PME

15 de dez. 2025

Vendas de Natal 2025: 69% das PMEs têm expectativa de aumento nas vendas em relação ao último ano, segundo pesquisa da Serasa Experian

·       17% dos empreendedores esperam resultados iguais ao ano passado

Principal data do varejo, o Natal movimenta diversos setores e gera grande expectativa sobre o desempenho das vendas. Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, revela que 69% das pequenas e médias empresas esperam um aumento nas vendas e no faturamento na data em comparação com 2024. Já 17% projetam resultados iguais aos do último ano e 14% acreditam que haverá queda.

“O Natal segue sendo uma das datas mais importantes para as PMEs, pois concentra grande parte do faturamento anual do varejo e é uma época crucial para a estratégia de vendas de muitas empresas. Para isso, o empreendedor deve organizar seu estoque e planejar as ações para converter esse movimento de consumo em resultados positivos para seu negócio”, explica o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Expectativa das PMES por regiões, faixas de Score PJ e tempo de atuação

Entre os empreendedores que esperam aumento nas vendas neste Natal, a Região Sudeste lidera, concentrando 52% das respostas positivas. Na sequência, aparecem Nordeste e Sul, ambas com 15%, seguidas por Centro-Oeste e Norte, cada uma com 9% das indicações.

Já para aqueles que esperam um desempenho igual ao do último ano, o Sudeste novamente lidera com 66% das respostas. Na sequência aparecem a região Sul (19%), Nordeste (8%), Norte (4%) e Centro-Oeste (3%).

Para os empreendedores que projetam queda no faturamento, o Sudeste também concentra a maior parcela, com 55% das respostas. O Sul surge em segundo lugar, com 23%, seguido pelo Centro-Oeste (13%), Norte (6%) e Nordeste (3%).

No recorte por faixa de score, empresas com pontuação entre 145 e 473 pontos — alto risco — concentram a maior parte das PMEs que esperam aumento no faturamento neste Natal, representando 44% das respostas positivas. Em seguida aparecem os negócios com score entre 474 e 671 pontos, classificados como médio risco, que somam 30% das indicações. Já as empresas com score entre 672 e 850 pontos, de baixo risco, correspondem a 12% das respostas. Os negócios com pontuação de 0 a 144 pontos, enquadrados como altíssimo risco, representam 8%, enquanto as empresas com score acima de 850 pontos, avaliadas como baixíssimo risco, completam o grupo com 5% das expectativas de crescimento.

Entre os empreendedores que projetam queda no faturamento, a maior concentração está novamente nas empresas de alto risco (145 a 473 pontos), que respondem por 26% das indicações. Na sequência aparecem as PMEs de altíssimo risco (0 a 144 pontos), com 22%. Já as empresas classificadas como baixo risco (672 a 850 pontos) somam 18%, assim como como as de baixíssimo risco (acima de 850 pontos), com 18%. Por fim, encontram-se as de médio risco (474 a 671 pontos), com 17%.

Para aqueles que acreditam que o desempenho será igual ao do último ano, as empresas de alto risco (145 a 473 pontos) continuam em maior volume, com 35% das respostas. Em seguida aparecem as PMEs de médio risco (474 a 671 pontos), com 20%, e as de altíssimo risco (0 a 144 pontos), que somam 17%. As empresas de baixíssimo risco (acima de 850 pontos) representam 16% das indicações, enquanto os negócios classificados como baixo risco (672 a 850 pontos) correspondem a 13% das respostas.

Olhando para o tempo de atuação, as empresas mais jovens — com 1 a 5 anos de existência — são as mais otimistas: elas representam 57% das PMEs que esperam aumento nas vendas neste Natal. Em seguida aparecem os negócios com 6 a 10 anos (20%) e aqueles com 11 a 20 anos (17%). Já empresas mais maduras, com 21 a 30 anos e mais de 30 anos, correspondem a 4% e 2% das respostas positivas, respectivamente.

No grupo de pequenas e médias empresas que esperam um desempenho igual ao do último ano, CNPJs com 1 a 5 anos novamente aparecem em maior volume, com 38% das respostas. Em seguida estão as PMEs com 11 a 20 anos (24%), com 6 a 10 anos (26%), com 21 a 30 anos (7%) e, por fim, as com mais de 30 anos, que representam 5% das indicações.

Por fim, entre os empreendedores que projetam queda no faturamento, o grupo com 1 a 5 anos também lidera, representando 29% das respostas, seguido de perto pelas PMEs com 6 a 10 anos (27%) e pelas empresas com 11 a 20 anos (24%). Já negócios com 21 a 30 anos respondem por 14%, enquanto aqueles com mais de 30 anos somam 5%.

Conteúdo para as PMEs

Visando apoiar os empreendedores nesse momento, a Serasa Experian disponibilizou conteúdo para apoiar público de pequenas e médias empresas na data, com dicas para criação de campanhas com o mote natalino. Confira no link.

O portal de conteúdo para PMEs da Serasa Experian conta artigos, ebooks e trilhas de conhecimento relacionadas ao universo do empreendedorismo, de forma simples e aprofundada. Entre os conteúdos disponíveis estão o ebook de Reforma Tributária elaborada pela datatech, a calculadora de horas trabalhadas e análises econômicas voltadas para esse público.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 558 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de novembro de 2025 com respondentes de todo o Brasil. 

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato