Levantamento inédito buscou entender as prioridades e preferências que promovem equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O que faria você aceitar ou não um emprego? Para 46,4% dos profissionais a oferta de um pacote de “benefícios – como plano de saúde e vales alimentação, refeição e/ou transporte” – é um item muito importante para concordar com uma proposta de trabalho. O dado faz parte de uma pesquisa inédita para entender as prioridades e preferências dos trabalhadores brasileiros encomendada pela Serasa Experian, datatech líder global em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Em segundo lugar está “práticas que promovem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” (35,1%) e “estabilidade e plano de carreira” (34,9%) vem em terceiro. Confira o ranking completo no gráfico a seguir:

Gráfico com dados sobre as iniciativas para aceitar um emprego

“Nosso objetivo é sempre atrair e ter os melhores talentos trabalhando conosco. Por isso, é importante para nós entendermos o que esses profissionais valorizam na hora de decidir em qual empresa querem estar e se estamos, como companhia, indo ao encontro desses valores. Esse tipo de pesquisa nos traz informações relevantes de comportamento e nos ajudam a tomar as melhores decisões no sentido de oferecer o melhor para nossos profissionais e desenvolver programas conectados às necessidades dos colaboradores. Avaliando nossas iniciativas, ficamos felizes de ver que estamos no caminho certo ao oferecer benefícios diferenciados, horários flexíveis de trabalho e plano de carreira sólido, entre outras práticas", diz Diretor de Recursos Humanos da Serasa Experian, Antonio Catharino.

Plano de saúde e vale alimentação são benefícios escolhidos como essenciais

O levantamento também identificou que, entre os benefícios oferecidos pelas empresas, a maioria dos entrevistados valorizam mais os atrelados à “saúde” (84%), que englobam convênio médico e odontológico, descontos em academias, entre outros. “Alimentação” (74%) veio em seguida e contempla vale-refeição/vale-alimentação, cesta básica e refeitório na empresa, por exemplo. Além disso, o “benefício financeiro”, que reúne previdência privada corporativa, parceria com empresas de crédito consignado, entre outros, aparece como crucial para os participantes (46%), sobretudo para a Classe A (53%) e para aqueles que têm dependentes (48%).

Foi identificada, ainda segundo o estudo, uma diferenciação notável entre as gerações. A geração Z, por exemplo, atribui um grau igual de importância à saúde e à alimentação (74%), enquanto as Y (84%), X (87%) e Baby Boombers (88%) tendem a valorizar mais a saúde.

“Esses dados mostram a diversidade de necessidades e prioridades dos profissionais brasileiros, destacando a importância de oferecer uma gama variada de benefícios para atender a diferentes grupos e promover o bem-estar de maneira abrangente”, comenta Antonio Catharino.

Preservação da saúde mental: a prática mais importante

Quando perguntados sobre a relevância das atividades oferecidas pela empresa em que trabalham ou gostariam de trabalhar, os respondentes escolheram ações para a “preservação da saúde mental” como a mais importante e a “flexibilidade de horário” em segundo lugar. Confira o ranking com os top 5 itens mais apontados pelos profissionais:

Ranking com os itens mais apontados pelos profissionais para preservação da saúde mental

“Essa crescente preocupação mostra a urgência de iniciativas com esse foco pelas empresas. Na Serasa Experian, por exemplo, já temos esse tema como compromisso há anos, buscando promover o bem-estar no trabalho. Nossos programas reduzem o estigma em torno da saúde mental, além de criar um ambiente onde as pessoas se sentem mais confortáveis em buscar ajuda. Nesse sentido, o ‘Programa Respire’ se destaca ao reunir uma série de ações com foco na saúde e bem-estar dos nossos colaboradores”, reforça Antonio Catharino.

Metodologia e amostra

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1,5 mil indivíduos que estão atualmente empregados ou em busca de emprego no Brasil. Foram incluídos profissionais em várias modalidades (CLT, PJ, Terceiro e Profissional Liberal). A amostra também foi cuidadosamente selecionada para refletir o porte das empresas, com 20% das respostas provenientes de pequeno, médio e grande porte.

O estudo abrangeu uma ampla gama de cargos, desde estagiários e assistentes até diretores e superintendentes. Além disso, os participantes da pesquisa eram profissionais em empresas privadas e a distribuição de gênero na amostra foi bastante equilibrada, com 49% feminino e 51% masculino. A coleta foi realizada de 22/05 até 02/06 via Painel de Respondentes Online. A margem de erro é de 3%.

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.