800 jovens selecionados receberão formação completa em TI e Dados e terão apoio para inserção no mercado de trabalho. A primeira etapa do programa acontece na cidade de São Paulo (zona sul) e São Carlos. As inscrições vão até o dia 18 de abril

A Serasa Experian, em parceria inédita com a Gerando Falcões, ONG que tem a missão de transformar a pobreza da favela antes de Marte ser colonizado, vai oferecer, até o final de 2023, mais de 800 bolsas de estudos 100% gratuitas para jovens de baixa renda de todo o Brasil que queiram ingressar no mercado de tecnologia e dados. As inscrições começam hoje, dia 27 de março, e as vagas são destinadas exclusivamente para jovens residentes em favelas e que estejam cursando ou completado o Ensino Médio em instituição pública ou em particular sendo bolsista.

Na etapa 1 do programa, serão 200 bolsas de ensino destinadas a jovens de 18 a 23 anos da zona sul de São Paulo e de São Carlos/SP. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.serasaexperian.com.br/transformese. O programa será presencial, terá a duração de 260 horas e vai abordar informática básica, lógica de programação e programação de sistemas. Além disso, os jovens terão mentoria de carreira com profissionais da Serasa Experian, acompanhamento social e pedagógico personalizado, certificação do Senac ao final do curso e apoio para inserção no mercado. Os alunos terão ajuda de custo de R$ 500 mensais para participação no programa. A iniciativa faz parte do Programa Transforme-se da Serasa Experian, que tem o objetivo de desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade nas áreas de programação e dados, um setor que só cresce e gera oportunidades de emprego.

As próximas turmas ocorrerão em São Paulo (zona leste), Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Florianópolis.

O gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Roger Cruz, comenta que o ingresso no mercado de trabalho é um processo árduo para os jovens, especialmente para aqueles que não tiveram oportunidade de ter formação adequada. “Queremos transformar a vida dos jovens da favela por meio da educação, quebrando barreiras para diminuir a desigualdade. Teremos uma abordagem completa, com conteúdo técnico consistente, desenvolvimento humano e atenção diferenciada para cada indivíduo, garantindo que possam extrair o máximo da oportunidade. Ao final, esses jovens estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa ou área de tecnologia.”

"O mercado de tecnologia tem crescido a cada dia, e uma parceria como essa abre caminhos para que jovens moradores de favela tenham suas habilidades valorizadas e possam expandir a consciência, os colocando na trilha da inclusão produtiva. Fico muito feliz porque sei que centenas de oportunidades e possibilidades estão se abrindo para futuros brilhantes", complementa Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

Como o Transforme-se vai funcionar?

• Bolsa 100% gratuitas para estudar com a metodologia Senac
  • Carga horária: 260 horas, 4 meses de aulas presenciais no período da tarde ou noite
  • 800 bolsas para o primeiro módulo em Informática Básica e Lógica de Programação com 60h de duração. Os alunos com maior afinidade com a área serão selecionados para receber uma das 400 bolsas para o segundo módulo em Programação de Sistemas com 200h de duração.
  • Mentoria com profissionais da Serasa Experian
  • Bolsa-auxílio para estudantes de R$ 500 por mês
  • Acompanhamento social e pedagógico individualizado
  • Etapa 1: 200 bolsas para as cidades de São Carlos e São Paulo (Zona Sul), inscrições abertas até 20 de abril e início das aulas em maio de 2023.
  • Etapas 2 e 3: 800 bolsas para as cidades de Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo (Zona Leste). Inscrições e aulas no 2º semestre de 2023.

Para se inscrever, clique aqui.

Esta é a quarta edição do programa, que já ofereceu 260 bolsas no total. A primeira edição foi exclusiva para mulheres em todo Brasil, a segunda para jovens de baixa renda de São Carlos e a terceira, focada em pessoas em deficiência e está em andamento. Em menos de 6 meses após o curso, mais de 2/3 dos beneficiados conseguiram emprego na área ou aumento de renda. Estima-se que só no Brasil nos próximos cinco anos, teremos falta de mais de 800 mil de profissionais de TI, “ou seja, as oportunidades de carreira em tecnologia são imensas”, reforça o executivo da Serasa Experian.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.