Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

PME

Serasa Score com Positivo melhora a eficácia da análise de crédito para B2C

A Serasa Experian tem uma expertise de décadas no desenvolvimento de modelos de score eficazes, com soluções que vão das mais básicas às mais customizadas.

Serasa Score com Positivo melhora a eficácia da análise de crédito para B2C

A Serasa Experian tem uma expertise de décadas no desenvolvimento de modelos de score eficazes, com soluções que vão das mais básicas às mais customizadas. Com o Cadastro Positivo, toda esta eficácia ganha novos elementos capazes de incrementar substancialmente a acuracidade dos modelos de score. Especialmente quando somados à maior base de dados de inadimplência da América Latina, que inclui dados cadastrais, de negativação e uma avançada tecnologia para análise de informações estruturadas e não estruturadas. Com essa expertise, foi desenvolvido o Serasa Score com Positivo, cuja modelagem aplica os dados do cadastro positivo de pessoa física em conjunto com os dados de inadimplência e cadastrais. Descubra a seguir como esse novo recurso pode melhorar significativamente sua análise de crédito.

Experiência anterior com Cadastro Positivo

Embora o Cadastro Positivo como existe hoje tenha entrado em vigor em julho de 2019, a Serasa Experian já tinha uma experiência anterior de 8 anos. Isso porque já possuía um banco de dados com informações do cadastro positivo de 12,5 milhões de consumidores que haviam dado opt-in para fazer parte da base. Assim, ainda que com um recorte limitado da população brasileira, foi possível acumular conhecimento, testar modelos e aplicar esses dados em soluções de score, aumentando a qualidade das análises. Agora, com a ampliação da base de dados, que passou a incluir todos os brasileiros que não optarem por terem seus dados retirados do cadastro (opt-out), a Serasa Experian traz essa experiência no desenvolvimento de soluções de score com potencial para uma maior capacidade preditiva.

Score com dados do cadastro positivo eleva a qualidade da análise de crédito para consumidores

Segundo Neube Junior, gerente de Produto de Score para Informações de Consumidores da Serasa Experian, mesmo quando a base positiva era limitada (12,5 milhões de consumidores), os modelos desenvolvidos utilizando seus dados já apresentavam um ganho expressivo de qualidade. “Nos testes KS (Kolmogorov-Smirnov), que é um indicador estatístico de acuracidade de modelo preditivo, o potencial de segregação do score subia significativamente ao se utilizar os dados do cadastro positivo disponíveis na época”, afirma Junior. São dados que revelam o potencial a ser explorado em modelagens de score com o aumento extraordinário da base do Cadastro Positivo.

Vantagens de combinar dados de inadimplentes e do cadastro positivo

O Serasa Score com Positivo oferece a vantagem de unir o banco de dados de inadimplentes da Serasa Experian com o Cadastro Positivo. Essa combinação, associada com a tecnologia de dados que a Serasa Experian desenvolve, permite explorar todo o potencial das informações disponíveis. “Existe a ideia equivocada de que apenas os dados do Cadastro Positivo bastariam para uma modelagem de score mais eficiente, desprezando os dados de inadimplentes”, relata Junior. “Isso é um erro de avaliação, uma vez que se sabe que, para a construção de modelos preditivos, quanto mais variáveis melhor a qualidade.” Esta qualidade também se reflete quando se tem um volume maior de dados em todas as variáveis e quando esses dados têm um padrão de atualização e pertinência maior, como ocorre com a base da Serasa Experian.

Potencial do Serasa Score com Positivo para análise de crédito de consumidores

As diversas soluções de modelagem de score da Serasa Experian são desenvolvidas a partir do conjunto de sua base de dados. São modelos que atendem as necessidades mais amplas e as mais específicas para análise de crédito de pessoas físicas de diferentes perfis. Entre as vantagens desses modelos, podemos destacar o potencial que apresentam para:

  • Reduzir a taxa de inadimplência;
  • Aumentar o volume da concessão de crédito;
  • Ampliar a rentabilização do negócio;
  • Desenvolver ofertas customizadas;
  • Reativar clientes a partir da nova pontuação.

Com essas e outras vantagens trazidas pelo Serasa Score com Positivo, as áreas de crédito têm a oportunidade de obter ganhos de eficácia nas suas análises, melhorando o desempenho e os resultados da empresa.  

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