Sempre em busca de talentos na área de TI, a companhia compartilha um guia para elaborar currículo e chamar a atenção dos recrutadores

O setor de tecnologia é um dos que mais crescem no país, com uma expectativa de evoluir 12% em 2024, conforme projeção da consultoria International Data Corporation (IDC Brasil). Iniciar o ano em um novo emprego é o desejo de muitos profissionais da área. Para ajudar em uma possível recolocação ou para ingressar em um novo trabalho, a Serasa Experian, datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, separou seis dicas valiosas para elaborar um currículo direcionado a vagas de tecnologia, baseada em sua expertise como uma das melhores empresas de Tecnologia da Informação (TI) para trabalhar, conforme ranking Great Place to Work (GPTW). Confira:

1. Currículo enxuto – é importante ser breve. Nos processos seletivos, os recrutadores têm contato com vários currículos todos os dias e encher o documento de informações não essenciais pode não ser uma boa ideia, já que o profissional de RH pode se perder na leitura e não conseguir analisar seu perfil. Busque identificar e priorizar o que é realmente relevante. Mesmo que o candidato possua diversas experiências profissionais, vale a pena refletir antes se realmente cabe citar todas elas. Tenha em mente o cargo que você deseja ocupar e destaque aquelas que possam agregar na execução dessa função.

2. Informar os dados pessoais e não esquecer do objetivo - A primeira seção do currículo deve conter as informações de contato do candidato. Preencha essa parte com atenção e a mantenha sempre atualizada. As essenciais são:

• Nome;
  • Número de telefone;
  • E-mail;

3. Objetivo: Logo abaixo, é necessário incluir o objetivo. Ele serve para indicar qual cargo o candidato gostaria de ocupar dentro da empresa. Por isso, vale ter clareza e assertividade. Outro ponto importante: evitar frases muito longas.

4. Incluir palavras-chaves – Após o cabeçalho do currículo, é importante fazer um breve resumo de, no máximo cinco linhas, sobre as habilidades e experiências que correspondam à vaga em que se está concorrendo. Ao final deste espaço, devem ser incluídas palavras-chaves referentes às linguagens de programação e tecnologias em que o candidato já atuou. Isso contribui e muito para a leitura do recrutador e na identificação de possíveis tecnologias que ajudam o RH a selecionar os melhores candidatos.

5. Projetos de destaque – Utilizar o GitHub, plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão, também é uma forma de deixar o currículo com informações importantes e mais atrativas. Essa plataforma permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado adicionem seus projetos.

6. Elaborar um documento com boa estrutura - Um currículo visualmente agradável facilita o acesso às informações e direciona o olhar do recrutador para os pontos realmente importantes do documento. Ter uma boa estrutura e um bom layout podem ser decisivos no momento de seleção para uma entrevista.

Com mais de 4,6 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2022, recebeu o prêmio de “Melhor Empresa para se Estagiar” e “Melhor Empresa para Jovens Profissionais do Brasil”, ambos da plataforma FirstJob. Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a companhia foi certificada no prêmio “Great Place to Work” e, pelo segundo ano consecutivo, como uma das mais inovadoras do país pelo Valor Econômico. No ano passado, também recebeu a premiação como uma das melhores empresas para se trabalhar em Tecnologia da Informação e foi eleita uma das 25 Top Companies para desenvolvimento de carreira pelo LinkedIn. A Serasa Experian ainda foi reconhecida este ano como uma das Melhores Empresas para o Talento Feminino do país também pela FirstJob.

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.