Pedir demissão ou resolver desligar um funcionário de uma empresa é um momento delicado para ambas as partes, ainda mais quando o objetivo da pessoa colaboradora é estabelecer uma organização no trabalho. Nesse sentido, a carta de demissão surge como um meio formal de comunicar à empresa seu desligamento, uma vez que a carta é um documento obrigatório.
Escrever uma carta de demissão que seja objetiva e clara, sem deixar de lado a cordialidade e empatia, pode ser a dúvida de muitas pessoas. Explicitar como o aviso prévio vai funcionar e outras incertezas também são desafios comuns; porém, com alguns direcionamentos simples, qualquer pessoa conseguirá estruturar uma carta coesa e com boas práticas profissionais.
Neste post exclusivo da Serasa Experian, você vai aprender como fazer uma carta de demissão e sanará algumas dúvidas comuns sobre esse requisito. Continue lendo nosso blog e obtenha o conhecimento necessário para escrever esse documento indispensável no mundo profissional. Confira:
Neste conteúdo você vai ver
- O que é uma carta de demissão?
- Qual é a melhor maneira de solicitar a demissão?
- Como fazer uma carta de demissão?
- A carta de demissão é obrigatória?
- Modelos de carta de demissão
- O que ocorre após entregar a carta de demissão?
- Quais são os meus direitos ao pedir demissão?
- Serasa Experian: trabalhe na primeira e maior Datatech do país!
O que é uma carta de demissão?
Para registrar de maneira oficial o seu desligamento da empresa e cumprir as exigências da legislação trabalhista, a pessoa colaboradora deve escrever uma carta de demissão formal para comunicar à empresa em que trabalha. Tomar essa atitude é um dos passos mais importantes no momento de pedir demissão, o que também contribui para o seu perfil profissional responsável.
A carta de demissão tem o objetivo de conscientizar ambas as partes acerca da decisão por parte do funcionário e para que os dois possam passar pelo processo trabalhista sem eventos indesejados. Não só para formalizar, mas a carta também tem fins administrativos, como o cálculo de todas as verbas rescisórias e para o adiantamento dos documentos que serão solicitados à pessoa colaboradora.
É muito importante lembrar que escrever a carta de demissão é obrigatório, independentemente do motivo. Assim, elaborar uma carta coesa, objetiva e respeitosa demonstra profissionalismo e responsabilidade por parte da pessoa trabalhadora, além de apaziguar o encerramento do contrato de trabalho.
Qual é a melhor maneira de solicitar a demissão?
Planejamento e cuidado devem ser levados em consideração na hora de pedir demissão em qualquer empresa. Mesmo que o motivo de desligamento seja por uma oportunidade em uma vaga melhor ou qualquer outro motivo, agir com profissionalismo é a chave para assegurar que o processo de demissão seja saudável e tranquilo para ambos os lados.
Primeiramente, comunique sua decisão ao seu líder direto; ou seja, antes de entregar a carta oficialmente, marque uma reunião particular com sua liderança para esclarecer sua decisão de se desligar da empresa. Vá direto ao ponto e use um tom respeitoso na hora de informar o veredito!
Notifique o RH após a conversa com a gestão para oficializar sua saída. Lembre-se de que o aviso prévio é uma exigência legal e deve ser considerado no momento da saída, salvo dispensa por parte da empresa e, no caso de demissão voluntária, o seguro-desemprego não é um direito da pessoa colaboradora. Siga todos esses passos e você estará pronto para iniciar sua vida profissional em outro lugar, além de manter um relacionamento saudável com sua antiga organização.
Como fazer uma carta de demissão?
Pode parecer desafiador escrever uma carta desse teor; porém, com algumas orientações simples, é possível preparar um documento profissional e com um bom resultado. Após seguir o passo a passo abaixo, você, pessoa colaboradora, vai conseguir criar um modelo de carta de demissão perfeita para a sua necessidade. Entenda agora:
- Inicie sua carta com o local e data no topo do documento;
- Enderece a carta à pessoa responsável (RH ou líder direto);
- Escreva de maneira objetiva o motivo do seu desligamento, caso seja aplicável; informe se você cumprirá o aviso prévio ou não;
- Mantenha o tom amigável em sua carta e agradeça pelo tempo que você passou na empresa;
- No momento de escrever, não exponha os motivos pessoais que o levaram a essa decisão; apenas seja claro e objetivo;
- Finalize sua carta com sua assinatura e, se necessário, seu número de registro na empresa.
A carta de demissão é obrigatória?
Sim, a carta de demissão é obrigatória porque esse é o documento que servirá como comprovação de que foi você quem decidiu se desligar da empresa, além de informar o porquê da decisão, caso, no futuro, haja disputas legais na justiça. Todos os colaboradores que decidem pedir demissão devem redigir essa carta.
Você não deve assinar um documento em que o RH esteja solicitando a sua demissão, caso você não tenha acordado antes! Atente-se a esse detalhe, pois o procedimento será prejudicial. Sempre mantenha a comunicação no trabalho.
Modelos de carta de demissão
Com o fim de atender diferentes necessidades e situações, os modelos de carta de demissão são variados e com propósitos diferentes. O ponto principal sempre será o motivo do desligamento de forma direta e pontual, como para uma demissão com ou sem aviso prévio.
A seguir, serão apresentados 6 modelos de carta de demissão para finalidades diferentes, para que você se espelhe nos exemplos e consiga criar uma carta alinhada com os requisitos formais necessários! Confira:
1. Carta de demissão sem aviso prévio
À (nome da empresa),
Prezado(a) (nome da sua liderança ou do RH),
Por meio desta carta, gostaria de informar respeitosamente minha solicitação de demissão do cargo de (nome do seu cargo atual).
Gostaria, também, de pedir a dispensa do cumprimento de aviso prévio para que o encerramento do contrato de trabalho seja de forma imediata. Essa condição é necessária porque (diga brevemente o seu motivo, como a necessidade de se desligar para tomar seu cargo em outra empresa, por exemplo).
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
2. Carta de demissão com aviso prévio
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome da sua liderança ou do RH),
Com esta carta, venho formalizar oficialmente minha solicitação de desligamento do cargo de (nome do seu cargo atual). Estarei disposto a cumprir o aviso prévio integral, que irá ocorrer de (data de início do aviso prévio) até (data do fim do término do aviso prévio).
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
3. Carta de demissão + disponibilidade de transitar sua função para outro funcionário
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome da sua liderança ou do RH),
Por meio desta carta, formalizo meu pedido de desligamento da empresa e do meu cargo de (nome do cargo). Reconheço totalmente as responsabilidades que foram atribuídas a mim; por isso, estou disposto a colaborar na transição do cargo de (nome do cargo) para outra pessoa e a ensinar todas as funções desempenhadas por mim durante o aviso prévio.
Sendo assim, irei cumprir o aviso prévio do período de (data de início do aviso prévio) até (data do fim do término do aviso prévio).
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
4. Carta de demissão completa
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome da sua liderança ou do RH),
Por intermédio desta carta, desejo formalizar minha decisão de pedir demissão do cargo de (nome do cargo) e expressar minha imensa gratidão pela jornada feita na empresa (nome da empresa). Agradeço, também, pela oportunidade oferecida de ter exercido minhas funções profissionais na (nome da empresa), tão comprometida em todos os aspectos.
Como já esclarecido anteriormente com a gestão (nome da gestão), os motivos da minha decisão estão puramente relacionados ao meu próprio crescimento no mercado de trabalho e às novas oportunidades que me foram oferecidas nos últimos meses (ou semanas).
Estou disposto(a) a cumprir o aviso prévio e passar minhas funções para outra pessoa, caso necessário. Acredito fielmente que manteremos uma relação de profissionalismo, amizade e respeito após meu desligamento, assim como sempre foi. Agradeço novamente.
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
5. Carta de demissão por comum acordo
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome da sua liderança ou do RH),
Envio esta carta com a finalidade de formalizar o meu pedido de desligamento da empresa em que ocupo o cargo de (nome do cargo). Solicito o desligamento de comum acordo, conforme estabelecido na reunião com a gestão (nome da gestão), de acordo com a nova modalidade de rescisão prevista no artigo 484-A da Consolidação das Leis do Trabalho. O motivo dessa decisão é (diga brevemente o seu motivo, como a necessidade de se desligar para tomar seu cargo em outra empresa, por exemplo).
Estou completamente ciente das implicações desse tipo de rescisão e da perda do direito ao seguro-desemprego e, inclusive, das limitações indenizatórias que serão aplicadas nesse caso. Obrigado(a).
Local e data,
Sua assinatura,
Assinatura da 1ª testemunha,
Assinatura da 2ª testemunha,
Nome completo.
6. Carta de demissão informal (apenas um exemplo, não a utilize)
À (nome da empresa),
Oi (nome da sua liderança ou do RH),
Como já falei com vocês antes, decidi escrever essa carta para dizer que estou pedindo demissão do cargo (nome do cargo). Vocês sabem que estou embarcando em um novo caminho em uma nova empresa; porém, tenham certeza de que vou ficar à disposição de vocês.
Valeu por todos os ensinamentos e aprendizados; com certeza vou usá-los no meu novo emprego. Vou cumprir o aviso prévio de (data de início do aviso prévio) até (data do fim do término do aviso prévio).
Local e data,
Assinatura,
Apenas o primeiro nome.
O que ocorre após entregar a carta de demissão?
Após a reunião com a sua gestão e a entrega da carta de demissão, seja ela qual for, é iniciado o processo formal de desligamento. Uma série de etapas administrativas será iniciada, como a solicitação de documentos e outras exigências. Entre as principais solicitações para o encerramento do vínculo empregatício, estão:
- A entrevista de desligamento para conseguir os insights sobre sua experiência na empresa e as expectativas que foram ou não atendidas;
- O salário, as férias vencidas, o 13º salário proporcional e outras verbas rescisórias serão calculadas e pagas segundo o estabelecido pela CLT;
- Encerramento do contrato de comodato e devolução dos equipamentos físicos e acessos internos da empresa;
- Se necessário e solicitado pela empresa, o colaborador será direcionado para a fase do exame demissional para investigar se há malefícios à saúde da pessoa funcionária;
- Finalmente, na última etapa do encerramento do contrato, a assinatura do desligamento será recolhida. Dessa forma, o vínculo entre a pessoa colaboradora e a empresa terá o seu fim;
- É importante frisar que, de acordo com o artigo 477 da CLT, todos os pagamentos deverão ocorrer em até 10 dias corridos após a assinatura de desligamento.
Quais são os meus direitos ao pedir demissão?
Os direitos do colaborador que decide pedir demissão não são muitos, mas, por exemplo, o cumprimento do aviso prévio é um direito indiscutível, a menos que a empresa contratante o dispense dessa obrigação. O décimo terceiro salário, as férias proporcionais e vencidas acrescidas de 1/3 e o saldo do salário integral também são direitos garantidos pela CLT.
A legislação trabalhista também exige que, durante o aviso prévio, a jornada diária da pessoa colaboradora seja reduzida em até 2 horas ou ele tenha a possibilidade de se ausentar por até 7 dias consecutivos, sem ter danos ao seu salário mensal. Caso seja um desejo do funcionário se ausentar imediatamente das funções na empresa, a perda do salário será indiscutível.
Serasa Experian: trabalhe na primeira e maior Datatech do país!
Agora que você já sabe todas as informações sobre a carta de demissão e como fazê-la, que tal se juntar à Serasa Experian para iniciar uma nova jornada no mundo dos negócios? Inicie uma nova fase na sua vida profissional e trabalhe conosco para experimentar novos desafios. Trabalhe em uma empresa que oferece soluções tecnológicas e atuais!
Não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos do nosso blog para enriquecer o seu conhecimento acerca do mundo empresarial. Nós, da Serasa Experian, pensamos em cada detalhe para impulsionar suas habilidades e impactar positivamente na vida de milhões de pessoas. Até a próxima!