Targeting (MS)

19 de nov. 2025

Consumo de luxo em números: estudo da Serasa Experian identifica 7,5 milhões de clientes premium

• Com a plataforma Insights Hub, datatech mapeou o perfil de consumidores de artigos de luxo e identificou que maioria é homem (56%), com forte presença no Sudeste (60%);

• Quase metade (49%) é sócio de empresas – e 57% têm renda acima de R$ 10 mil;

• 87% resgatam milhas e 76% são heavy users de cartão de crédito, indicando alto potencial de gasto.

O consumo de luxo no Brasil tem um público cada vez mais bem definido. Um levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizado por meio da plataforma de inteligência de dados “Insights Hub”, revela uma elite de consumo de alto poder aquisitivo, com hábitos sofisticados e forte afinidade com crédito, investimentos e viagens. O estudo identificou 7,5 milhões de brasileiros com perfil premium, grupo com alta propensão ao consumo de artigos de luxo e comportamento financeiro acima da média.

“Esse público representa o topo da pirâmide de consumo, com alta capacidade de gasto e hábitos que mesclam sofisticação, planejamento e conveniência. O interessante aqui é perceber como os dados de comportamento e estilo de vida complementam a leitura financeira tradicional. Isso permite entender o consumidor premium de forma mais completa, indo além do poder de compra e olhando para o contexto de decisões e hábitos”, explica o Diretor de Software Solutions da datatech, Gustavo Monteiro. 

Entre os consumidores premium, predomina um perfil maduro e de alta renda: metade tem mais de 49 anos e 57% possuem renda superior a R$10 mil mensais. Além disso, 49% é sócia de empresa, reforçando o poder de decisão e a relevância econômica desse público. A maioria utiliza cartões de crédito de categoria premium, e muitos são usuários frequentes desses meios de pagamento, o que evidencia alto poder de compra e recorrência nas transações. Abaixo, confira os gráficos que detalham os recortes comportamentais e a distribuição por faixa etária desse grupo:

Entre os consumidores premium, quase 90% resgatam milhas e 6 a cada 10 são considerados viajantes, com forte propensão a esse estilo de vida, comportamento que reforça o vínculo com o universo de experiências exclusivas. Além disso, trata-se de um público altamente conectado, que utiliza tecnologia e crédito como ferramentas de conveniência e diferenciação.

“Mapeamentos como este, que realizamos por meio do Insights Hub, mostram o quanto análises baseadas em dados de mercado podem impulsionar a estratégia de marcas que querem se conectar com o público certo, no momento certo e com a mensagem certa”, destaca Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian.

Concentração geográfica: São Paulo lidera

A elite de consumo brasileira está concentrada principalmente no Sudeste (60%), com destaque para o estado de São Paulo (39%) e a capital (18%), especialmente nos bairros Vila Mariana, Perdizes e Pinheiros. Campinas, no interior paulista, aparece na sequência como segunda cidade com maior concentração desse público. Na visão por regiões, em sequência figuram o Sul, que reúne 16% dos consumidores premium, e o Nordeste, com 12%, completando o top 3 das regiões com maior presença dessa elite de consumo. Abaixo um gráfico mostra a distribuição desse público nas regiões do país:

Sobre o Insights Hub

Desenvolvido pela área de Marketing Services da Serasa Experian, o Insights Hub é uma plataforma analítica que combina dados demográficos, comportamentais e financeiros de mais de 187 milhões de consumidores brasileiros para apoiar, estudos de mercado e estratégias de segmentação com ética e segurança, permitindo que empresas planejem campanhas e se conectem às audiências mais propensas ao consumo.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato