O Google Meu Negócio — ou Google My Business, em inglês — é uma ferramenta que ajuda empresas de todos os portes a se destacarem nas buscas online e conquistarem mais clientes. Aliás, 64% dos consumidores usam a plataforma para encontrar informações de contato de negócios locais, além disso, um perfil ativo pode aparecer em mais de mil pesquisas por mês.
Isso mostra que manter uma presença digital estruturada é indispensável, pois a concorrência está cada vez maior, e ter um perfil bem configurado no Google Meu Negócio pode ser o diferencial para chamar a atenção do público e transformar buscas em oportunidades reais de acesso, por consequência, conversão.
Se você ainda não sabe por onde começar, nós, da Serasa Experian, preparamos este conteúdo para trazer orientações sobre o assunto e ensinar como criar e gerenciar seu perfil. Quando você, empreendedor, aprender a usar a plataforma para aumentar a visibilidade da sua marca, seu negócio se fortalecerá estrondosamente. Confira a seguir!
Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)
- O que é Google Meu Negócio?
- Como o Google Meu Negócio funciona?
- Como criar uma conta no Google Meu Negócio?
- Como gerenciar e editar meu local no Google Meu Negócio?
- Processo de verificação do Google Meu Negócio
- 1. Verificação por vídeo
- 2. Verificação por videochamada
- Por que é importante ter o cadastro no Google Meu Negócio?
- 1. Ganho de destaque no Google
- 2. Recebe avaliações e interaja com clientes
- 3. Amplia a presença digital na sua região
- 4. Mais cliques nas informações
- 5. Acesso a informações e estatísticas
- Como ficar em destaque no Google My Business
- 1. Mantenha seu perfil atualizado
- 2. Interaja com seus clientes
- 3. Adicione fotos e vídeos
- Como usar vídeos no Google Meu Negócio?
- Como reivindicar um perfil do Google Meu Negócio já existente?
- Como gerenciar as postagens do Google Meu Negócio?
- Como incluir novos administradores no perfil do Google Meu Negócio
- O que considerar ao usar o Google Meu Negócio?
- Quais são os benefícios de usar o Google Meu Negócio?
- Google Meu Negócio é pago?
O que é Google Meu Negócio?
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio surge para ajudar as suas empresas a terem mais presença online por meio do Google Search e no Google Maps, sem investimento algum. Ou seja, a plataforma auxilia com uma listagem de empresas, a partir das indicações da página de pesquisa.
Supondo que o seu negócio seja um salão de beleza, quando os usuários pesquisarem por "salão de beleza em tal cidade" no Google, sua empresa pode aparecer para o cliente no meio de uma listagem de salões. Essa lista pode, ainda, ser classificada por localização, horário de funcionamento ou classificação.
Por isso, é indispensável adicionar algumas informações para que os possíveis clientes achem o seu empreendimento e possam tirar pequenas dúvidas. Confira alguns exemplos:
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Endereço;
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Telefone;
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Horário de funcionamento;
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Serviços ou produtos oferecidos;
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Eventos do local;
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Fotos dos produtos, ambientes ou serviços.
Como o Google Meu Negócio funciona?
O Google Meu Negócio é uma estratégia de inbound marketing, onde o objetivo é fazer os clientes irem até você e não a empresa buscar por eles, teoricamente. Essa ferramenta permite auxiliar a sua empresa a ser vista por diversas pessoas, como uma vitrine online.
Além das informações sobre espaços físicos, a ferramenta é também utilizada para impulsionar negócios digitais. Ou seja, além de empresas com espaço físico, é possível cadastrar organizações que atendem pessoalmente por agendamento, empresas híbridas que atendem tanto no próprio local quanto a domicílio ou até mesmo profissionais remotos.
Para as pesquisas de venda de produto ou serviço, a plataforma irá listar as empresas relacionadas com o que foi pesquisado, com opções que sejam relevantes para o consumidor, principalmente em questão de localização. Esse cadastramento é ideal para quem quer alavancar sua empresa, pois ao investir nesse modelo de divulgação, atrai novos clientes e mais chances de comprarem ou consumirem o seu serviço.
Como criar uma conta no Google Meu Negócio?
Criar uma conta na plataforma pode mudar o rumo dos seus negócios, garantindo uma maior visibilidade. Entenda como se cadastrar:
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Acesse a página do Google Meu Negócio, faça o login e comece por acessar o site do Google Meu Negócio e depois em acesso ao login. Faça o cadastro com a sua conta do Gmail. Se ainda não possui uma conta, é fácil criar uma durante o processo;
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Após o login, preencha o formulário com os dados essenciais do seu negócio para que os consumidores encontrem seu negócio facilmente, como o nome da empresa, link para o seu site, número de contato, horário de funcionamento e categoria do seu mercado;
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Durante o processo de registro, seus dados de contato e endereço aparecerão em uma área oculta sob caixas azuis. Para prosseguir, confira se todas as informações estão de acordo e aceite os termos para autorizar a gestão do perfil;
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Confirme o endereço da sua empresa quando o Google enviar um código de confirmação via Correios para o endereço cadastrado. Quando receber o código, retorne à sua conta no Google Meu Negócio, clique na caixa vermelha com a mensagem "Confirmar agora" e siga as instruções fornecidas na correspondência para finalizar o processo de registro.
Como gerenciar e editar meu local no Google Meu Negócio?
Para atualizar o endereço da sua empresa no perfil, é possível acessar pela Pesquisa Google e pelo Google Maps. Na Pesquisa Google, selecione "Editar perfil". Já no Google Maps, escolha "Editar perfil" e depois "Informações comerciais". Em seguida, clique em "Local" e, ao lado de "Local da empresa", selecione "Editar" para adicionar ou modificar o endereço.
Siga as orientações exibidas e clique em "Salvar". Caso queira ajustar o ponto no mapa, use a opção "Ajustar" para mover o alfinete até o local correto. Após finalizar, selecione "Concluído" e novamente "Salvar".
Se o endereço não for reconhecido, será exibido um alerta para que os dados sejam corrigidos. Caso o problema persista, você poderá posicionar manualmente o alfinete no mapa e salvar a alteração.
Processo de verificação do Google Meu Negócio
Após adicionar as informações sobre seu negócio, o Google envia um cartão postal com o código de verificação para sua página ir ao ar. Esse código demora em média 2 semanas para chegar até você. Ao chegar o código, você deve enviá-lo para a plataforma e, após esse processo, o Google pode pedir outros modelos de verificação.
1. Verificação por vídeo
Esse é um método novo que torna a plataforma mais segura para que não sejam publicados lugares falsos e para demonstrar que o lugar está apto a atender. Nesse processo, o Google pede para você fazer um vídeo contínuo da empresa, o que mostra alguns pontos importantes, como:
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Localização: gravar onde a empresa está localizada, como a placa da rua, fachada da empresa, lojas e casas ao redor;
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Materiais e equipamentos: monitorar o estoque, equipamentos de uso diário (maquininha de cartão), materiais para atendimento;
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Administração: área de acesso apenas ao funcionário, ponto de venda, papelaria.
Após o envio do vídeo ao Google, o material será revisado e, em até 5 dias, você receberá a confirmação da verificação. Depois, é só aguardar sua página chegar até a primeira página do Google.
2. Verificação por videochamada
Esse processo de verificação segue a mesma ideia do vídeo, só que estará em chamada com um representante do Google. Nessa chamada, você poderá ter uma conversa com esse representante e deverá mostrar os pontos importantes da sua empresa, assim como no vídeo.
Por que é importante ter o cadastro no Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta de divulgação muito importante para o empreendimento. É a forma orgânica da sua empresa aparecer para pessoas próximas a você. Há vários benefícios em se inserir nessa plataforma, como:
1. Ganho de destaque no Google
Ter o seu empreendimento no Meu Negócio com as informações adequadas e corretas fará com que sua empresa apareça em destaque para as buscas. Também será fácil encontrar seu endereço, até mesmo direto pelo Google Maps.
Ao utilizar a plataforma, tem 2,7 vezes mais chances de o usuário confiar nas empresas que estão no Google Meu Negócio. São 70% de chances de os clientes visitarem essas empresas e 50% deles são propensos a comprar ou consumir o serviço desses locais que possuem o perfil completo.
2. Recebe avaliações e interaja com clientes
A ferramenta oferece um recurso de feedback das pessoas que já consumiram o produto ou serviço. No perfil do seu negócio, as pessoas podem deixar a sua avaliação comentando sobre a experiência com a empresa ou apenas colocar estrelas de 1 a 5 para mensurar a qualidade das avaliações.
Em perfis de comidas, como restaurantes e barzinhos, é possível avaliar por categorias como comida, ambiente e serviço. Além disso, também podem colocar fotos, sendo muitas vezes benéfico para o local. Também há possibilidade de interação nessa página com perguntas e respostas.
Esse feedback e interação com os consumidores é uma estratégia que auxilia no bom relacionamento com os clientes e a trazer novos clientes por conta da atração desses comentários. O Google Meu Negócio também possui a função de chat, onde você pode conversar com o usuário. Prezar pela qualidade do atendimento, produtos e serviços ajuda a ter boas avaliações e traz mais clientes para a empresa.
3. Amplia a presença digital na sua região
O Google Meu Negócio recebe pessoas que vieram por outras redes sociais e pessoas que já pesquisaram diretamente no Google, por isso, além das informações básicas para o consumidor, ele se torna outra rede, o que possibilita interações e avaliações.
Mas, além desses fatores, essa plataforma funciona como uma rede social que permite postar fotos e vídeos dos seus serviços, colocar preços e fazer ofertas e postagens. Os usuários podem acompanhar nas abas de "atualizações" e "visão geral" pelos smartphones e no computador na aba "do proprietário."
Essa ferramenta permite que os usuários possam estar antenados a promoções, novidades e eventos. Também podem entrar em contato direto com a empresa para fazer pedidos ou tirar dúvidas.
4. Mais cliques nas informações
Uma das vantagens de ter o seu empreendimento dentro do Google Meu Negócio é o aumento no número de cliques para informações de sua página. É um aumento considerável nos resultados, sendo um acréscimo de 42% de cliques para rotas de carro no Google Maps e 35% de aumento para acesso ao link do site da empresa.
Esse aumento demonstra como os resultados são reais e mais do que visualizações, mas também um engajamento do usuário que proporciona clientes potenciais. É uma ferramenta valiosa para impulsionar o sucesso do empreendimento.
5. Acesso a informações e estatísticas
O Google My Business oferece uma ferramenta valiosa para os empreendedores, o que possibilita acesso às informações detalhadas e mensuração de estatísticas do seu perfil para conferir os resultados obtidos. Com essas informações disponíveis, os gerenciadores conseguem saber como está o seu desempenho online.
É possível obter informações, como os números de pessoas que ligaram ao clicar no link da plataforma ou que acessaram o site da empresa. Também é viável rastrear quantos pedidos de rotas chegaram ao seu estabelecimento.
Nesse levantamento de estatísticas, você pode verificar algumas informações como cidade/região de onde esse usuário está interagindo com o perfil. Essas informações oferecem à empresa insights para aprimorar as estratégias para cada perfil de cliente, o que facilita os processos de conversão.
Como ficar em destaque no Google My Business
O que todo mundo quer é ter o destaque na página de busca para que os clientes optem pela sua empresa, mas, para isso, existem algumas práticas que auxiliam no melhor posicionamento! Entenda:
1. Mantenha seu perfil atualizado
Manter o perfil atualizado é essencial para sua empresa não perder a credibilidade e aparecer em um bom posicionamento na página de busca. Ou seja, a plataforma entende que a empresa está preocupada em atender e responder às buscas dos clientes para atualizar a página conforme novidades e mudanças.
Imagine que você está procurando um restaurante para comemorar o seu aniversário, olhou na página do Google, viu que o estabelecimento atendia todos os dias das 19h às 00h e, ao chegar nele, está fechado. Essa situação causa uma frustração àquela pessoa que já tinha planejado o seu aniversário naquele determinado local. Por conta dessa falta de atualização na página, ele perde a credibilidade com o cliente.
São diversas situações que podem chatear o consumidor caso a página não seja atualizada, como o horário de funcionamento incorreto, mudança de endereço, mudança de preços, promoções inativas e outros. Por isso, é necessário que sempre as empresas estejam atentas ao seu perfil e confiram se as informações estão correspondendo com a situação atual.
2. Interaja com seus clientes
A interação com os comentários deixados em seu perfil do Meu Negócio Google é uma prática valiosa para demonstrar que as opiniões são importantes para a empresa. Essa ação é fundamental para as pessoas terem uma boa visão da empresa. O ato de responder aos comentários dos clientes que passaram pelo seu estabelecimento ou receberam um produto ou algum serviço seu mostra o envolvimento com eles.
Valorizar os feedbacks é essencial para o consumidor e para o Google, além de poder influenciar a classificação dos resultados. Além disso, os comentários negativos são importantes e não podem deixar de ser respondidos. Encará-los de forma compreensiva e amigável, mostrando que está disposto a resolver o problema ocorrido, mostra que a empresa está disposta e preocupada, além de oferecer uma solução ao problema e um excelente atendimento.
Para maior interação e feedbacks de seus clientes, você pode inserir o WhatsApp Business e converter em vendas. Outro ponto necessário são as respostas para dúvidas, o que auxilia outras pessoas que passam pelo perfil a ter maior esclarecimento sobre diferentes questões.
3. Adicione fotos e vídeos
Adicionar fotos dos seus produtos ou serviços ajuda o cliente a se identificar com o seu trabalho e ter a curiosidade e vontade de consumir. As imagens proporcionam uma visão ampla do que sua empresa oferece e também ajudam a atrair novos olhares dos consumidores.
Além disso, as fotos entram no quesito de atualização. Lembre-se de ter fotos de boa qualidade e atualizá-las para que as pessoas que conferem tenham uma boa impressão e gostem do que foi postado. Fotos ruins ou antigas podem ter um olhar negativo, o que afasta novos clientes.
Essa forma de interagir com os comentários e as avaliações presentes no Google Meu Negócio ajuda a se destacar, o que mostra comprometimento com os consumidores e constrói uma melhor imagem para a empresa, além de fortalecer a presença online.
Quer aprender a fazer seu negócio bombar nas redes sociais? Então, confira como usar o Google Meu Negócio para destacar a sua empresa.
Como usar vídeos no Google Meu Negócio?
Os vídeos são bons recursos para aproximar sua empresa do público e transmitir credibilidade. No Google Meu Negócio, eles podem complementar as fotos e mostrar a estrutura física do local e os serviços, produtos e a rotina da equipe e isso contribui para criar uma experiência mais completa e envolvente para quem pesquisa sobre sua marca.
Para incluir vídeos na sua página, acesse o painel de controle da conta e vá até a seção "Fotos". Depois, selecione a aba "Vídeo", faça o upload do arquivo desejado e confirme a opção de publicar. Cada vídeo pode ter até 30 segundos de duração e ficará disponível em uma aba própria dentro do painel do Meu Negócio Google.
É importante considerar que o conteúdo pode levar até 24 horas para ser exibido. Assim como acontece com as imagens, os vídeos também aparecem nos resultados de busca do Google, Google Trends e Google Maps, no mesmo espaço onde ficam as fotos. Ou seja, isso significa mais chances de atrair a atenção do usuário e destacar o diferencial da sua empresa.
Como reivindicar um perfil do Google Meu Negócio já existente?
Reivindicar o perfil do Google Meu Negócio permite que você tenha acesso às informações de estatísticas e tenha controle para responder aos comentários e para atualizações de fotos e postagens. A pessoa que quer tomar esse controle deve ser a que visa garantir maior presença online nessa plataforma.
O primeiro a se fazer é verificar se está logado na conta do e-mail. Logo em seguida, pesquise por "Minha empresa" e será direcionado à área do painel administrativo do Google Meu Negócio. Direcione-se aos 3 pontinhos no canto direito do painel e clique em "Configurações do perfil da empresa".
Dentro dessa aba, aparecerá a opção "administradores", ao clicar, você poderá adicionar o usuário que terá controle desse painel, além de selecionar a opção de proprietário ou administrador.
Como gerenciar as postagens do Google Meu Negócio?
Como as redes sociais, as postagens nessa plataforma também fazem diferença para que o usuário tenha mais conhecimento sobre seu negócio! Essa é uma forma de mantê-los informados sobre as novidades, promoções e eventos de sua empresa, sendo conteúdos relevantes para eles. Confira como fazer suas publicações no Google Meu Negócio:
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Acesse sua conta do Google Meu Negócio;
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Clique em "Adicionar atualização";
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Escolha o tipo de postagem: postagem de atualização (informar o cliente sobre novidades), postagem de oferta e postagem de evento;
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Após a escolha de um dos 3 tipos de publicação, você irá colocar as informações sobre o escolhido. Também é possível colocar o link do site e o número de contato;
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Faça a pré-visualização e revise suas informações se estão corretas;
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Finalize em "Concluído" e publique o seu conteúdo.
O Meu Negócio Google é uma ferramenta indispensável caso o seu objetivo seja posicionar a sua empresa no cenário digital.
Como incluir novos administradores no perfil do Google Meu Negócio
Para empresas que possuem mais de uma pessoa responsável pela gestão estratégica ou que contam com equipes dedicadas ao marketing e à divulgação, é interessante adicionar diferentes administradores ao perfil do Google Meu Negócio: isso facilita o acompanhamento das informações e a atualização constante dos dados da empresa.
O processo é simples: primeiramente, acesse sua conta no Google Meu Negócio e faça login. No canto superior direito, clique no menu de 3 pontos e selecione "Configurações do perfil da empresa". Depois, escolha a opção "Pessoas e acesso".
Para adicionar um novo administrador, clique em "Adicionar", insira o e-mail da pessoa e defina a função: proprietário ou gerente. Ambos podem alterar as informações do perfil, mas somente os proprietários conseguem adicionar novos administradores ou transferir a titularidade da conta. Para finalizar, clique em "Convidar". O convite será enviado para o e-mail informado e, após a aceitação, o novo responsável poderá atuar no gerenciamento do perfil.
O que considerar ao usar o Google Meu Negócio?
O Website Builder do Google foi criado para simplificar a criação de páginas online, o que permite a qualquer pessoa poder montar um site em poucos cliques. Além disso, é possível personalizar elementos básicos como foto de capa, imagens e textos de forma rápida, sem a necessidade de conhecimento técnico avançado.
As páginas criadas já vêm integradas ao Google Maps, o que destaca dados de contato e horários de funcionamento, o que favorece a visibilidade do negócio. Outro ponto positivo é a responsividade: o site se adapta a diferentes dispositivos para garantir que seja acessado com facilidade tanto no computador quanto no celular — algo indispensável para o comportamento atual de consumo.
Mas existem algumas limitações. O construtor só permite a criação de uma página única, sem opção para adicionar outras seções. Também não há como personalizar título, meta description ou atributos alt das imagens, o que reduz o potencial de SEO. Além disso, faltam recursos como integração com o Google Analytics e botões de compartilhamento para redes sociais.
Ou seja, o Website Builder do Meu Negócio Google é uma ferramenta prática e de fácil acesso, mas que ainda possui restrições importantes, principalmente para empresas que desejam estratégias mais robustas de marketing digital. Como o recurso é recente, há expectativa de que novas atualizações ampliem suas funcionalidades e tragam mais possibilidades de personalização.
Se você se interessou pela prática do SEO, que tal conferir o nosso vídeo sobre o assunto e alavancar a sua empresa com mais estratégia? Confira a seguir:
Quais são os benefícios de usar o Google Meu Negócio?
Como já comentado anteriormente, o Google Meu Negócio é uma ferramenta estratégica para aproximar empresas de seus clientes e ampliar a visibilidade local. Ele também contribui para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa, o que impacta positivamente a presença digital do negócio.
Pense, por exemplo, em um restaurante de bairro. Com um perfil ativo no Google Meu Negócio, o responsável pode incluir informações importantes, como horário de funcionamento, cardápio atualizado e fotos do espaço. Isso facilita para que moradores encontrem o local e se tornem clientes recorrentes, o que fortalece o relacionamento com a comunidade.
O recurso também ajuda a atrair visitantes de fora. Ao pesquisar por termos como "restaurantes perto de mim", viajantes visualizam uma lista de opções próximas, com avaliações, imagens e dados de funcionamento. Quanto mais completo for o perfil, maiores as chances de conquistar novos clientes.
Além disso, empresas que trabalham fisicamente e digitalmente, como o comércio varejista, podem se beneficiar ainda mais. Com boas práticas de SEO, elas aparecem em pesquisas locais, regionais e direcionam pessoas para a loja física e, ao mesmo tempo, aumentam o tráfego no e-commerce.
Google Meu Negócio é pago?
Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é que seu uso é completamente gratuito! Ou seja, as empresas conseguem se beneficiar da visibilidade no maior buscador do mundo sem custos extras.
Ao inserir as informações no cadastro, o negócio passa a aparecer nos resultados de pesquisa e no Google Maps de forma gratuita, o que aumenta o alcance e a exposição da marca. Trata-se de uma ferramenta acessível para organizações de diferentes portes, que podem fortalecer sua presença digital sem comprometer o orçamento.
Essa ferramenta ajuda todos os tipos de empresas, grandes ou pequenas, online ou presencial. Ela é um referencial para os diversos consumidores que pesquisam diariamente na plataforma. O Google My Business revolucionou a forma de encontrarmos lugares e profissionais, é uma ferramenta que aumenta a credibilidade do negócio e oferece diversos benefícios.
E então, gostou do nosso conteúdo exclusivo? Se sim, comece a usar essa ferramenta para conseguir resultados que irão alavancar o seu empreendimento. Agora, continue aqui no nosso blog da Serasa Experian e encontre diversos posts incríveis acerca do segmento, como o que é um planejamento estratégico e como isso pode ajudar a sua empresa. Não deixe de conferir e até a próxima!