13 de nov. 2025
Demanda por crédito das empresas apresentou primeira queda do ano em agosto, revela Serasa Experian
Setor de Serviços foi o único a apresentar variação positiva; visão por portes revelou que médias companhias aumentaram a busca por financiamento em 18,5%
A busca das companhias brasileiras por recursos financeiros registrou, na variação anual, uma retração de -3,2%. Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, que considera apenas as consultas a CNPJs registradas na base da Serasa Experian, não refletindo necessariamente a efetivação das operações de crédito.
De acordo com o levantamento, único setor a registrar crescimento no período foi o de “Serviços”. Na análise por porte, a demanda por crédito dos médios negócios cresceu 18,5% na variação anual do período – sendo, inclusive, o maior avanço do ano para o segmento. Em seguida, as grandes companhias registraram crescimento de 6,2%. Já as micro e pequenas empresas apresentaram queda de 3,7% nas consultas.
Veja, nos gráficos a seguir, o detalhamento dos dados a variação anual e na variação acumulada dos últimos 12 meses:

A variação acumulada em 12 meses registrou crescimento de 4,3% em agosto, indicando uma desaceleração na demanda das empresas por crédito. Segundo Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian, “o movimento reflete o desafio enfrentado pelas companhias diante de um cenário de maior seletividade por parte das instituições financeiras e linhas mais caras, em função do elevado patamar de juros”.
Apesar da moderação, economista da datatech destaca que a procura por crédito permanece consistente e em nível elevado, sinalizando que as empresas continuam buscando alternativas para financiar suas operações, mesmo diante das condições mais restritivas.

Considerando a visão da demanda por crédito por portes, na variação acumulada em 12 meses, o destaque foram as micro e pequenas empresas (4,4%), seguido das médias (3,2%), enquanto a demanda das das grandes empresas andaram de lado (0,0%).
Ainda segundo a economista da datatech, “esse resultado mostra que empresas de grande porte, com maior capacidade de planejamento e garantias, contam com alternativas mais sofisticadas, como acesso a instrumentos de mercado ou operações estruturadas. Já os pequenos negócios permanecem mais expostos ao custo elevado dos empréstimos e a um ambiente de crédito ainda seletivo, com poucas opções fora do sistema tradicional. No horizonte de 12 meses, a alta entre os pequenos negócios indica um movimento de recomposição da demanda, impulsionado pela necessidade de manter a operação e reorganizar o fluxo de caixa, mesmo diante de juros altos e margens mais apertadas.”.
Estados do Norte e Centro-Oeste lideraram o crescimento da busca das empresas por crédito em agosto
Do total das 27 Unidades Federativas (UFs) brasileiras, apenas 10 apresentaram crescimento na busca de companhias por recursos financeiros considerando a variação anual, com destaque para Mato Grosso do Sul (23,0%), Amazonas (13,3%), Roraima (9,3%), Mato Grosso (8,1%) e Tocantins (7,2%). No ranking das quedas, o estado de Pernambuco teve a maior queda na busca por recursos financeiros (-36,8%), seguido do Distrito Federal (13,4%) e Ceará (12,8%). Confira, no gráfico abaixo, o detalhamento das UFs:

A variação acumulada em 12 meses revela uma visão mais positiva: apenas duas unidades federativas apresentaram queda na busca dos negócios por recursos financeiros no período. Confira o gráfico a seguir com esta visão:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2024 = 100). O indicador é segmentado por UF, setor e porte.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Indicadores
Tempo de leitura 7m
13, nov. 2025
Prevenção à Fraude
Tempo de leitura 5m
13, nov. 2025
Soluções para RH
Tempo de leitura 4m
13, nov. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.