Targeting (MS)

12 de ago. 2024

Dia da TV por Assinatura: Mais de 24 milhões de brasileiros têm propensão a consumir o serviço, revela pesquisa da Serasa Experian

  • Datatech avaliou uma base de 186,7 milhões de CPFs, dos quais 13,3% têm propensão a assinar o serviço;
  • Dentre eles, 18,6% dos clientes tem mais de 60 anos e 60% da base os clientes também têm propensão a assinar serviços de streaming;
  • Perfil demográfico indica 61,4% da classe B, além de faixa de renda, gênero, score e concentração estadual dos consumidores.
Em 11 de agosto foi comemorado o Dia da TV por Assinatura e um estudo identificou que mais de 24,7 milhões de brasileiros têm propensão a assinar o serviço, sendo que 1 a cada 5 são pessoas acima dos 65 anos (18,6%) e integrantes da classe B (61,4%). Os dados são da pesquisa realizada com uma base de 186,7 milhões de CPFs cadastrados. Os números mostram que o serviço tem o seu espaço em lares brasileiros. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento por faixa etária: O levantamento foi realizado por meio da área de Marketing Services da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil, e indicam que mais de 60,8% desses consumidores também assinariam serviços de streaming – sendo que12% da mesma base (cerca de 23 milhões de pessoas) já usam essas plataformas.

Perfil dos “consumidores de TV por assinatura”: dados demográficos

Do total de pessoas com propensão a fechar pacotes de TV por assinatura, considerando a base da pesquisa, 47,8% são do gênero feminino. Confira abaixo o gráfico com mais informações: A diretora de Marketing Services da Serasa Experian Isabela Torres explica que “o acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”. Ainda de acordo com o levantamento, a concentração maior de brasileiros com propensão a consumir TV por assinatura está na região Sudeste (66,6%), sendo São Paulo o estado com o maior percentual na visão por Unidades Federativas (42,6%). Veja o detalhamento estadual no gráfico a seguir: Em relação à faixa de renda, a pesquisa indicou que a maior parte dos consumidores propensos a contratar TV por assinatura recebe mensalmente entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil (40,6%), pertencentes à classe C. Na tabela e no gráfico a seguir, veja o detalhamento completo deste recorte:

Pontuação do Score é regular

Score de Crédito é a pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia. Considerando os brasileiros que têm propensão a consumir TV por Assinatura, podemos verificar que eles possuem também scores mais altos do que a média da população brasileira: o índice dos consumidores com score acima de 751 bate 32,5% - 15 pontos percentuais acima do índice da população brasileira. Veja o detalhamento a seguir, incluindo a comparação com a população brasileira: Metodologia Para realizar a pesquisa “Perfil dos Consumidores de TV por assinatura no Brasil”, em julho de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de “Consumidores de Serviços de Streaming”. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD). A Serasa Experian combina os melhores dados da América Latina com inteligência analítica, expertise e tecnologia. Por isso, é capacitada para realizar análises acuradas e oferecer a clientes a capacidade de estudar mercados e segmentar campanhas de marketing, possibilitando que empresas possam chegar a seus públicos-alvo mais propensos à conversão. Saiba mais clicando aqui.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato