Repique inflacionário e desemprego limitaram a expansão das vendas neste ano

São Paulo, 23 de abril de 2019 – O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2019 mostrou que as vendas durante a semana da Páscoa, entre 15 e 21 de abril, tiveram crescimento de 3,1%. O resultado foi inferior ao do ano passado, que registrou aumento de 5,4%. Já o desempenho registrado no fim de semana, de 19 a 21 de abril, teve acréscimo de 3,6%.

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana da Páscoa subiram 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior (26 de março a 1 de abril). Já o índice registrado entre sexta-feira e domingo foi de 3,7%, maior do que a média nacional, ante o mesmo período do ano passado (30 de março a 1 de abril).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o repique inflacionário observado nos últimos dois meses e a manutenção das taxas de desemprego ainda em patamares elevados limitaram a expansão das vendas da Páscoa deste ano, fazendo-a desacelerar em comparação com as vendas do ano passado. Cabe notar que as altas obtidas pelas vendas da Páscoa em 2018 e em 2019 (5,4% e 3,1%, respectivamente) ainda são insuficientes para contrabalançar a queda acumulada nos dois anos precedentes (-1,7% em 2017 e -9,6% em 2016). Desta forma, as vendas da Páscoa ainda estão 3,4% abaixo do patamar alcançado em 2014.

Evolução histórica das vendas na semana da Páscoa no Brasil

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 15 a 21 de abril de 2019 e comparadas às consultas realizadas de 26 de março a 1 de abril de 2018; e as do período de 19 a 21 de abril de 2019, em comparação às do período de 30 de março a 1 de abril de 2018.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 39 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.