PME

14 de ago. 2024

3 em cada 10 PMEs têm planos de crescimento, mostra estudo da Serasa Experian que identifica quatro perfis de empreendedores

  • 72% das pequenas e média empresas categorizadas como “Quero ser Grande”, ou seja, com ambições de expansão, apresentam lucratividade
  • Empreendedores foram categorizados de acordo com características e visões sobre o negócio 
A Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, realizou uma pesquisa para entender o perfil dos empreendedores, como as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão estruturadas hoje e como elas estão se preparando para o futuro. Foram entrevistados representantes de PMEs em todo o país, utilizando um modelo estatístico de segmentação para analisar os resultados. Com isso, a Serasa Experian identificou quatro perfis distintos: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.

A saúde financeira das PMEs por perfil

Fator determinante para as PMEs, as questões financeiras foram fundamentais para o agrupamento dos perfis. Ao serem questionadas sobre reservas para imprevistos e crises financeiras, 56% das PMEs afirmam possuí-las. Esse número cresce para 72% nas empresas da categoria “Liderança Inovadora”. Os grupos “Quero ser Grande” e “Caminho Estável” apresentam percentuais semelhantes, com 60% e 58%, respectivamente, respondendo que possuem reservas. Por outro lado, 56% das pequenas e médias empresas “Batalha Diária” não costumam ter economias. Quando falamos de lucro, 72% das PMEs afirmam que operam no positivo, apesar da escassez de recursos financeiros e humanos. Nesse sentido, o grupo que se destaca é o “Liderança Inovadora”, com 89% das empresas que apresentam esse perfil declarando lucratividade. Novamente, os perfis “Quero ser Grande” e “Caminho Estável” apresentam dados similares, com 72% e 75%, respectivamente, afirmando ter lucros. Já as pequenas e médias empresas que se encaixam no perfil “Batalha Diária” apresentam outra realidade financeira, com 43% delas ficando no 0x0 ou operando no vermelho. “A pesquisa nos traz insumos e um panorama valioso para entender, de forma profunda, as características e demandas das PMEs. Isso é fundamental para que possamos apoiá-las em cada momento, com soluções personalizadas, alinhadas aos seus perfis e necessidades específicas.”, afirma o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero. Veja o detalhamento de cada perfil:

1. Quero ser grande

Com maior representatividade (31%), este grupo predomina as empresas que estão em conformidade com as obrigações e têm planos de crescimento robustos. 72% delas reportaram lucros e 60% possuem reservas para imprevistos. Quando questionadas sobre recursos financeiros, humanos e de tempo, as PMES deste perfil são as que menos sofrem com escassez: 44%, 46% e 53% respectivamente afirmam que suas empresas não apresentam tais problemas. Porte e segmento: 41% são microempresa, 33% são médio porte, 14% empreendedores individuais e 12% pequeno porte. Já falando do segmento, 70% atuam em serviços, 18% em comércio varejista, 9% na indústria e apenas 3% em comércio atacadista. Idade da empresa: 39% têm mais de dez anos, 24% entre 5 e 10 anos, 14% de 3 a 5 anos e 23% de 6 meses a 3 anos.

2. Caminho Estável

Com 25% das PMEs, estas empresas focam na estabilidade e na manutenção dos resultados atuais, sem grandes ambições de expansão. A maioria (75%) reportou lucros e 58% possuem reservas de emergência. Em relação a recursos para a empresa funcionar, as PMEs desse grupo afirmam ter mais escassez na parte financeira e humana, 42% cada. Já em termos de tempo, 41% afirmam que não é uma questão em seu negócio.  Porte e segmento: 47% são consideradas microempresas, 24% possuem porte médio, 16% pequeno porte e 14% são empreendedores individuais. Já quanto a atuação, 63% se concentram no setor de serviços, 22% no comércio varejista, 13% na indústria e 2% no comércio atacadista. Idade da empresa: 51% têm mais de 10 anos, 18% de 5 a 10 anos, 15% de 3 a 5 anos e 16% de 6 meses a 3 anos.

3. Batalha Diária

Este grupo, que compreende 22% das PMEs, enfrenta grandes desafios para se manter operando, com escassez de recursos financeiros e humanos. Apenas 49% reportaram lucros e 56% não possuem reservas para imprevistos. Recursos financeiros, humanos e de tempo: Empresas desse grupo são as que mais sofrem com falta de recursos financeiros (52%) e humanos (47%). Em termos de tempo, 34% apresentam um parecer neutro sobre a escassez do recurso. Porte e segmento: 37% são empresas de médio porte, 31% microempresas, 25% são empreendedores individuais e 7% de pequeno porte. Quanto ao ramo de atuação, 71% se concentram em serviços, 18% no comércio varejista, 6% na indústria e 5% no comércio atacadista. Idade da empresa: 24% têm mais de 10 anos, 16% de 5 a 10 anos, 17% de 3 a 5 anos e 38% de 6 meses a 3 anos.

4. Liderança Inovadora

Também com 22%, estas empresas se destacam pela liderança em seus setores e apresentam forte segurança financeira e inovação. 89% reportaram lucros e 72% possuem reservas financeiras. Recursos financeiros, humanos e de tempo: 43% das PMEs que se enquadram como Liderança Inovadora apresentam recursos financeiros e de tempo. 36% apresentam também recursos humanos. Porte e segmento: 43% das PMEs que se enquadram nesse retrato são microempresas, 26% de porte médio, 18% de porte pequeno e 14% são empreendedores individuais. Em termos de setor de atuação, 60% estão no setor de serviços, 23% no comércio varejista, 10% na indústria e 6% no comércio atacadista. Idade da empresa: 37% têm mais de 10 anos, 19% de 5 a 10 anos, 17% de 3 a 5 anos e 27% de 6 meses a 3 anos.

Resumo Geral Perfis

Metodologia

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1.009 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro. Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato