Cada vez mais, a gestão de carteira de crédito vem ganhando importância nas estratégias das empresas que buscam aumento de competitividade e rentabilidade. Essa é uma prática que ajuda a dar segurança na tomada de decisão de crédito, obtendo menos risco de inadimplência e a possibilidade de identificar oportunidades de negócios.

Para as organizações que quiserem colocar essa iniciativa em prática, existem diversas tecnologias no mercado. Muitas são soluções que simplificam a rotina de gestão e oferecem recursos avançados sem que seja preciso investimento elevado.

Nesse blog post, explicamos quais soluções são essas. Acompanhe!

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Ferramentas necessárias para gestão de carteira

Para desenvolver uma gestão de carteira de crédito eficiente, algumas ferramentas são essenciais. As três principais são:

  1. Plataforma para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados;
  2. Sistema de gerenciamento de banco de dados;
  3. Ferramentas para análise inteligente dos dados de negócios.
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Além do investimento necessário para adquirir e implementar essas tecnologias, há ainda os esforços de integração com os sistemas da empresa e a mão de obra qualificada para operá-las.

 

Opções mais simples

Um caminho mais simples é a contratação de uma plataforma digital em nuvem. A modalidade exige menos esforço da equipe de tecnologia e é fornecida como serviço, o que permite pagamento mensal ou de acordo com o uso de dados.

Uma dessas soluções disponíveis no mercado é a plataforma Ascend Insights, da Serasa Experian. A tecnologia integra um conjunto de ferramentas para facilitar a gestão de crédito da sua empresa. Confira algumas dessas funcionalidades:

  • Gera dados para melhor entendimento sobre os clientes, apontando tendências e qualquer alteração da situação financeira deles;
  • Acompanha a evolução do risco e o desempenho das carteiras para aprimoramento da gestão de seus clientes;
  • Estuda a base de clientes ativos e inativos para identificar oportunidades de rentabilização e potencial de novos negócios;
  • Fornece visões diferenciadas da carteira de clientes e faz uma extração de bases segmentadas, melhorando sua ida ao mercado;
  • Faz pesquisas de benchmarking e avalia o desempenho da distribuição de carteira por segmento e região demográfica, entre outras características.
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Seja qual for a solução adotada, empresas B2B que iniciarem essa prática vão logo perceber seus benefícios. Por meio dela terão uma visão muito mais completa dos clientes e de como eles se segmentam, antecipando riscos e oportunidades para explorar ao máximo o potencial de rentabilização.