Poder combinar diferentes tipos de dados e ter informações relevantes para decisões mais ágeis e precisas. Esses são alguns dos benefícios que a gestão de crédito de crédito traz para sua empresa.

Quando bem implementada, a gestão de crédito pode se tornar uma grande aliada para alavancar a concessão de crédito com redução dos riscos de inadimplência. Isso porque um dos objetivos dessa prática é gerar um conhecimento valioso para nortear estratégias e maximizar ganhos.

Para os que querem investir nessa iniciativa, o mercado oferece diversas soluções. Porém, por envolver sistemas informatizados e integrações com outras aplicações corporativas, geralmente os projetos demandam apoio dos times de tecnologia da informação (TI). Elencamos nesse post as ferramentas necessárias para implementar gestão de crédito e seus impactos em TI. Acompanhe!

Requisitos para ter gestão de crédito

A implementação da gestão de crédito envolve um conjunto de aplicações e, dependendo do projeto, demanda investimento inicial em infraestrutura de TI. Confira a seguir quais são as três principais tecnologias necessárias:

  • Plataforma de armazenamento com capacidade para clusterização (separação e categorização) de grandes volumes de dados;
  • Sistema de gerenciamento de banco de dados para registro das informações dos clientes e facilitar as pesquisas;
  • Ferramentas de análises inteligentes de dados para transformar informações em oportunidades de negócio.

    a

Leia mais:
Soluções para gestão de carteira eficiente em empresas B2B

A importância do Cadastro Positivo e da gestão de clientes no momento econômico em que vivemos
Gestão de carteira: como ofertar crédito com menos risco?

Desenvolver em casa ou contratar solução pronta?

Ao decidir investir em um sistema de gestão de carteira é importante avaliar o que vale mais a pena: fazer implementação dentro de casa ou contratar uma solução de terceiros? Veja as exigências para cada uma dessas opções:

1- Projeto dentro de casa

  • Investimento inicial na compra das tecnologias necessárias para o projeto, como softwares, por exemplo
  • Gastos com implementação
  • Demanda por equipes especializadas de TI, já que a implementação é complexa
  • Tempo médio de seis meses para conclusão do projeto
    a

2- Projeto com solução de um fornecedor

  • Custo menor, pois dispensa investimento inicial em infraestrutura dentro de casa
  • Contratação de uma plataforma pronta para uso
  • Implementação e manutenção pelo fornecedor, diminuindo o esforço das equipes de TI
  • Pagamento na modalidade de serviço com valor fixo ou de acordo com a demanda dos negócios
  • Plataforma sempre atualizada, sem preocupações com upgrade
  • Uso imediato das aplicações
    a

Plataforma em nuvem pronta para uso

Se sua empresa optar por uma plataforma de gestão de carteira, encontrará soluções sofisticadas com ofertas em nuvem.

A vantagem de contratação da tecnologia na modalidade de serviço é que não é necessário investir em infraestrutura de TI dentro de casa. As aplicações são acessadas pela internet com pagamento mensal e conforme a necessidade dos negócios.

 

Gestão de carteira com simplicidade

Uma das opções do mercado para simplificar a gestão de carteira é a solução Ascend Insights, da Serasa Experian. A tecnologia foi projetada para levar inteligência para as áreas de crédito e transformar informações em resultados para os negócios.

Essa solução conta com recursos para a gestão de carteiras com dashboards customizáveis e interativos. Permite melhores análises, além de dimensionamento do desempenho de prospects e linhas de produtos em diferentes cenários. Possibilita também entender as bases ativas e inativas para identificar as melhores oportunidades de rentabilização, redução de risco e o potencial de novos negócios. Além disso, compara a performance de suas carteiras e a distribuição demográfica dos seus negócios.

Com essas características, a gestão de carteira de crédito é uma solução para apoiar sua empresa no desenvolvimento de estratégias e políticas de crédito com mais eficiência. Sua implementação pode ter diferentes níveis de impactos na área de TI, do mais intenso, com implementação de sistemas, ao impacto mínimo, com adoção de soluções na nuvem.