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17 de dez. 2025

Consumo no Natal: 93,7% dos consumidores que compram em marketplaces têm capacidade de pagamento de até R$ 2 mil, mostra Serasa Experian

·      1,8% apresentam alta capacidade de pagamento. Desses, 69% têm renda acima de R$ 10 mil;

·      4,5% possuem capacidade de pagamento entre R$ 2 mil e R$ 4 mil e metade deles tem renda superior a R$6 mil.

·     Plataforma Insights Hub da datatech analisou 54 milhões de brasileiros com afinidade ao canal e aponta oportunidades distintas de segmentação para o varejo no fim de ano

Às vésperas do Natal, uma das principais datas do varejo, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou um estudo inédito que traz o perfil de consumo dos brasileiros para marketplaces e mostra estratégias de segmentação para o varejo. Utilizando uma base de 54 milhões de CPFs, o levantamento traz que 93,7% dos consumidores com afinidade ao canal possuem capacidade de pagamento de até R$ 2 mil, e, dentro desse grupo, 67,7% têm renda mensal de até R$ 2 mil.

No topo da pirâmide estão 1,8% da base, que é composta por consumidores que apresentam alta capacidade de pagamento — acima de R$ 4 mil — e, dentro desse grupo, 69% possuem renda superior a R$ 10 mil, além de concentrarem indicadores mais elevados de uso de serviços digitais e financeiros. No meio da pirâmide ficam os 4,5% de consumidores cuja capacidade de pagamento é de R$ 2 mil a R$ 4 mil e metade deles possuem renda superior a R$ 6 mil.

O estudo foi gerado a partir da plataforma Insights Hub, da Serasa Experian, que reúne dados analíticos, comportamentais e financeiros para análises mais assertivas. A avaliação considerou 54 milhões de consumidores com afinidade a marketplaces, a partir do cruzamento de informações como Capacidade de Pagamento e probabilidade de compra nesse ambiente. Também foram analisados dados de renda, pontualidade de pagamento, dívidas em atraso e Serasa Score, permitindo um retrato mais completo dos perfis avaliados.

“Para os varejistas, períodos de forte movimentação do consumo, como o Natal, exigem estratégias precisas de captação e conversão, além de diferenciação frente à concorrência. Nesse contexto, entender quem é o consumidor com potencial de compra em marketplace, considerando que esse público representa um terço dos brasileiros com propensão ao consumo no Natal, e conhecer a capacidade de pagamento de cada cliente tornam-se fatores essenciais para entregar a oferta certa no momento certo e pelo canal mais adequado. Isso significa direcionar o consumidor para a experiência que cabe no orçamento dele e que está alinhada ao seu hábito de compra”, explica Gustavo Monteiro, Diretor de Software Solutions da Serasa Experian.

Detalhamento do perfil: classe social

O recorte do estudo por classe social mostra que a maioria dos consumidores que tem a menor capacidade de pagamento (até R$ 2 mil) pertencem às classes C (51,6%) e D (25%), enquanto 17,4% pertencem à classe B. Esse público apresenta, ainda, indicadores relevantes de engajamento digital: 73,1% realizam compras online, 60,2% têm afinidade com produtos de moda e 57,4% são leitores digitais. Em termos financeiros, 61,7% possuem pontualidade de pagamento entre 76% e 100%, enquanto 39,1% utilizam cartão de crédito para pagamento de suas compras e 89,9% não resgatam milhas. No recorte de Score, o grupo apresenta distribuição variada, com destaque para 41,7% na faixa de 401 a 600, uma pontuação intermediária, e 19,9% entre 601 e 800, faixa considerada excelente.

Já o meio da pirâmide (grupo com capacidade de pagamento entre R$ 2 mil e R$ 4 mil) é composta majoritariamente por consumidores das classes B (48,1%) e C (33,8%). Em relação ao comportamento digital, 88,5% realizam compras online, 62,8% têm afinidade com produtos de moda e 54,7% são leitores digitais. Do ponto de vista financeiro, 97,6% apresentam pontualidade de pagamento entre 76% e 100%; 91,3% não possuem dívidas atrasadas e 70,8% são heavy users de cartão de crédito. O Score se destaca pela concentração em faixas de risco baixo: 52,7% estão entre 801 e 1000 e 35,8% entre 601 e 800.

Por fim, o topo da pirâmide, os 1,8% de consumidores com maior capacidade de pagamento (acima de R$ 4 mil), tem maior concentração nas classes B (52,7%) e A (20%). É também o público que mais se destaca em engajamento digital: 95,6% realizam compras online, 89,6% são heavy users de cartão de crédito, 85,5% utilizam bancos digitais e 73,6% resgatam milhas. Em termos de estabilidade financeira, 98,3% têm pontualidade de pagamento entre 76% e 100%, 91% não possuem dívidas atrasadas e 50,4% registram Score Serasa entre 801 e 100, a maior proporção entre os três grupos.

“Com o mercado cada vez mais competitivo e brigando pela atenção do cliente, a hiperpersonalização se torna fundamental na hora de desenhar ofertas. Entender o momento financeiro, somado ao comportamento de compra de cada cliente, em cada ambiente - digital ou físico - possibilita a definição de estratégias e segmentações mais assertivas. Esse tipo de análise só é possível graças à inteligência analítica da Serasa Experian, que permite uma visão mais precisa para apoiar mercado. Por meio do Insights Hub, nosso objetivo é entregar informações cada vez mais robustas aos nossos clientes, para que a tomada de decisão contribua com seus objetivos de negócio”, finaliza Monteiro.

Metodologia – Sobre o Insights Hub

O estudo foi realizado a partir da plataforma Insights Hub é uma plataforma analítica que combina dados demográficos, comportamentais e financeiros de mais de 187 milhões de consumidores brasileiros para apoiar, estudos de mercado e estratégias de segmentação com ética e segurança, permitindo que empresas planejem campanhas e se conectem às audiências mais propensas ao consumo.

A análise contou com uma base de 54 milhões de consumidores com afinidade a marketplaces, a partir do cruzamento de informações como Capacidade de Pagamento e probabilidade de compra nesse ambiente. Também foram analisados dados de renda, pontualidade de pagamento, restritivos e Score Serasa 4.0.

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Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

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