Na escala de 0 a 10, a nota média em 2017 foi 6,2, a mesma do índice anterior, de acordo com a quarta edição do Indicador de Educação Financeira (INDEF)

A crise no cenário econômico e político, que perdurou nos últimos três anos no país, não teve impacto na nota de educação financeira dos brasileiros em 2017. Segundo a 4ª edição do Indicador de Educação Financeira (INDEF) da Serasa Experian, na escala de 0 a 10, a nota média da população ficou em 6,2, a mesma identificada no índice anterior – realizado em 2015 (veja abaixo mais detalhes por gênero, idade, escolaridade, renda, classe social etc.). Para chegar no resultado final, o único indicador do país a ter uma metodologia para conhecer e acompanhar a educação financeira, considera os três subíndices: Conhecimento, Atitude e Comportamento.

Dentro do cenário econômico, a inadimplência também foi um fator crítico em 2017 na vida da população brasileira. Em novembro do ano passado, 61,1 milhões de pessoas estavam com dívidas atrasadas no país, um recorde histórico. Segundo o INDEF 2017, 62% das pessoas sentiram que suas despesas eram maiores que seus rendimentos ao menos uma vez nos últimos doze meses. Isso representa um crescimento de 11 p.p., em relação a 2015, quando o percentual era 51%. Para conseguir pagar as contas em 2017, 37% tiveram que fazer cortes, 23% tentaram uma renda extra, 11% atrasaram ou deixaram de pagar alguma dívida, 10% pediram dinheiro emprestado para amigos ou parentes, 7% renegociaram dívidas, dentre outras atitudes.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a estabilidade do nível em dois anos, considerando que no período a população sofreu os impactos do conturbado cenário econômico e político no país, é sinal de que o brasileiro se comportou financeiramente de maneira adequada. “De alguma forma, o consumidor não se deixou abalar e buscou superar as dificuldades crescentes por meio de caminhos alternativos, como a iniciativa de enxugar o orçamento, por exemplo. Atitudes como esta não deixaram que a média do índice caísse em 2017”. “Por outro lado, é importante dizer que o nível de educação financeira no Brasil ainda continua regular”, diz Rabi.

Há anos, a Serasa Experian investe em diversas iniciativas para estimular o consumo consciente e levantar a bandeira da educação financeira no país. Dentre as ações, há uma parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) para capacitar professores de escolas públicas de 43 cidades do Brasil no tema “educação financeira”. Nos últimos seis meses, mais de 1.000 educadores e gestores já participaram do programa e estão aptos a compartilhar todo conhecimento adquirido com os estudantes. A expectativa é impactar mais de 50 mil alunos de todo o país até o fim do projeto.

Outra iniciativa é a Aliança Multisetorial, projeto social inédito com foco na promoção da saúde financeira implantado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O programa conta com a união de representantes de vários setores e esferas para que juntos possam trabalhar no entendimento da atual realidade financeira dos moradores da cidade, planejar ações que ajudem a reduzir os índices de inadimplência no município e criar uma cultura de educação financeira. Uma primeira consulta pública já foi realizada junto aos moradores da cidade.

“É cada dia mais indispensável que o tema educação financeira esteja no discurso e ações práticas de todos os representantes da sociedade. Alavancar o tema no país ainda é um desafio, mas deve ser visto como prioritário e um dos principais caminhos para um consumo mais seguro, o bem-estar do consumidor e a sustentabilidade do crédito e dos negócios”, diz a gerente de Sustentabilidade Corporativa da Serasa Experian, Andréa Regina.

Em setembro do ano passado, o SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, adaptou um caminhão de 15 metros de comprimento para possibilitar o acesso a seus serviços gratuitos, proliferando a educação financeira em diversas cidades do Brasil ao longo de um ano. Algumas cidades da região Norte também fizeram parte da rota e foram atendidas por um barco. Até o momento, mais de 56 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto itinerante.

O SerasaConsumidor também disponibiliza o Serasa Ensina, portal de acesso rápido à diferentes conteúdos relacionados à educação financeira, com dicas e orientações para o cidadão sair das dívidas, conseguir crédito seguro, aumentar o score, proteger o CPF, entre muitos outros. O canal também está disponível no Youtube: www.youtube.com/user/SerasaConsumidor.

Mais resultados do Indicador:

INDEF por gênero

Na visão por gênero, foi identificada uma leve melhora na “Atitude” das mulheres, com crescimento de 0,4 p. em 2017, na comparação com 2015, mas ainda assim não foi suficiente para alterar o índice final de educação financeira das pessoas do sexo feminino. Na comparação entre homens e mulheres não foram encontradas diferenças significativas, ou seja, homens e mulheres apresentam resultados semelhantes em relação à educação financeira.

 

INDEF por idade

Considerando faixa etária, os jovens de 16 a 17 anos apresentaram leve queda de 0,4 p. na educação financeira. As pessoas acima de 65 anos viram o índice oscilar de 6,4 em 2015 para 6,1 em 2017. No restante, não há diferenças significativas.

INDEF por escolaridade

Ainda que de maneira pouco expressiva, nota-se uma maior educação financeira de acordo com o maior grau de escolaridade. Isto porque o subíndice “Comportamento” pouco varia entre as faixas de escolaridade, apesar do subíndice “Conhecimento” ser claramente maior quanto maior é o nível de escolaridade do consumidor.

INDEF por renda

Em relação à renda pessoal – no indicador de 2017 x 2015 –, o grupo de entrevistados com ganhos acima de dez salários mínimos teve o maior crescimento (0,8 p.) na educação financeira. Ainda na renda pessoal, a maior oscilação (queda de 0,8 p.) foi verificada dentro de quem recebe de cinco a dez salários mínimos.

O subíndice “Comportamento” apresenta oscilações na comparação de 2017 x 2015. Na renda pessoal, foi identificado aumento de 0,9 p. no grupo de quem recebe mais de dez salários mínimos e queda de 1,1 p. no grupo que recebe de 5 a 10 salários.

INDEF por classe social

A média final do índice por classe social não se altera em 2017, na comparação com 2015, e muda pouco entre as classes, crescendo somente de forma mais expressiva na classe A/B.

 

INDEF por stress financeiro

Segundo o índice, o stress financeiro prejudica a educação financeira. Quanto mais alto o stress, pior é o nível de educação.

INDEF por decisão financeira

O Índice de Educação Financeira é melhor quando a decisão financeira da casa é pessoal ou dividida com o companheiro e diminui quando envolve apenas terceiros.

INDEF por moradia

O indicador mostrou que no grupo de entrevistados, cuja moradia é emprestada / cedida, houve aumento de 0,6 p. na educação financeira em 2017, na comparação com 2015.

INDEF por formação de poupança

O índice de educação financeira é menor quando não há formação de poupança. Nota-se uma pequena movimentação entre os que pouparam de 2015 para 2017.

 

Metodologia do INDEF

Para a criação do INDEF o Ibope Inteligência entrevistou – em dezembro de 2017 – 805 pessoas maiores de 16 anos em 9 regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Paraná e Pará) e Distrito Federal. Os subíndices que compõem o Indicador de Educação Financeira têm pesos diferentes: Atitude, que avalia o entendimento sobre conceitos financeiros (24%), Conhecimento, que considera como a pessoa interpreta sua relação com o dinheiro (26%) e Comportamento, que mede as ações financeiras do entrevistado propriamente ditas – se gasta mais do que ganha, se guarda dinheiro e planeja o futuro etc. – (50%).

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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