No atual cenário da economia, provocado pela pandemia de COVID-19, a concessão de crédito se tornou um grande desafio. A redução da atividade econômica e as projeções de aumento do risco de inadimplência têm trazido muitas incertezas para as áreas de crédito.

Se mesmo no ambiente de negócios pré-pandemia a concessão de crédito com baixo risco era um objetivo constante, neste momento desafiador isso se torna fundamental para quem busca superar a retração econômica e iniciar uma recuperação o quanto antes.

Porém, mesmo diante das dificuldades do momento, é possível buscar meios de rentabilizar o negócio e se proteger contra ameaças. Nesse sentido, a gestão da carteira de crédito, associada a soluções que utilizam dados do Cadastro Positivo, pode ser a melhor estratégia para ofertar crédito com segurança. Entenda melhor a seguir!

O potencial da gestão de carteira de crédito no cenário COVID-19

Com as instabilidades do mercado, um caminho para buscar rentabilização e negócios seguros é olhar para a própria carteira de crédito. Naturalmente, novos clientes serão sempre bem-vindos, mas eles podem trazer também um risco elevado, embora também existam no mercado soluções eficientes para reduzir esse risco.

Leia mais:
Como simplificar a gestão de carteira no momento atual de mercado?
Como aumentar a performance de sua gestão de carteira de crédito?
Conhece o perfil de crédito de seus clientes? Saiba como isso é importante no cenário econômico da COVID-19

Entretanto, novas aquisições podem ser equilibradas com a exploração do potencial de clientes que já possuem um histórico de relacionamento com a empresa. E isso deve ser feito por meio de uma gestão de carteira inteligente, que aplique dados confiáveis, atualizados e capazes de identificar oportunidades, como é o caso dos dados do Cadastro Positivo.

Ao utilizar soluções para gestão de carteira de crédito que aplicam esses dados, é possível conhecer atributos específicos que identificam diferentes perfis dentro de uma carteira, permitindo uma visão do potencial de negócios que há nela.

Segmentação de riscos e oportunidades

Um exemplo de como esse potencial pode ser aproveitado no atual cenário é utilizando soluções que identifiquem como sua carteira foi afetada pela pandemia. Com dados do Cadastro Positivo, é possível saber níveis de endividamento, atrasos em pagamentos, grau de vulnerabilidade diante dos efeitos da retração econômica, percentual da renda comprometido, entre outros.

Ao aplicar esse conhecimento em sua base de clientes, pode-se segmentar onde estão os riscos e as oportunidades. Isso permite a antecipação de medidas protetivas contra a inadimplência, como condições mais restritas de crédito para alguns clientes, contato antecipado para renegociação de dívidas antes mesmo do atraso, ajuste de limites em cartões de crédito, entre outras ações.

Da mesma forma, ao identificar clientes que têm sido pouco impactados pelo momento atual, cria-se a possibilidade de atuar com ofertas de cross sell e upsell mais bem direcionadas, aumento no limite de crédito e ofertas mais bem customizadas dentro da faixa de risco, por exemplo.

 

Soluções digitais são mais ágeis

Agilidade é fundamental neste momento. Por isso, a gestão de carteira de crédito pode ser impulsionada adotando soluções digitais práticas e simplificadas, que tragam dados complementares que enriqueçam as informações sobre os clientes de sua base. Especialmente, se for com dados do Cadastro Positivo.

Há no mercado soluções digitais altamente customizáveis, cujo investimento é proporcional aos dados que serão efetivamente utilizados. Entre outras funcionalidades, permitem cruzar dados de sua carteira com dados do Cadastro Positivo para efetuar segmentações precisas de acordo com as necessidades do momento.

Isso quer dizer que, de maneira descomplicada, dão acesso a segmentações que identificam oportunidades – como clientes de baixo risco que foram pouco afetados pela pandemia – e alertam para riscos, como clientes que eram bons pagadores, mas têm sofrido perdas financeiras nos últimos meses, o que os põe em uma faixa de alerta. Essas soluções, no entanto, só são efetivas quando trazem informações atualizadas e adaptadas para o cenário da COVID-19.

Assim, por meio da gestão da carteira de crédito com as ferramentas adequadas para o momento, as incertezas desse desafio econômico podem ser reduzidas. De modo objetivo, podemos dizer que essa gestão de carteira oferece uma visão mais refinada do potencial de sua carteira a ser explorado e das ameaças a ser evitadas. Uma forma eficiente de atravessar as novas e urgentes adversidades.