19 de nov. 2025
Consumo de luxo em números: estudo da Serasa Experian identifica 7,5 milhões de clientes premium
• Com a plataforma Insights Hub, datatech mapeou o perfil de consumidores de artigos de luxo e identificou que maioria é homem (56%), com forte presença no Sudeste (60%);
• Quase metade (49%) é sócio de empresas – e 57% têm renda acima de R$ 10 mil;
• 87% resgatam milhas e 76% são heavy users de cartão de crédito, indicando alto potencial de gasto.
O consumo de luxo no Brasil tem um público cada vez mais bem definido. Um levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizado por meio da plataforma de inteligência de dados “Insights Hub”, revela uma elite de consumo de alto poder aquisitivo, com hábitos sofisticados e forte afinidade com crédito, investimentos e viagens. O estudo identificou 7,5 milhões de brasileiros com perfil premium, grupo com alta propensão ao consumo de artigos de luxo e comportamento financeiro acima da média.
“Esse público representa o topo da pirâmide de consumo, com alta capacidade de gasto e hábitos que mesclam sofisticação, planejamento e conveniência. O interessante aqui é perceber como os dados de comportamento e estilo de vida complementam a leitura financeira tradicional. Isso permite entender o consumidor premium de forma mais completa, indo além do poder de compra e olhando para o contexto de decisões e hábitos”, explica o Diretor de Software Solutions da datatech, Gustavo Monteiro.
Entre os consumidores premium, predomina um perfil maduro e de alta renda: metade tem mais de 49 anos e 57% possuem renda superior a R$10 mil mensais. Além disso, 49% é sócia de empresa, reforçando o poder de decisão e a relevância econômica desse público. A maioria utiliza cartões de crédito de categoria premium, e muitos são usuários frequentes desses meios de pagamento, o que evidencia alto poder de compra e recorrência nas transações. Abaixo, confira os gráficos que detalham os recortes comportamentais e a distribuição por faixa etária desse grupo:


Entre os consumidores premium, quase 90% resgatam milhas e 6 a cada 10 são considerados viajantes, com forte propensão a esse estilo de vida, comportamento que reforça o vínculo com o universo de experiências exclusivas. Além disso, trata-se de um público altamente conectado, que utiliza tecnologia e crédito como ferramentas de conveniência e diferenciação.
“Mapeamentos como este, que realizamos por meio do Insights Hub, mostram o quanto análises baseadas em dados de mercado podem impulsionar a estratégia de marcas que querem se conectar com o público certo, no momento certo e com a mensagem certa”, destaca Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian.
Concentração geográfica: São Paulo lidera
A elite de consumo brasileira está concentrada principalmente no Sudeste (60%), com destaque para o estado de São Paulo (39%) e a capital (18%), especialmente nos bairros Vila Mariana, Perdizes e Pinheiros. Campinas, no interior paulista, aparece na sequência como segunda cidade com maior concentração desse público. Na visão por regiões, em sequência figuram o Sul, que reúne 16% dos consumidores premium, e o Nordeste, com 12%, completando o top 3 das regiões com maior presença dessa elite de consumo. Abaixo um gráfico mostra a distribuição desse público nas regiões do país:

Sobre o Insights Hub
Desenvolvido pela área de Marketing Services da Serasa Experian, o Insights Hub é uma plataforma analítica que combina dados demográficos, comportamentais e financeiros de mais de 187 milhões de consumidores brasileiros para apoiar, estudos de mercado e estratégias de segmentação com ética e segurança, permitindo que empresas planejem campanhas e se conectem às audiências mais propensas ao consumo.
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Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
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