Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

video

Técnica de rapport: aprenda como melhorar o atendimento ao cliente

Descubra mais sobre a técnica de rapport, para que serve, como praticá-la e quais os resultados ao usá-la na experiência do cliente!

Técnica de rapport: aprenda como melhorar o atendimento ao cliente

Todo mundo gosta de se sentir acolhido e confortável em um ambiente. Isso promove o relaxamento e um sentimento de proximidade com o outro, o que é ótimo para quem trabalha com atendimento ao cliente. Investir em rapport para melhorar o atendimento ao consumidor resulta em mais tranquilidade e receptividade, criando um estado mental mais suscetível a ouvir e fechar negócios. Gostou da ideia? Então, continue acompanhando este conteúdo para entender como levar esse conceito para a sua empresa!

Afinal, o que significa rapport?

Rapport é um conceito extraído da psicologia que se baseia em criar um ambiente propício para estabelecer uma conexão entre os envolvidos. Esse ambiente envolve tanto o meio físico, com salas confortáveis e pequenos mimos, quanto a forma de se comunicar, criando empatia com o outro. Sabe aquele dia em que você está feliz e relaxado e encontra alguém pelo caminho? Automaticamente vai estar mais aberto e receptivo para o que aquela pessoa tem a dizer, não é verdade? E o contrário também acontece: se estiver na defensiva, vai ser mais difícil dar ouvidos até quando é algo do seu interesse. As técnicas baseadas no rapport são utilizadas tanto nos consultórios psicológicos quanto por equipes de vendas e atendimento ao cliente. Elas criam um clima amigável para que a troca seja realizada de forma mais orgânica e as resistências sejam eliminadas antes mesmo de iniciar o assunto principal. Afinal, independentemente do tamanho da empresa, você não pode esquecer de que tudo gira em torno das relações interpessoais.

Quais os benefícios de investir em rapport?

A decisão de compra depende de inúmeros fatores. No entanto, quando todos eles são equilibrados, a emoção costuma falar mais alto. Muitas vezes, o que faz a diferença na efetivação do negócio é a identificação e a empatia tanto com a empresa quanto com a equipe de vendas. Você já deve ter se dado conta de ter comprado algo que nem queria tanto assim apenas porque as pessoas foram gentis e você se sentiu bem naquele ambiente, certo? Então, esse é um dos motivos para começar a aplicar o rapport na sua empresa agora mesmo. Veja mais benefícios na sequência!

Humanização do atendimento

É muito bom sentir que uma empresa está realmente interessada em você e nas suas necessidades, certo? Hoje em dia, os consumidores valorizam cada vez mais a experiência de compra como um todo e não apenas o processo mecânico de pagar por algo e levar para casa. Nesse contexto, o rapport permite um atendimento mais humanizado, criando uma conexão com o consumidor como se ele fosse realmente parte daquilo.

Fidelização dos clientes

Se você faz com que o consumidor se sinta especial e acolhido pela sua empresa, a tendência é que ele queira repetir a experiência. Assim, melhorar a fidelização e a retenção de clientes são consequências naturais de um atendimento humanizado baseado em técnicas de rapport.

Member-get-member

Aqui estamos falando da conhecida propaganda boca a boca. Apesar de todas as estratégias de marketing existentes, essa ainda é a forma mais eficiente de aumentar a popularidade da sua empresa. Nesse caso, quando o consumidor se sente especial e acolhido, especialmente na solução de problemas, certamente vai comentar com amigos, que também se sentirão seguros ao fazer negócio com você. Isso reduz o custo de aquisição de clientes e aumenta seu lifetime value, ou seja, quanto de dinheiro que ele vai gastar na sua empresa ao longo da trajetória juntos.

Como aplicar o rapport na experiência do cliente?

Como é possível perceber, o rapport é uma ferramenta incrível para aumentar suas vendas, gerar engajamento e garantir a fidelidade dos clientes. No entanto, muita gente tem dúvidas sobre como aplicar na prática. Por isso, separamos algumas dicas bastante interessantes. Confira!

Treine sua equipe

O treinamento da equipe é fundamental para o rapport ser aplicado com efetividade. Afinal, não adianta um colaborador fazer a parte dele se os demais não estiverem no mesmo clima. O sentimento de empatia criado pela técnica vai além da simpatia. É uma atmosfera agradável e acolhedora que envolve todas as etapas do atendimento. Algumas atitudes bastante usadas são:

  • sorrir;
  • chamar o cliente pelo nome;
  • se colocar no lugar do cliente;
  • espelhar o ritmo da conversa e a linguagem corporal do consumidor;
  • ser paciente e ter empatia.

Use a tecnologia para conhecer seu cliente

Entender o perfil dos seus clientes e em que etapa eles estão no funil de vendas é muito importante para agir corretamente e ser mais eficiente na comunicação e na aplicação do rapport. Para isso, é conveniente usar a tecnologia a seu favor para identificar seus clientes high touch e low touch. Se você não está familiarizado com essas expressões, não precisa se desesperar. Basicamente, high touch (mais contato) é um agrupamento de estratégias usadas para que os clientes não percam sua empresa de vista durante a jornada de consumo e estejam sempre sendo lembrados sobre ela. Já o low touch (menos contato) se baseia em ajudar o consumidor a conquistar o que está buscando e proporcionar a melhor experiência possível. Para dar um exemplo fácil de visualizar, imagine que uma determinada empresa investiu pesado no marketing para que você entre no estabelecimento. Até ali, ela fez tudo o que podia para te convidar a entrar, certo? Porém, depois que decidiu dar uma chance e entrou, é desagradável quando os vendedores ficam o tempo todo oferecendo ajuda e perseguindo você pelos corredores, não é verdade? A ajuda precisa estar prontamente disponível apenas quando for solicitada e, nesse caso, ser eficaz. A ferramenta tecnológica certa vai ajudar a identificar quem é quem.

Invista na estratégia ABM

ABM (Account-Based Marketing) é uma ferramenta que se baseia em criar campanhas com foco em um determinado público. Assim, as estratégias são direcionadas para pessoas com grande potencial de consumo em vez de gastar recursos com propagandas em massa. Embora seja extremamente eficiente, esse tipo de abordagem demanda a coleta e o tratamento de dados para identificar quem são essas pessoas e quais seus interesses, otimizando o uso do rapport. Como é possível observar, o comportamento do cliente moderno é pautado em uma boa experiência de consumo, e isso vai muito além de comprar um produto. O uso do rapport possibilita a criação de uma conexão capaz de vencer resistências e deixar o cliente muito mais propenso a fechar negócio com você ou pelo menos absorver seu conteúdo. Quer ter acesso a muitas outras dicas como essas? Basta seguir as nossas páginas no Instagram e no Facebook e aproveitar para curtir nosso canal no YouTube para receber diariamente informações variadas e relevantes.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail D2C: como funciona o modelo de negócios de venda direto ao consumidor?

D2C: como funciona o modelo de negócios de venda direto ao consumidor?

O modelo D2C deve representar 14,9% das vendas do e-commerce até o final de 2025 e pode ser a virada para PMEs crescerem! Saiba mais.

Thubmnail Funil de conteúdo: guia prático para atrair e converter leads

Funil de conteúdo: guia prático para atrair e converter leads

Aprenda a criar conteúdos para cada etapa do funil e aumente suas conversões com estratégias baseadas em dados e personalização inteligente.

Thubmnail Glossário da reforma tributária: entenda os principais termos

Glossário da reforma tributária: entenda os principais termos

Reforma tributária: entenda aqui o que muda para MEIs, micro e pequenas empresas com as novas regras e como se preparar para o novo sistema fiscal.

Thubmnail Confira o que muda entre MEI, ME e EPP e o impacto na arrecadação de impostos

Confira o que muda entre MEI, ME e EPP e o impacto na arrecadação de impostos

Entenda a diferença entre MEI, ME e EPP, saiba quando migrar de categoria e confira qual enquadramento é o mais adequado para o seu negócio!

Thubmnail Baixe a lista NCM completa: confira todas as categorias!

Baixe a lista NCM completa: confira todas as categorias!

A tabela NCM auxilia as transações comerciais de produtos, além de importação e exportação. Confira e baixe a lista completa com as categorias!

Thubmnail O que é e como funciona uma Sociedade Anônima? Entenda!

O que é e como funciona uma Sociedade Anônima? Entenda!

Confira o que é uma Sociedade Anônima, como ela funciona, seus tipos e vantagens para empresas que buscam crescer com estrutura! Saiba mais.