25 de ago. 2025
Tentativas de golpe envolvendo biometria e documento falso aumentam quase 30% em um ano, segundo Serasa Experian; veja como se proteger
Ocorrências chegaram a 2,3 milhões entre janeiro e maio de 2025
Entre janeiro e maio de 2025, 41,2% das tentativas de fraude evitadas por tecnologias de autenticação e prevenção envolviam biometria facial e uso de documentos, totalizando 2.384.340 ocorrências. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, e revelam que o volume representa um crescimento de 28,3% nos últimos 12 meses, com a média de 11 tentativas por minuto.
Segundo o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, os golpistas têm se aproveitado da confiança em tecnologias legítimas de autenticação facial e verificação documental para aplicar fraudes sofisticadas. “A partir de selfies e imagens de documentos pessoais, muitas vezes coletadas diretamente de redes sociais ou mensagens privadas, criminosos se passam por outras pessoas e conseguem liberar empréstimos, abrir contas bancárias ou contratar serviços financeiros sem o conhecimento da vítima. Fotos e documentos pessoais usados para confirmar a identidade são como uma senha e precisam ser protegidos da mesma maneira”.
Mas a responsabilidade pela proteção da identidade não é só do consumidor. As empresas também precisam estar atentas e adotar medidas robustas de prevenção. “É essencial que as companhias tenham inteligência para identificar comportamentos suspeitos logo no primeiro contato do usuário. Imagine que a captura biométrica foi realizada em um celular que nunca havia sido associado àquela pessoa, e a primeira ação foi solicitar um empréstimo. Suspeito, não é? Esse tipo de análise de contexto é indispensável para bloquear fraudes antes que elas se concretizem”, afirma Rocha.
Como funciona o golpe?
Os fraudadores costumam se passar por empresas ou representantes de serviços públicos, pedindo fotos do rosto ou de documentos para supostos cadastros. Em outros casos, criam sites falsos ou enviam QR codes e links maliciosos que acionam a câmera do celular para capturar a biometria da vítima. Com essas imagens, combinadas a dados vazados, tentam burlar processos de autenticação.
Como se proteger? Dicas para prevenção:
• Nunca enviar fotos do rosto ou gravações de voz por aplicativos de mensagem, redes sociais ou e-mail, principalmente para pessoas que não de sua confiança;
• Não permitir que tirem sua foto ou escaneiem seus documentos sem motivo claro e legítimo, e foram de ambientes físicos e digitais seguros;
• Desconfiar de abordagens inesperadas com pedidos de “atualização de cadastro”;
• Cadastrar biometria facial apenas em apps e sites oficiais e seguros;
• Verificar se o aplicativo ou empresa realmente utiliza biometria como método de autenticação;
• Atualizar sempre o sistema do celular, pois versões mais recentes corrigem falhas de segurança;
• Utilizar autenticação em dois fatores sempre que possível.
Dicas para empresas:
• Investir em proteção em camadas, combinando biometria, geolocalização, validação de dispositivos e outras etapas na jornada para aumentar a eficácia da autenticação;
• Utilizar tecnologias de autenticação seguras, certificadas e acessíveis, que incluam verificação de vivacidade (liveness) para garantir que a validação esteja sendo feita por uma pessoa real e presente, sem comprometer a experiência do usuário ou sua acessibilidade;
• Fazer da prevenção uma alavanca de experiência do cliente, diminuindo fricções com uma orquestração inteligente de soluções antifraude que ajuda a equilibrar segurança com fluidez na jornada digital;
• Acompanhar os principais indicadores da biometria facial, como quantas pessoas conseguem usar essa tecnologia (cobertura), com que grau de acerto ela reconhece corretamente cada rosto (precisão) e em quanto tempo responde nas tentativas de uso (SLA);
• Fortalecer a verificação documental com inteligência artificial, usando ferramentas de documentoscopia que são capazes de identificar adulterações sutis em documentos digitais, cruzar dados com bases confiáveis e acelerar o processo de decisão sem comprometer a segurança;
• Educar seus colaboradores, parceiros e clientes: Golpes com engenharia social podem começar com um e-mail falso ou uma ligação suspeita, e causar danos graves. Manter as pessoas informadas é uma das defesas mais eficazes contra fraudes.
• Fazer da prevenção uma alavanca de experiência do cliente, diminuindo fricções com uma orquestração inteligente de soluções antifraude que ajuda a equilibrar segurança com fluidez na jornada digital.
“A segurança digital não é mais opcional. A conscientização sobre os riscos da exposição biométrica é o primeiro passo para evitar prejuízos e preservar sua identidade”, declara Rocha.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
PME
Tempo de leitura 4m
23, out. 2025
Marca Empregadora
Tempo de leitura 4m
23, out. 2025
Marca Empregadora
Tempo de leitura 3m
22, out. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.