir para causas significativas pode aumentar sua autoestima. Saber que você está fazendo a diferença no mundo ou na vida de alguém pode ter um impacto positivo em sua visão pessoal e autovalorização.

Espírito de liderança

Muitos projetos voluntários oferecem oportunidades para assumir diversos tipos de liderança. Isso pode envolver liderar equipes de voluntários, coordenar eventos ou gerenciar projetos específicos. Situações imprevistas podem surgir em qualquer projeto, e líderes eficazes são hábeis em resolver problemas.

Ao se envolver ativamente em projetos voluntários, você não apenas contribui para a comunidade, mas também fortalece suas habilidades de liderança, adquirindo experiências valiosas que podem ser aplicadas em diversos contextos, incluindo o ambiente profissional.

Aumenta a rede de relacionamento

Outro grande benefício do trabalho voluntário é a construção de uma rede de relacionamento rica e completa! Participar de atividades voluntárias pode expandir sua rede de contatos, proporcionando oportunidades de networking. Além disso, algumas organizações que realizam ações do tipo podem se tornar ótimas referências para futuros empregadores.

Além de networking profissional, o trabalho voluntário também proporciona a oportunidade de fazer novos amigos e construir relações sociais positivas. Para muitas pessoas, especialmente em situações de vida isoladas, essa atividade é uma maneira de se conectar com os outros, reduzindo o isolamento social.

Procurando um emprego? Conheça a Serasa Experian!

A Serasa Experian é a primeira DataTech do Brasil, também sendo considerada a maior da América Latina! Nós valorizamos a tecnologia, a inovação e a diversidade, além de trabalharmos em diversas especialidades — assim, você pode trabalhar com o que mais ama.

Nos esforçamos para ser uma das melhores empresas para se trabalhar no país, com isso, conseguimos algumas certificações que reconhecem os resultados alcançados, como o certificado Great Place To Work pelo 3º ano consecutivo e o Prêmio Valor Inovação. A novidade é que estamos com vagas abertas!

Já pensou em trabalhar em uma empresa como essa? Aqui está a sua oportunidade! Conheça as vagas disponíveis e cadastre o seu currículo agora mesmo.

Esperamos que as informações tenham sido úteis para você. Aqui em nosso blog, você encontra diversos conteúdos úteis sobre como montar um currículo, habilidades para se destacar no mercado de trabalho e muito mais. Fique por dentro!