15 de dez. 2025
Vendas de Natal 2025: 69% das PMEs têm expectativa de aumento nas vendas em relação ao último ano, segundo pesquisa da Serasa Experian
· 17% dos empreendedores esperam resultados iguais ao ano passado
Principal data do varejo, o Natal movimenta diversos setores e gera grande expectativa sobre o desempenho das vendas. Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, revela que 69% das pequenas e médias empresas esperam um aumento nas vendas e no faturamento na data em comparação com 2024. Já 17% projetam resultados iguais aos do último ano e 14% acreditam que haverá queda.
“O Natal segue sendo uma das datas mais importantes para as PMEs, pois concentra grande parte do faturamento anual do varejo e é uma época crucial para a estratégia de vendas de muitas empresas. Para isso, o empreendedor deve organizar seu estoque e planejar as ações para converter esse movimento de consumo em resultados positivos para seu negócio”, explica o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
Expectativa das PMES por regiões, faixas de Score PJ e tempo de atuação
Entre os empreendedores que esperam aumento nas vendas neste Natal, a Região Sudeste lidera, concentrando 52% das respostas positivas. Na sequência, aparecem Nordeste e Sul, ambas com 15%, seguidas por Centro-Oeste e Norte, cada uma com 9% das indicações.
Já para aqueles que esperam um desempenho igual ao do último ano, o Sudeste novamente lidera com 66% das respostas. Na sequência aparecem a região Sul (19%), Nordeste (8%), Norte (4%) e Centro-Oeste (3%).
Para os empreendedores que projetam queda no faturamento, o Sudeste também concentra a maior parcela, com 55% das respostas. O Sul surge em segundo lugar, com 23%, seguido pelo Centro-Oeste (13%), Norte (6%) e Nordeste (3%).
No recorte por faixa de score, empresas com pontuação entre 145 e 473 pontos — alto risco — concentram a maior parte das PMEs que esperam aumento no faturamento neste Natal, representando 44% das respostas positivas. Em seguida aparecem os negócios com score entre 474 e 671 pontos, classificados como médio risco, que somam 30% das indicações. Já as empresas com score entre 672 e 850 pontos, de baixo risco, correspondem a 12% das respostas. Os negócios com pontuação de 0 a 144 pontos, enquadrados como altíssimo risco, representam 8%, enquanto as empresas com score acima de 850 pontos, avaliadas como baixíssimo risco, completam o grupo com 5% das expectativas de crescimento.
Entre os empreendedores que projetam queda no faturamento, a maior concentração está novamente nas empresas de alto risco (145 a 473 pontos), que respondem por 26% das indicações. Na sequência aparecem as PMEs de altíssimo risco (0 a 144 pontos), com 22%. Já as empresas classificadas como baixo risco (672 a 850 pontos) somam 18%, assim como como as de baixíssimo risco (acima de 850 pontos), com 18%. Por fim, encontram-se as de médio risco (474 a 671 pontos), com 17%.
Para aqueles que acreditam que o desempenho será igual ao do último ano, as empresas de alto risco (145 a 473 pontos) continuam em maior volume, com 35% das respostas. Em seguida aparecem as PMEs de médio risco (474 a 671 pontos), com 20%, e as de altíssimo risco (0 a 144 pontos), que somam 17%. As empresas de baixíssimo risco (acima de 850 pontos) representam 16% das indicações, enquanto os negócios classificados como baixo risco (672 a 850 pontos) correspondem a 13% das respostas.
Olhando para o tempo de atuação, as empresas mais jovens — com 1 a 5 anos de existência — são as mais otimistas: elas representam 57% das PMEs que esperam aumento nas vendas neste Natal. Em seguida aparecem os negócios com 6 a 10 anos (20%) e aqueles com 11 a 20 anos (17%). Já empresas mais maduras, com 21 a 30 anos e mais de 30 anos, correspondem a 4% e 2% das respostas positivas, respectivamente.
No grupo de pequenas e médias empresas que esperam um desempenho igual ao do último ano, CNPJs com 1 a 5 anos novamente aparecem em maior volume, com 38% das respostas. Em seguida estão as PMEs com 11 a 20 anos (24%), com 6 a 10 anos (26%), com 21 a 30 anos (7%) e, por fim, as com mais de 30 anos, que representam 5% das indicações.
Por fim, entre os empreendedores que projetam queda no faturamento, o grupo com 1 a 5 anos também lidera, representando 29% das respostas, seguido de perto pelas PMEs com 6 a 10 anos (27%) e pelas empresas com 11 a 20 anos (24%). Já negócios com 21 a 30 anos respondem por 14%, enquanto aqueles com mais de 30 anos somam 5%.
Conteúdo para as PMEs
Visando apoiar os empreendedores nesse momento, a Serasa Experian disponibilizou conteúdo para apoiar público de pequenas e médias empresas na data, com dicas para criação de campanhas com o mote natalino. Confira no link.
O portal de conteúdo para PMEs da Serasa Experian conta artigos, ebooks e trilhas de conhecimento relacionadas ao universo do empreendedorismo, de forma simples e aprofundada. Entre os conteúdos disponíveis estão o ebook de Reforma Tributária elaborada pela datatech, a calculadora de horas trabalhadas e análises econômicas voltadas para esse público.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 558 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de novembro de 2025 com respondentes de todo o Brasil.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Agronegócio
Tempo de leitura 8m
16, dez. 2025
Prevenção à Fraude
Tempo de leitura 5m
16, dez. 2025
PME
Tempo de leitura 5m
15, dez. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.