29 de nov. 2022
5 em cada 10 empresas pretendem aumentar em 10% as vendas com a Copa, revela Serasa Experian
De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, buscar crédito, em qualquer situação, necessita de cautela e planejamento. “Recorrer ao recurso financeiro pode auxiliar as empresas a quitar dívidas, comprar insumos e otimizar o fluxo de caixa. Mas antes mesmo de adquiri-lo, é preciso encontrar linhas específicas, com as melhores condições e que caibam no prazo e no bolso do empreendedor para evitar desorganização e mitigar riscos de inadimplência. Manter os pagamentos em dia e um bom relacionamento com o mercado são medidas importantes para cuidar do score e da saúde financeira dos negócios”.
Outro dado da pesquisa mostra que 13% dos empreendimentos buscam o recurso para aumentar o limite de crédito para poder vender parcelado, e 22% ainda declararam que querem aumentar o número de parcelas aos consumidores.
“O pagamento à vista não é a realidade de todos os consumidores, por isso que a possibilidade de vender produtos a prazo, sobretudo no cartão de crédito, é uma vantagem competitiva. Além de promover a inclusão de mais pessoas, garante a venda e oferece possibilidade de aumentar o ticket médio, ou seja, vender mais produtos e serviços em um único pedido”, completa Genero.
Canais digitais são os preferidos para fechar negócio
A pesquisa também mostra que, para se conectar com os clientes, o WhatsApp é o canal mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%. Para Cleber Gênero, “é importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia.
Cinco dicas para aproveitar o melhor do período
Para aproveitar as datas comemorativas e impulsionar as vendas, o empreendedor precisa entender a tendência de mercado e o desejo dos consumidores, baseado em pesquisas de anos anteriores. Mas, além disso, existem algumas dicas que podem preparar o negócio para se destacar na data:
- Promova produtos parados do estoque: movimente artigos que estão há muito tempo armazenados aplicando descontos atrativos;
- Maiores descontos para produtos com menor custo: utilize itens que tiveram baixo valor de investimento para atrair os clientes a fim de dar visibilidade às compras mais complexas. É uma estratégia para oferecer artigos complementares e aumentar o ticket médio, mas é necessário ter um bom controle de estoque para evitar que esgotamento;
- Amplie o período de ofertas: muitos empreendedores já transformaram a Black Friday em Black Week ou Black November, que é a ampliação da data para uma semana ou mês inteiros. É uma estratégia interessante se o seu comércio tiver capacidade para atender a demanda prevista de um mês inteiro de preços reduzidos ou pelo menos condições especiais;
- Adote boas práticas: fidelize os clientes com um atendimento humanizado e por meio de multicanais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e marketplaces.
- Garanta a entrega e ofereça promoções reais: defina prazos de entregas que você poderá cumprir e descontos capazes de convencer os consumidores.
Serasa Experian A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br Experian A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
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