A liderança feminina luta por seus direitos há décadas, assim como as mulheres, de modo geral, lutam por mais igualdade entre homens e mulheres, — além da constante busca por respeito quando consideramos um contexto que envolve uma líder mulher.

É um ponto que vem se consolidando lentamente, mas ainda vemos e vivemos em uma sociedade extremamente machista, onde apenas o homem tem poder de falar e detém a verdade, enquanto a mulher, boa parte das vezes, é deixada de lado nas tomadas de decisões.

Esse é um lado da situação, do outro, temos organizações que procuram e investem em mulheres, principalmente para cargos de gestão, já que elas contam com pontos fortes como a flexibilização, colaboração e alto desempenho.

Para entender mais sobre como é e está a liderança no meio corporativo, continue aqui no Serasa Experian e aproveite a leitura!

Quais características marcantes de uma liderança feminina?

Uma liderança feminina é mais produtiva e eficaz do que muitos podem imaginar. Pensando nisso, separamos as 5 principais características encontradas quando uma mulher assume um cargo de liderança. Confira:

1. Maior cooperação

Elas sabem lidar muito bem com muitas atividades, assim como sabem delegar corretamente as tarefas aos liderados, sempre os auxiliando e gerando uma abertura maior entre a equipe, promovendo crescimento e possibilitando novas perspectivas sobre um tema que está sendo trabalhado, aumentando ainda mais as chances de sucesso no projeto.

Essa abertura entre as partes também oferece um crescimento maior para a líder, visto que ela consegue absorver o conhecimento do outro. Além disso, todo o time se sente mais confortável com essa troca, deixando o canal de comunicação mais aberto.

2. Alto nível de empatia

Elas conseguem se colocar no lugar do outro com mais facilidade, buscando entender e compreender o que a pessoa está sentindo e passando, percebendo a dor da pessoa e pensando como pode ajudá-la. Assim, os liderados sentem-se apoiados e investem mais energia em prol da equipe.

3. Flexibilização quando necessário

As mulheres têm a necessidade e buscam alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, assim, elas conseguem compreender quando um liderado precisa ter uma flexibilização maior, como resolver uma tarefa durante o dia, sair mais cedo, entre outros aspectos semelhantes.

Além disso, tem um olhar mais profundo para respostas alternativas, ou seja, conseguem propor outras soluções e resolver problemas com uma perspectiva diferente.

4. Relacionamento interpessoal elevado

Por terem a empatia aguçada, conseguem ouvir mais e praticam a comunicação não-violenta. Dessa forma, conseguem construir um relacionamento com a outra pessoa rapidamente, ganhando a confiança. Além disso, uma líder consegue ter mais desenvoltura ao negociar, garantindo uma vantagem competitiva.

5. Clima organizacional leve e amistoso

Por ter uma cooperação, empatia e flexibilização no ambiente de trabalho, consequentemente, a sua liderança promoverá mais conexões entre as pessoas, assim, a equipe consegue se entender melhor, fazer amizades e criar laços mais profundos.

Fora que essa abertura também possibilita mais feedbacks, seja entre líder e liderado, como também ao contrário, no qual ele tem em vista mostrar como está o trabalho nela, do que está acertando e no que pode melhorar, sendo um passo positivo para ambos.

Motivação no trabalho e a importância para um bom desempenho.

Quais são os desafios para a liderança feminina no mundo corporativo?

Os principais desafios de uma mulher líder são as críticas sem fundamento, por puro achismo e machismo, impondo-a a um papel que não corresponde com o seu perfil, como um cargo de alta liderança.

Por mais que sejam aceitas em alguns cargos, os quais são denominadas "funções para mulheres", o principal desafio encontrado é o preconceito, que considera figura feminina como inferior ou insuficiente para assumir um cargo, principalmente os ocupados majoritariamente por homens.

Outro ponto muito visto é que alguns liderados, homens, não aceitam serem liderados por mulheres, assim, questionam, desrespeitam e desautorizam qualquer ação que elas tentam conduzir, desqualificando o papel a que ela foi incumbida.

Também podem ocorrer problemas de autossabotagem, em que algumas líderes, com o intuito de dar o seu melhor, acabam assumindo mais funções do que deveriam, mesmo tendo a possibilidade de delegar para outros colaboradores. Isso faz com que não consigam fazer tudo o que é proposto, criando um sentindo de incapacidade em que acreditam não pertencer ao cargo.

Leia também: Autoconhecimento e sua importância para a vida pessoal e profissional.

Qual é a importância da liderança feminina?

Ter mais mulheres em posições de liderança é um passo rumo ao equilíbrio entre homens e mulheres no mercado de trabalho, promovendo mais igualdade de gênero.

Esse é um caminho para combater o preconceito, ter mais justiça social e melhorar a distribuição de renda, equiparando os salários entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo em uma instituição.

Portanto, apesar da liderança feminina ainda sofrer muito preconceito, com a promoção de mais debates, a tendência é vermos uma melhora com o tempo. A mulher tem muito o que acrescentar e conta com várias características ímpares, promovendo um local de trabalho muito mais diversidade, respeito aos pontos de vistas, sempre contribuindo positivamente com a organização.

Para se inspirar conheça: Donas da Tech Toda

O programa Donas da Tech Toda, um mesacast que recebe profissionais da área de tecnologia para discutir sobre carreira, tendências e desafios, oferecendo dicas para quem deseja se destacar na área.

Assista ao primeiro episódio com a participação da Ingrid Sukys, Diretora de T.I. na Serasa Experian que debateu sobre os dilemas das mulheres ao trabalharem com tecnologia e, principalmente, sobre os principais desafios e benefícios da equipe de TI trabalhar direto com o negócio.

Para entender mais sobre lideranças e como mulheres lidam no mercado de trabalho, continue a seguir o blog da Serasa Experian e fique por dentro desses temas.

Ah, e não deixe de conferir nosso post sobre mulheres na tecnologia: como está o cenário atual. Até logo!