Total de cheques sem fundos em julho registra o menor índice em oito anos, revela Serasa

Total de cheques sem fundos em julho registra o menor índice em oito anos, revela Serasa

  • Pesquisa
  • Publicada em 22/08/2018
  • Tempo de leitura: 6 minuto(s)

No sétimo mês de 2018, percentual de devolução pela segunda vez por insuficiência de fundos atingiu 1,83%. Resultado foi o menor para o mês desde 2010 (1,74%) 

São Paulo, 22 de agosto de 2018 Segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, julho de 2018 encerrou com 1,83% de devolução de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos, o menor percentual apurado para o mês de julho desde 2010, que foi de 1,74%. No sétimo mês deste ano, foram registrados 684.887 cheques devolvidos de um total de 37.410.500 de cheques compensados no Brasil. O levantamento apontou queda em relação aos dados de junho/2018, que totalizaram 700.162 devoluções (1,99%) entre 35.138.600 compensações. Houve ainda redução frente ao consolidado de julho/2017, que ficou em 1,93%.

No consolidado de janeiro a julho/2018, o país soma 258.472.324 cheques compensados e 1,99% desse total de cheques sem fundos (15.146.046).

Confira abaixo os números mensais na tabela e o gráfico com a evolução entre julho/2017 e julho/2018:

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, juros mais baixos, inflação sob controle e menor utilização dos cheques como meios de pagamentos, explicam o recuo da inadimplência com cheques, não apenas em julho/18 mas também ao longo de todo o ano até agora.

Indicador por estados e regiões

No sétimo mês deste ano, todas as regiões brasileiras apresentaram decréscimo no volume de cheques devolvidos pela segunda vez por insuficiência de fundos, quando comparados com os números de junho/2018. O maior e o menor percentuais em relação ao total de compensações continuaram, respectivamente, com o Nordeste (3,43%) e o Sul (1,49%). As demais regiões também mantiveram inalteradas suas posições no ranking.

No levantamento por estados, o Amapá ficou em destaque no de janeiro a julho de 2018, com 14,83%. No extremo da lista, Rondônia segue com o menor percentual do período (1,58%).

Clique aqui e baixe aqui a tabela, em Excel, com os dados de cada estado e a série histórica de cada um (percentual de devolução de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos). 

Confira abaixo o ranking completo de cheques devolvidos de janeiro a julho de 2018 nos estados e regiões:

A série histórica deste indicador está disponível em

https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.