Crédito

10 de fev. 2022

Com inteligência de dados, Serasa Experian lança solução para ajudar empresas e consumidores no combate à inadimplência

Mais de dois milhões de pessoas ficaram inadimplentes em 2021. Em projeto piloto realizado na pandemia, um grande varejista brasileiro conseguiu manter as volumetrias e taxas de aprovação, enquanto diminuiu em 7,2% a inadimplência e tornou mais eficiente seu processo de aprovação de crédito. A crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 resultou em um aumento de 2,6 milhões de inadimplentes em 2021, o equivalente a população de Belo Horizonte, passando de 61,4 milhões em dezembro de 2020 para 64,0 milhões no mesmo mês de 2021. Diante deste cenário, para ajudar as empresas a conceder crédito de forma mais assertiva e mitigar a falta de pagamento, além de proteger os consumidores, a Serasa Experian lança hoje o Calibrador de Inadimplência. Baseada em inteligência de dados e scores customizados, a nova solução funciona como uma espécie de vacina para aumentar a imunidade dos negócios contra a inadimplência desenfreada. Em projeto piloto realizado na pandemia com um grande varejista brasileiro, o Calibrador ajudou a diminuir a inadimplência em 7,2%, um resultado expressivo diante da atual realidade econômica. “O aumento da concessão de empréstimos sem garantias e a inflação de dois dígitos registrada no país intensificaram a tendência de alta nos números de inadimplência em 2021. Para garantir a imunidade contra esse problema e proteger empresas e consumidores, o Calibrador funciona como uma vacina e foi desenvolvido por meio de inteligência dos dados combinada a pesos diferentes nas variáveis que compõem os modelos de score. Com isso, temos uma solução para momentos de estresse causados pela grande instabilidade macroeconômica, apoiando as empresas, protegendo os consumidores e freando o que poderia se tornar um ciclo vicioso e prejudicial para ambos. A solução Calibrador consegue ser positiva para os dois lados”, explica o diretor de Soluções de Crédito da Serasa Experian, Alex Franco. A implantação do Calibrador de Inadimplência foi testada em um projeto piloto com um grande varejista em uma amostra com cerca de 200 mil CPFs. A Serasa Experian traçou estratégias para mitigar os riscos de inadimplência, pois a empresa, que durante longo período teve um cenário de concessão de crédito estável, notou que o número de inadimplentes tinha subido até 13%. Uma política de crédito que antes funcionava passou a ser ineficiente por não estar calibrada com o cenário econômico atual, fazendo com que a companhia propensa a paralisar sua operação de crédito online. No entanto, os especialistas da Serasa Experian implantaram a solução ideal para melhorar a performance do canal varejista e tornar mais viável a operação de crédito. Dessa forma, após três meses combinando o Calibrador de Inadimplência com o score customizado, os resultados foram promissores: um público mais aderente foi identificado, mantendo a taxa e volumetrias de aprovação e diminuindo a inadimplência em 7,2%. “O crédito é uma ferramenta fundamental para a retomada econômica, além de empoderar os consumidores e as empresas. Por isso, para manter o mercado com crescimento saudável, ou seja, as relações entre credor e devedor, é preciso utilizar a inteligência de dados e as melhores capacidades analíticas do início ao fim: desde a concessão até a recuperação da inadimplência. É exatamente essa expertise que a Serasa Experian propõe, gerando um impacto positivo para empresas e consumidores.”, finaliza Alex Franco.

Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato