18 de nov. 2025
Black Friday: Produtos de beleza lideram compras e tentativas de fraude na data, mostra estudo da Serasa Experian
• Mapa da Fraude especial Black Friday realizado pela datatech aponta que a categoria de Beleza liderou as vendas no principal período promocional do ano passado — tanto no mês quanto no fim de semana da Black Friday;
• Quase um terço (32,9%) das vendas de eletrodomésticos de novembro ocorreu no período de 04 dias da Black Friday, reforçando a forte concentração de consumo no período.
Produtos de Beleza lideraram o volume de pedidos tanto no mês de novembro quanto durante a Black Friday 2024. Somente na semana do evento, o segmento concentrou 25,5% do total de compras realizadas dentro da própria categoria, evidenciando a força do período promocional para o setor. Em paralelo, o alto interesse dos consumidores também atraiu a atenção dos fraudadores: a categoria respondeu por 16,8% das fraudes evitadas durante o evento, segundo dados da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, com base na análise de transações entre 28 de novembro e 1º de dezembro. O levantamento mostra que os hábitos digitais de 2024 já antecipam as vulnerabilidades de 2025, em um cenário em que consumo acelerado e risco de exposição caminham lado a lado.
Logo atrás de Beleza, que somou mais de 659 mil pedidos no período da Black Friday, destacaram-se as categorias Calçados (463 mil pedidos; 25,1% das vendas de novembro concentradas dentro da categoria), Vestuário (438 mil; 23,1%), Saúde (299 mil; 14,4%) e Eletrodomésticos (239 mil; 32,9%). Esta última se destacou não apenas pela alta concentração de compras durante a semana promocional, o que indica que muitos consumidores aguardam a data para adquirir esses itens, mas também por ter movimentado o maior volume financeiro da Black Friday e liderado em valor de fraudes evitadas.
Em termos proporcionais, a categoria de Eletrodomésticos concentrou 22,2% das tentativas de fraude registradas em novembro durante o evento, seguida por Celulares (21,2%) e Beleza (17,7%). Os números reforçam como os criminosos acompanham o comportamento do consumidor e agem com precisão em datas de alto volume. Confira abaixo um gráfico com as cinco categorias com mais ocorrências no período:

“Enquanto o varejo se prepara para impulsionar vendas, os golpistas veem na Black Friday uma chance de explorar vulnerabilidades digitais. Eles seguem o rastro do consumo com precisão e agem em categorias de alta demanda, para aproveitar possíveis brechas. Embora as tentativas de golpe ocorram o ano todo, datas promocionais como a Black Friday, que hoje já é uma das mais relevantes para o e-commerce no Brasil, concentram ataques com potencial de causar grandes prejuízos a consumidores e empresas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.
Fraudes miram produtos populares e de alto tíquete médio no e-commerce
Entre os produtos mais comprados e atacados durante a Black Friday 2024, alguns se destacam. Um console de videogame liderou o ranking de tentativas de fraudes, com mais de 4,2 mil pedidos analisados, movimentando R$ 14,8 milhões em vendas e potencial de prejuízo em R$ 790,8 mil, o maior valor individual registrado. Um modelo de Air Fryer, item mais vendido da data em volume de pedidos, também apareceu entre os alvos mais recorrentes, com R$ 74,6 mil em fraudes evitadas. Já um Notebook teve o menor número de pedidos entre os mais fraudados, mas apresentou a maior taxa de tentativa de golpe detectada, atingindo 10,5%, sendo a única da lista a ultrapassar os dois dígitos.
Ao todo, a Serasa Experian analisou 5,2 milhões de transações que movimentaram R$ 3,5 bilhões. Durante o evento, foram interceptadas 32,4 mil tentativas de fraude, o que evitou prejuízos de R$ 51,8 milhões para consumidores e empresas. O estudo completo está disponível clicando aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Targeting (MS)
Tempo de leitura 4m
19, nov. 2025
Prevenção à Fraude
Tempo de leitura 5m
18, nov. 2025
Crédito
Tempo de leitura 5m
17, nov. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.