Ainda em projeto piloto, a energia gerada por essa solução é capaz de iluminar internamente um prédio inteiro do escritório em São Carlos; desde 2019, a empresa conseguiu reduzir sua emissão de carbono em 33%

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), uma das maiores partes da emissão direta de gases de efeito estufa vem dos combustíveis fósseis utilizados para gerar energia elétrica. Na Serasa Experian, esse consumo representa 95% das emissões totais. Reforçando seu compromisso com o meio ambiente e o objetivo de se tornar carbono neutro até 2030, ou seja, eliminar e reduzir as emissões de carbono das operações controladas pela Serasa Experian, podendo também compensar essas emissões por meio da compra de crédito de carbono ou recuperação de florestas em áreas degradadas, a companhia adotou uma série de ações para diminuir o consumo elétrico e construir um futuro mais sustentável.

Segundo o gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Roger Cruz, “em 2019 fizemos nosso inventário de emissões de carbono e desde então temos trabalhado evoluindo para que nossos escritórios e data centers para se tornarem mais eficientes no consumo de eletricidade, aumentando o número de carros híbridos na nossa frota e agora também investindo em geração de energia renovável. O objetivo é investir cada vez mais em iniciativas para diminuir o nosso impacto ambiental no planeta”.

Nos escritórios de São Carlos, onde a companhia também atua, foram instalados painéis solares que, desde agosto, já conseguem abastecer 100% da iluminação elétrica de um dos prédios da operação. A segunda fase com o aumento no número de painéis já está em andamento. Além disso, existem diversas outras ações que tornam o escritório em um dos prédios mais sustentáveis da cidade:

  • Alto aproveitamento da luz solar nos prédios;
  • Presença de fotocélulas nos postes das áreas externas;
  • Instalação de sensores de presença;
  • Desligamento dos sistemas de climatização em dias mais frios.
  • Controle do desligamento de ar-condicionado feito pela equipe de manutenção, evitando utilização desnecessária;
  • Iluminação por lâmpadas de LED, que são acionadas por meio de uma programação horária – o que ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica;
  • Aproveitamento da água de chuva para utilização nos jardins;
  • Preservação de uma área de 9.000m² em torno do escritório, contribuindo para a biodiversidade do município


Fonte: Serasa Experian (painel solar – escritório da companhia em São Carlos)

Outro diferencial é a adoção do programa de redução de plásticos de uso único. “Fizemos um levantamento detalhado de todos os itens que são consumidos nos escritórios e que são classificados como SUP, da sigla em inglês Single Use Plastic. Agora, estamos trabalhando para reduzirmos e até eliminarmos ao máximo o consumo desses itens”, finaliza Roger.

Experian é líder em questões climáticas

A Experian foi reconhecida pelo ranking do Financial Times, em parceria com a provedora de dados Statista, como uma das empresas líderes em questões climáticas na Europa em 2022. A conquista foi pela empresa ter alcançado a maior redução na intensidade das emissões de CO² no continente.

Em fevereiro de 2022, a companhia também figurou no ranking do CDP por liderar o engajamento de fornecedores para mudanças climáticas. A empresa passou a pedir para seus parceiros as constatações de emissão de carbono associadas às suas propostas de trabalho. Com isso, as respostas são consideradas na hora da tomada de decisão para garantir a parceria com novos fornecedores que também contribuam para a jornada rumo ao carbono neutro.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.