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21 de dez. 2023

Novo recorde: novembro registra 175 pedidos de recuperações judiciais, revela Serasa Experian

  • Micro e pequenas empresas puxaram esse aumento;
  • Setor de Serviços segue como responsável pelo maior volume de requisições.
Novembro registrou um novo salto no número de pedidos de recuperações judiciais: foram 175, conforme mostra o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Em relação ao mês passado, o aumento foi de 8,0%. Já em comparação com o mesmo período de 2022, o crescimento foi de 196,6%. A seguir, confira o gráfico com as informações mês a mês:
Gráfico com os pedidos de recuperações judiciais mensal
  “Apesar de começarmos a observar os resultados da queda da inflação e das taxas de juros, o que tem contribuído para uma melhoria na inadimplência das empresas, o cenário de recuperação judicial apresenta uma reação mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Conforme destaca o economista, a situação de inadimplência das empresas brasileiras está diretamente relacionada ao aumento desse índice. “O constante crescimento da lista de companhias negativadas mostra que a instabilidade econômica ainda é um desafio para os empreendedores. Nesse contexto, abalados financeiramente, muitos empresários acabam recorrendo aos processos de recuperação judicial como uma tentativa de renegociar dívidas e evitar a falência”, finaliza Rabi. Micro e pequenas empresas lideraram ranking As “micro e pequenas” empresas (MPEs) lideraram as requisições, com 137 pedidos, em seguida estavam os “médios negócios” (22) e os “grandes” (16). No mesmo mês do ano anterior, os MPEs tinham 113 solicitações, seguidos pelas companhias de porte médio (33) e grande (16). Confira na tabela a seguir o comparativo completo:
Tabela com a quantidade de pedidos de recuperação judicial por porte
  A análise também revelou que o setor de “Serviços” foi o que mais demandou por recuperação judicial (112). “Comércio” ficou em segundo lugar (33) e, em sequência, estavam “Indústria” (22) e o setor “Primário” (8). Veja, abaixo, os dados completos de cada segmento e os comparativos anual e mensal:
Tabela com a quantidade de pedidos de recuperação judicial por setor
  Diminuição de 36,1% nos pedidos de falências Pelo quarto mês consecutivo, os pedidos de falências apresentaram uma significativa redução, com 39 casos registrados em novembro, queda de 36,1% na comparação com o mês passado e de 58,9% em relação a 2022. As “micro e pequenas” empresas lideraram em número de requerimentos (25), seguidas pelas “grandes”, (8) e pelas “médias” (6). Em relação aos setores, o segmento de "Comércio" teve a maior demanda (18), seguido por "Indústria" (10), "Serviços" (10) e “Primário” (1). Metodologia O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

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