Crédito

01 de out. 2024

Cadastro Positivo: Brasileiro tem gasto médio de R$ 1.416,58 no cartão de crédito, revela levantamento da Serasa Experian

  • Pontualidade de pagamento na modalidade atingiu 80,7%
  • Homens gastaram mais no cartão do que as mulheres
Um levantamento inédito da Serasa Experian - datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude - feito com base nas informações do Cadastro Positivo traz os dados sobre ticket médio e pontualidade de pagamento em relação ao cartão de crédito, considerando quebras como gênero, renda, região e idade. Para essa linha de crédito, em um período analisado entre março de 2023 até março de 2024, o ticket médio atingiu seu segundo maior patamar do ano em março, no valor de R$ 1.416,58. Destaque também para o montante gasto em fevereiro de 2024, que atingiu o maior patamar, com um ticket médio de R$ 1.430,61. Em termos de gênero, o ticket médio masculino foi maior que o feminino. Em março de 2024, os homens gastaram, em média, R$ 1.581,13 versus R$ 1.277,26. Esse padrão segue a mesma tendência na série histórica coletada. Quanto maior a renda, maior o gasto no cartão. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de R$ 3.745,67, em março de 2024. Na faixa de dois a três salários, R$ 1.071,05 e R$ 417,51 até um salário-mínimo. Olhando para as regiões do país, os tickets médios mais altos, em março de 2024, encontram-se, respectivamente, no Centro-Oeste e Sul com valores de R$ 1.556,80 e R$ 1.499,39. Já a região que apresenta o menor montante na fatura do cartão do crédito é o Norte com R$ 1.231,17. A faixa etária com maior ticket é entre 36 e 50 anos, com um gasto médio de R$ 1.527,40, no período analisado. Já a de mais de 60 anos, apresentou o menor ticket com R$ 1.201,61. Na séria histórica, a faixa etária até 25 anos costuma ter o menor ticket médio.

Pontualidade de pagamentos

O Cadastro Positivo permite identificar a pontualidade de pagamentos dos brasileiros da sua fatura de cartão de crédito. De forma geral, a pontualidade ficou em 80,7% em março de 2024, Janeiro e fevereiro de 2024 obtiveram 80,9% e 81,2%, respectivamente. “Com os dados do Cadastro Positivo, é possível termos acesso a mais informações e, com isso, entender de forma mais completa o comportamento do consumidor. Consequentemente, o risco de crédito pode ser mais bem avaliado por parte dos credores. Sabemos que o cartão de crédito é uma ferramenta importante para a população e para seu orçamento e ter informações sobre essa modalidade de crédito, como o ticket médio e pontualidade do pagamento, favorecem o sistema financeiro como um todo”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. Em relação ao gênero, as mulheres tiveram 80,6% de pontualidade enquanto os homens obtiveram 80,8%. Quando falamos de renda, quanto maior, maior a pontualidade. Acima de dez salários-mínimos, o percentual das parcelas pagas foi de 92,2%, em março de 2024. Para quem ganha entre dois e três salários-mínimos, a pontualidade cai para 75,4% e 70% para a faixa de renda de até um salário, em março. Olhando para as regiões do país, destacaram-se as regiões Sul e Sudeste, com 82% e 81,9%, respectivamente. A região Norte foi a que apresenta o menor percentual no quesito, com 76,3%. O grupo acima de 60 anos apresentou o maior grau de pontualidade com 85,6%. Já os mais jovens, na faixa etária de até 25 anos tiveram menor taxa em março de 2024, com 61,1%.

Metodologia

Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro. Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato