Crédito

07 de out. 2025

Cartão de crédito: pontualidade média de pagamento cai de 80,9% para 78,1% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2024 e 2025, revela Serasa Experian

·        Ticket médio também registra queda no comparativo: de R$1.419,88 no primeiro trimestre do ano passado para R$1.306,84 no mesmo período desse ano, R$113,04 de queda  

·        Informações são provenientes do Cadastro Positivo 

Segundo levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, a média da pontualidade de pagamentos das faturas de cartão de crédito dos brasileiros caiu no comparativo do primeiro trimestre de 2024 e 2025, saindo de 80,9% para 78,1%. Isso representa uma diminuição de 2,8 pontos percentuais. O gráfico abaixo traz o detalhamento mês a mês dos primeiros três meses de 2024 e 2025. O estudo foi gerado com base nas informações do Cadastro Positivo. 

“A pontualidade de pagamento é um dos principais indicadores que o Cadastro Positivo nos traz, uma vez que sua queda é um dos primeiros sinais de um cenário mais desafiador. E é justamente isso o que vemos no comparativo entre trimestres: os menores índices de pontualidade mostram a restrição financeira atual e o aumento da inadimplência que temos visto, com patamares recordes. Somado a isso, o uso do rotativo do cartão de crédito traz um desafio adicional, uma vez que é uma linha de crédito mais cara e, com isso, também traz implicações incrementais nos índices de inadimplência e nas restrições financeiras dos brasileiros”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Em termos de gênero, a pontualidade média também caiu para homens e mulheres entre primeiro trimestre de 2024 e o de 2025. Enquanto para o público masculino o índice caiu de 81% para 78,4%, para o público feminino a queda foi maior: de 80,9% para 77,9% - 2,6 pontos percentuais versus 3 p.p. O detalhamento mês a mês durante ambos os trimestres pode ser visto no gráfico abaixo. 

Em relação às regiões do país, também observamos quedas nos comparativos entre trimestres. O Sudeste teve a maior diminuição de pontualidade entre os períodos com uma queda de 3.3 pontos percentuais, saindo de 82,3% nos primeiros três meses de 2024 para 79% no mesmo período de 2025. No gráfico abaixo, é possível ver o detalhamento por cada região. 

Os gastos médios dos brasileiros

O Cadastro Positivo permite identificar também o ticket médio das faturas de cartão de crédito dos brasileiros. Comparando os valores entre ambos os trimestres de 2024 e 2025 também é possível observar uma diminuição. A média foi de R$1.419,88 no primeiro trimestre do ano passado para R$1.306,84 no mesmo período desse ano, o que resulta numa diferença de R$113,04. No gráfico abaixo, os valores mês a mês de cada trimestre. 

Entre os gêneros também observamos o mesmo movimento. No comparativo, o ticket feminino teve uma queda de R$90,63 – saindo de R$1.276,89 para R$1.186,26. Já no caso masculino, vemos uma redução maior, de R$141,06. O ticket médio nos primeiros três meses de 2024 estavam na faixa de R$ 1.588,63 enquanto no mesmo período de 2025, R$1.447,03. No gráfico abaixo, o valor do ticket médio a cada mês no trimestre em 2024 e 2025. 

Regionalmente, a maior queda do ticket médio foi observada no Norte. Em 2024, o valor estava, em média, em R$ 1.233,00 e, atualmente, em R$ 1.107,48 – uma redução de R$ 125,52. Já a menor queda nesses valores foi observada na região Sul. O ticket médio no primeiro trimestre do último ano estava em R$ 1.509,47 e, no primeiro trimestre deste ano, em R$ 1.435,88, uma diminuição de R$ 73,59. Os números das demais regiões estão no gráfico abaixo. 

Metodologia

Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O indicador tem uma defasagem padrão, sendo este o dado mais recente. 

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A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

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