Prevenção à Fraude

18 de nov. 2025

Black Friday: Produtos de beleza lideram compras e tentativas de fraude na data, mostra estudo da Serasa Experian

• Mapa da Fraude especial Black Friday realizado pela datatech aponta que a categoria de Beleza liderou as vendas no principal período promocional do ano passado — tanto no mês quanto no fim de semana da Black Friday;

• Quase um terço (32,9%) das vendas de eletrodomésticos de novembro ocorreu no período de 04 dias da Black Friday, reforçando a forte concentração de consumo no período.

Produtos de Beleza lideraram o volume de pedidos tanto no mês de novembro quanto durante a Black Friday 2024. Somente na semana do evento, o segmento concentrou 25,5% do total de compras realizadas dentro da própria categoria, evidenciando a força do período promocional para o setor. Em paralelo, o alto interesse dos consumidores também atraiu a atenção dos fraudadores: a categoria respondeu por 16,8% das fraudes evitadas durante o evento, segundo dados da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, com base na análise de transações entre 28 de novembro e 1º de dezembro. O levantamento mostra que os hábitos digitais de 2024 já antecipam as vulnerabilidades de 2025, em um cenário em que consumo acelerado e risco de exposição caminham lado a lado.

Logo atrás de Beleza, que somou mais de 659 mil pedidos no período da Black Friday, destacaram-se as categorias Calçados (463 mil pedidos; 25,1% das vendas de novembro concentradas dentro da categoria), Vestuário (438 mil; 23,1%), Saúde (299 mil; 14,4%) e Eletrodomésticos (239 mil; 32,9%). Esta última se destacou não apenas pela alta concentração de compras durante a semana promocional, o que indica que muitos consumidores aguardam a data para adquirir esses itens, mas também por ter movimentado o maior volume financeiro da Black Friday e liderado em valor de fraudes evitadas.

Em termos proporcionais, a categoria de Eletrodomésticos concentrou 22,2% das tentativas de fraude registradas em novembro durante o evento, seguida por Celulares (21,2%) e Beleza (17,7%). Os números reforçam como os criminosos acompanham o comportamento do consumidor e agem com precisão em datas de alto volume. Confira abaixo um gráfico com as cinco categorias com mais ocorrências no período:

“Enquanto o varejo se prepara para impulsionar vendas, os golpistas veem na Black Friday uma chance de explorar vulnerabilidades digitais. Eles seguem o rastro do consumo com precisão e agem em categorias de alta demanda, para aproveitar possíveis brechas. Embora as tentativas de golpe ocorram o ano todo, datas promocionais como a Black Friday, que hoje já é uma das mais relevantes para o e-commerce no Brasil, concentram ataques com potencial de causar grandes prejuízos a consumidores e empresas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.

Fraudes miram produtos populares e de alto tíquete médio no e-commerce

Entre os produtos mais comprados e atacados durante a Black Friday 2024, alguns se destacam. Um console de videogame liderou o ranking de tentativas de fraudes, com mais de 4,2 mil pedidos analisados, movimentando R$ 14,8 milhões em vendas e potencial de prejuízo em R$ 790,8 mil, o maior valor individual registrado. Um modelo de Air Fryer, item mais vendido da data em volume de pedidos, também apareceu entre os alvos mais recorrentes, com R$ 74,6 mil em fraudes evitadas. Já um Notebook teve o menor número de pedidos entre os mais fraudados, mas apresentou a maior taxa de tentativa de golpe detectada, atingindo 10,5%, sendo a única da lista a ultrapassar os dois dígitos. 

Ao todo, a Serasa Experian analisou 5,2 milhões de transações que movimentaram R$ 3,5 bilhões. Durante o evento, foram interceptadas 32,4 mil tentativas de fraude, o que evitou prejuízos de R$ 51,8 milhões para consumidores e empresas. O estudo completo está disponível clicando aqui.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

 

 

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato