Indicadores

05 de nov. 2024

Alta de 2,9% na demanda dos consumidores por crédito foi registrada em setembro, revela Serasa Experian

  • Consumidores de todas as faixas de renda registraram crescimento na procura por recurso financeiro;
  • Amapá foi o estado que se destacou no período (26,5%).
Setembro registrou alta de 2,9% na busca dos brasileiros por recursos financeiros, em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa é a terceira alta em 2024 até agora, de acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos 12 meses:
Gráfico da Serasa Experian com dados sobre a variação anual da demanda dos consumidores por crédito mês a mês atualizado em setembro de 2024
  “Apesar do aumento na demanda por crédito em setembro, é importante considerar o contexto econômico atual, marcado por altas taxas de juros e inflação. Esses fatores podem estar pressionando os consumidores a buscarem mais crédito para cobrir despesas e manter o poder de compra Alta na busca do consumidor por crédito em 23 Unidades Federativas”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Ainda segundo o indicador, a tendência de alta foi identificada em 23 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amapá com o maior aumento (26,5%), seguido pelo Amazonas (19,1%) e Pará (12,3%). O Distrito Federal registrou o maior tombo (-10,6%). Veja o levantamento completo a seguir:
Gráfico da Serasa Experian com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito dividido por UF atualizado em setembro de 2024
 

Alta em todas as faixas de renda

Em setembro, a busca por crédito aumentou em todas as faixas de renda dos consumidores. Para aqueles que recebem até R$ 500 mensais, a variação anual foi de 1,4%, enquanto todas as outras faixas de renda, de R$ 500 a mais de R$ 10.000 por mês, apresentaram um crescimento uniforme de 3,1%. Confira as informações completas na tabela abaixo:
Tabela da Serasa Experian com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito dividido por faixas de renda e atualizado em setembro de 2024
  Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato