PME

04 de jun. 2025

Maioria das PMEs considera Score PJ acima de 701 como bom, aponta pesquisa da Serasa Experian

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou uma pesquisa inédita para entender a visão das PMEs sobre a pontuação do Score PJ. O estudo aponta que para 64% das PMEs a pontuação considerada boa para a reputação da sua própria empresa é a partir da faixa de 701.  

A pontuação do Score PJ, que varia de 0 a 1000, indica a probabilidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros dentro de um período de tempo. Dentro do grupo que considera o Score acima de 701 como bom, 37% apontam o intervalo ideal entre 701 e 900, e 27% notas ainda mais altas, acima de 901. Já 10% acreditam que uma boa nota para sua empresa está na faixa entre 501 e 700. Apenas 7% consideram pontuação de 301 e 500, e 4% até 300.

Os dados em relação a essa visão exigente sobre o Score mostram pouca variação quando olhamos por segmentos de atuação das PMEs. O destaque está em um certo grau de tolerância dos respondentes de serviços e comércio atacadista para pontuação até 300. 6% das empresas de serviços consideram a faixa até 300 como boa para o Score PJ da sua empresa e 8% do comércio atacadista.

Dados provenientes da base de pequenas e médias empresas da Serasa Experian mostram que aproximadamente 76% desse público tem o Score até 400.

“Uma pontuação acima de 500 no Score PJ já amplia as chances de a empresa obter um crédito de qualidade, com uma reputação mais robusta perante as instituições financeiras. No entanto, é interessante observar que as PMEs têm uma visão exigente em relação à sua pontuação, considerando faixas acima de 701 como adequadas. Monitorar e cuidar do Score PJ é fundamental, pois a pontuação funciona como uma reputação financeira do negócio. É importante que os negócios conheçam e entendam seu Score, como acontece na pontuação pessoa física. Cerca de 84% dos consumidores já monitoram seu Score, enquanto na pessoa jurídica ainda está na faixa dos 20%. Por isso, trouxemos uma ferramenta explicativa do Score que ajuda as PMEs na compreensão de cada faixa e na visão 360º de cada nota”, explica Cleber Genero, Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian. 

Score dos clientes

Quando o assunto é conceder crédito para outras empresas, o Score PJ passa a ser dado relevante para que o credor tome a melhor decisão. A pesquisa mostra que 75% das PMEs usam o Score PJ para avaliar novos clientes, decidir sobre vendas a prazo e evitar inadimplência. O estudo traz ainda a visão das PMEs sobre a faixa de Score que elas consideram atrativas, olhando para seus clientes. 38% dos respondentes, a maior concentração, acreditam que a faixa entre 701 e 900 reflete um perfil de cliente mais atrativo. 19% das pequenas e médias empresas optaram pela faixa acima de 901 pontos, enquanto 14% entre 501 e 700. 

“O Score PJ é também uma ferramenta de gestão de riscos e esses percentuais comprovam que o mercado valoriza mais o cliente que tem o score mais alto, pois as chances de sofrer um calote são menores com esse tipo de perfil. Portanto, a empresa que tem o score mais alto, aumenta suas chances de obter crédito ou comprar a prazo. Quem trabalha com venda B2B precisa olhar para isso com atenção. Avaliar a pontuação dos clientes ou parceiros comerciais permite negociar melhor, evitar perdas e manter o fluxo de caixa saudável. Por isso, é fundamental entender as faixas de pontuação e seu apetite a risco. Fatores como histórico e pontualidade de pagamentos e consultas realizadas, por exemplo, impactam no dia a dia financeiros das empresas e em seu Score.”, conclui Cleber Genero, Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian.

A consulta do Score PJ próprio pode ser feita de forma gratuita no site da Serasa Experian, disponível em www.empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score. A classificação é baseada em critérios financeiros e comportamentais, além de considerar dados cadastrais, inclusão no Cadastro Positivo, dívidas em aberto e a relação com o mercado. Para ajudar os empreendedores a compreenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade que ajuda PMEs, dentro da interface de consulta, com acesso gratuito e intuitivo. A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento do Score – que vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, menor risco de crédito a empresa apresenta – e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação.

Metodologia

Em agosto de 2024, foram entrevistadas 625 empresas de todos os portes, que guiaram as análises. Os segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas, indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Além disso, o universo da pesquisa não está diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas que já ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse dado com a Serasa Experian, bem como com outros birôs de crédito.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. 

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

 

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato