Soluções para RH

01 de dez. 2025

Inadimplência no consignado privado atinge 1 em cada 3 empresas, e 65% dos casos decorrem de falhas sistêmicas, mostra Serasa Experian

Um novo estudo da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, feito com 550 empresas, revelou que entre as companhias que conhecem o novo consignado privado, 35% registraram casos de inadimplência desde o início da nova modalidade — o equivalente a 1 em cada 3 empresas familiarizadas com o modelo. O levantamento também mostra que quase metade das organizações (46%) ainda não conhecem ou não sabem detalhar o funcionamento do Crédito do Trabalhador.

Essa falta de familiaridade ajuda a explicar porque a maior parte da inadimplência no consignado privado não está relacionada à incapacidade de pagamento dos trabalhadores, mas às falhas de processo. Entre os casos registrados, 65% decorrem de erros sistêmicos ou operacionais, como atrasos de informação entre o RH e a instituição financeira (30%), falhas de integração com o eSocial/Dataprev (22%) e problemas no desconto em folha (13%).

De acordo com os respondentes das empresas, apenas 33% dos inadimplentes no Crédito do Trabalhador estão associados à falta de pagamento do funcionário, geralmente em situações de margem comprometida ou desligamento.

“Quando falamos sobre inadimplência, automaticamente pensamos na falta de recursos financeiros para honrar compromissos. No entanto, a realidade do consignado privado é outra. Nesse caso, a maior parte dos contratos estão inadimplentes por erros sistêmicos ou operacionais, e não porque o trabalhador não têm dinheiro para honrá-los, está sem margem salarial ou foi desligado da empresa”, comenta Délber Lage, CEO da Salaryfits, empresa da Serasa Experian.

O consignado privado ainda é uma novidade na rotina das empresas e muitas delas estão aprendendo a lidar com as demandas operacionais que surgem junto ao benefício. Os dados comprovam que 28,2% das companhias alegam dominar somente o básico para aplicar o recurso e que, apenas 25,8%, afirmam conhecer bem o Crédito do Trabalhador.

“São desafios naturais que envolvem a integração de sistemas, atualização de dados e interação com diferentes interlocutores, como a empresa empregadora, o funcionário, o governo e o banco. Esse cenário de desafios operacionais tem implicado, de um lado em juros mais altos e, de outro, uma série de responsabilidade empregadas às áreas de RH. Nosso papel na SalaryFits é justamente o de trazer tecnologia para facilitar a comunicação entre os players e simplificar operações automatizando processos e reduzindo falhas para que o crédito cumpra seu verdadeiro propósito de apoiar a saúde financeira dos trabalhadores”, comenta o executivo.

Empresas de médio porte do comércio e indústria registram maior parte dos casos

Entre as companhias que conhecem o crédito do trabalhador, a inadimplência é mais alta nas empresas de médio porte (43,8%), enquanto as pequenas registram 28,6% dos casos e as grandes, 24,3%. Regionalmente, o índice mostra mais representatividade no Nordeste (42,1%) e no Sudeste (33,3%). Por setor, a indústria (38,6%) e o comércio varejista (48%) concentram a maior parte dos casos. Confira no gráfico abaixo os dados completos de cada segmento: 

“A inadimplência se concentra nas empresas que mais avançaram na adoção do crédito do trabalhador, o que reflete uma fase natural de aprendizado e integração do modelo. São ajustes operacionais esperados em um processo novo, no qual a tecnologia tem papel essencial ao automatizar rotinas, reduzir falhas e garantir que o consignado cumpra seu propósito de apoiar a saúde financeira com segurança para empresas de todos os portes e segmentos”, finaliza Délber Lage, CEO da SalaryFits, empresa da Serasa Experian.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela Serasa Experian e ouviu 550 profissionais responsáveis pela gestão de benefícios e descontos em folha em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos em todo o Brasil. A coleta foi realizada online entre 12 de setembro e 6 de outubro de 2025. O estudo possui margem de erro de 4,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. 

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

 

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato