15 de set. 2025
Regularização de dívidas no setor financeiro foi de 61,5% nos últimos 12 meses, revela Serasa Experian
- Considerando apenas o mês, 59,3% das contas negativadas em abril foram pagas em até 60 dias, ou seja, até junho;
- Nordeste se destaca com mais consumidores que liquidaram compromissos financeiros negativados.
A regularização de dívidas inadimplidas por consumidores nos últimos 12 meses (maio de 2024 a abril de 2025) no setor financeiro (Bancos, Cartões e Financeiras) foi de 61,5%, o menor patamar desde janeiro de 2023. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Os dados consideram que a regularização pode ter sido feita por meio de quitação ou renegociação em até 60 dias da data de negativação. As dívidas fora do setor financeiro (luz, água, telefonia, varejo, entre outras) mostraram uma recuperação inferior, de 56,4%. Veja, no gráfico a seguir, o comparativo entre os setores financeiro e não-financeiro:
“Mesmo em um contexto de mercado de trabalho aquecido, com desemprego em níveis baixos e crescimento do rendimento médio real habitual, a recuperação de crédito dos consumidores está mais desafiadora este ano. Isso é, provavelmente, consequência do acúmulo de pendências financeiras das pessoas, já que a concessão cresceu em ritmo acelerado ao longo de 2024 e há dificuldade de renegociar dívidas e prazos, possível reflexo do ambiente mais restritivo de concessão atualmente”, declara a economista da datatech, Camila Abdelmalack.
Além disso, quando se observa o valor das dívidas que foram negativadas em abril, a recuperação é maior quando envolve valores acima de R$ 10 mil. Segundo Camila, “isso ocorre porque dívidas de valores altos geralmente estão ligados a financiamento de bens como imóveis e automóveis, por isso o não pagamento pode causar a perda do item, o que faz com que esses compromissos sejam priorizados. Isso se reflete também no dado citado acima, do setor financeiro, uma vez que geralmente este tipo de concessão é feita por instituições financeiras”. As contas de valor menor mostraram uma recuperação ao redor do mesmo patamar: 58,8% para dívidas negativadas de até R$ 1.000, 58,7% para a faixa entre R$ 1.000 a R$ 2.000 e 56,8% para aquelas entre R$ 2.000 a R$ 10.000.
Em relação à comunicação com os consumidores sobre seus débitos, os meios digitais se consolidaram como o mais eficiente para recuperação do crédito: 67,4% das dívidas que foram negativadas por meio digital foram regularizadas, enquanto os avisos feitos por carta tiveram resolução em apenas 48,4% dos casos.
A visão pelas regiões do Brasil mostra que a quitação no período das dívidas dos consumidores no Nordeste foi de 62,1% em até 60 dias após a negativação, com destaque para o Ceará (67,8%) e Sergipe (65,9%), que impulsionaram este resultado. O Sul apareceu na sequência (61%), seguido por Sudeste (59,5%), Centro-Oeste (54,7%) e Norte (53,2%). Confira os dados completos no gráfico a seguir:
Cerca de 57% das dívidas negativadas em abril foram pagas em até 60 dias
Considerando a visão mensal, do total de dívidas negativadas em abril de 2025, 57,2% foram sanadas até junho, mostrando uma perda de fôlego após uma recuperação mais forte em março. O percentual de regularização daquelas que eram dos setores financeiros foi de 60,2%. Os dados mostram, ainda, que fora do setor financeiro 53,2% das dívidas negativadas foram recuperadas. Confira, nos gráficos a seguir, a evolução mês a mês e a visão por setores:
As dívidas mais caras (acima de R$ 10 mil) foram as mais sanadas em até 60 dias após a negativação em abril, com 68,6% de recuperação. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse a página oficial clicando aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor.
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Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
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Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
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