21 de dez. 2022
5 em cada 10 empresas pretendem buscar crédito para as vendas do Natal, revela Serasa Experian
De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, buscar crédito, em qualquer situação, necessita de cautela e planejamento. “Recorrer ao recurso financeiro pode auxiliar as empresas a quitar dívidas, comprar insumos e otimizar o fluxo de caixa. Mas antes mesmo de adquiri-lo, é preciso encontrar linhas específicas, com as melhores condições e que caibam no prazo e no bolso do empreendedor para evitar desorganização e mitigar riscos de inadimplência. Manter os pagamentos em dia e um bom relacionamento com o mercado são medidas importantes para cuidar do score e da saúde financeira dos negócios”.
Outro dado da pesquisa mostra que 13% dos empreendimentos buscam o recurso para aumentar o limite de crédito para poder vender parcelado, e 22% ainda declararam que querem aumentar o número de parcelas aos consumidores.
“O pagamento à vista não é a realidade de todos os consumidores, por isso que a possibilidade de vender produtos a prazo, sobretudo no cartão de crédito, é uma vantagem competitiva. Além de promover a inclusão de mais pessoas, garante a venda e oferece possibilidade de aumentar o ticket médio, ou seja, vender mais produtos e serviços em um único pedido”.
Canais digitais são os preferidos para fechar negócio
A pesquisa também mostra que, para se conectar com os clientes, o WhatsApp é o canal mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%. Para Cleber Gênero, “é importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia.
Cinco dicas para aproveitar o melhor do período
Para aproveitar as datas comemorativas e impulsionar as vendas, o empreendedor precisa entender a tendência de mercado e o desejo dos consumidores, baseado em pesquisas de anos anteriores. Mas, além disso, existem algumas dicas que podem preparar o negócio para se destacar na data:
- Promova produtos parados do estoque: movimente artigos que estão há muito tempo armazenados aplicando descontos atrativos;
- Maiores descontos para produtos com menor custo: utilize itens que tiveram baixo valor de investimento para atrair os clientes a fim de dar visibilidade às compras mais complexas. É uma estratégia para oferecer artigos complementares e aumentar o ticket médio, mas é necessário ter um bom controle de estoque para evitar que esgotamento;
- Amplie o período de ofertas: muitos empreendedores já transformaram a Black Friday em Black Week ou Black November, que é a ampliação da data para uma semana ou mês inteiros. É uma estratégia interessante se o seu comércio tiver capacidade para atender a demanda prevista de um mês inteiro de preços reduzidos ou pelo menos condições especiais;
- Adote boas práticas: fidelize os clientes com um atendimento humanizado e por meio de multicanais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e marketplaces.
- Garanta a entrega e ofereça promoções reais: defina prazos de entregas que você poderá cumprir e descontos capazes de convencer os consumidores.
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