• Crescimento de regularização de dívidas foi de 6,2 p.p. em relação a 2022;
  • Setor de “Banco/Cartões” foi o mais priorizado pelos consumidores no período.

Em 2023, do total de dívidas negativadas, os consumidores inadimplentes regularizaram ou renegociaram 64,1% em até 60 dias do final do ano, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Este é o maior percentual já registrado pelo índice desde o início da série histórica. Em relação a 2022 (57,9%), a diferença foi de 6,2 pontos percentuais. Veja, a seguir, a movimentação da quitação de dívidas dos consumidores com o nome no vermelho ano a ano:

Gráfico com a média anual sobre a recuperação de crédito do consumidor até 2023
 

“A diminuição das taxas de juros e da inflação contribuiu para uma maior regularização das dívidas em atraso por parte dos consumidores, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola do Governo Federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Setor de Bancos/Cartões é prioridade de pagamento

Na visão por setores, em 2023, as dívidas mais regularizadas pelos consumidores foram com “Bancos/Cartões” (74,6%). Para Rabi, a intenção dos consumidores com essa priorização é a de voltar a ter a confiança dos credores. Em sequência, estavam as "Utilities" (63,9%), que são contas básicas e incluem contas de água, luz e gás. Veja as informações na íntegra a seguir:

Tabela comparando os anos de dezembro de 2022 e 2023 sobre os setores das dívidas
 

Contas acima de R$ 10 mil foram as mais priorizadas

Ainda segundo o indicador, as contas negativadas em 2023 com valores superiores a R$ 10 mil lideraram a regularização (76,1%). Esses débitos, segundo o economista da Serasa Experian, tiveram mais destaque porque dizem respeito ao financiamento de imóveis e veículos, por exemplo. Nesses casos, a falta de pagamento pode resultar na perda do bem – o que faz os consumidores priorizarem o compromisso. Confira, na tabela a seguir, a visão por valor da dívida:

Tabela com a visão por valor da dívida dos consumidores até dezembro de 2023
 

O ranking por Unidades Federativas (UFs) revelou que, na média anual de 2023, o Rio Grande do Sul teve o percentual mais expressivo de dívidas pagas em até 60 dias depois da negativação (70,0%), seguido pela Paraíba (69,7%) e Sergipe (68,9%). Confira o levantamento por estados:

Gráfico com a média anual de 2023 sobre a recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias após a negativação e dividido por UF
 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa: parceira oficial do Desenrola Brasil

Desde fevereiro de 2024, além do acesso por meio da conta gov.br (utilizando as credenciais de acesso, inclusive no nível Bronze), a ferramenta oficial do Desenrola Brasil pode ser acessada por meio de plataformas de negociação como o aplicativo e/ou site da Serasa e pelos canais de negociação dos agentes financeiros do programa, veja como:

  1. Entre no site da Serasa ou baixe o aplicativo nas lojas do iOS ou Android. Caso não tenha cadastro, basta criar na hora;
  2. Clique em Negociar dívidas e na aba Minhas dívidas você verá todas as ofertas disponíveis na Serasa (que podem ou não estar relacionadas ao Desenrola Brasil);
  3. Caso existam ofertas do Desenrola Brasil, você irá encontrar uma mensagem indicando a plataforma oficial. Clique em Ver Detalhes;

A Serasa não possui qualquer tipo de gestão sobre a plataforma oficial do programa. Por isso, a Serasa recomenda que quaisquer dúvidas sobre a existência de dívidas e a conclusão de negociações do Desenrola sejam direcionadas aos canais oficiais do Programa.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.