Utilização do rotativo também é maior para quem ganha até R$ 1.200, mesmo com juros chegando a 400% ao ano; Diante da situação alarmante, Serasa Limpa Nome ajuda brasileiros renegociarem dívidas

Atrasos do cartão de crédito no Brasil são mais recorrentes para aqueles com baixa renda. É o que indica um estudo da Serasa Experian que analisou o comportamento de pagamento das faturas de novas emissões de cartões no primeiro semestre de 2022. Os dados revelam que 8% das pessoas que têm renda mensal de até R$ 1.200 atrasam o compromisso financeiro em mais de 30 dias, ante 3% daqueles que ganham mais de R$ 12 mil. Isso mostra um percentual quase 3 vezes maior. Confira no gráfico abaixo a comparação completa:

Atraso no pagamento das faturas de cartão de crédito por faixa de renda Mais de 30 dias
Fonte: Serasa Experian

 

O levantamento também mostrou que cerca de 19% das pessoas de baixa renda fizeram pagamentos inferiores a 80% do valor total da fatura de seus cartões de crédito. Quando comparado com aqueles com renda mais alta, o percentual é de 6,5%, mostrando uma diferença também 3 vezes maior. Desta forma, elas entram no crédito rotativo, uma modalidade de empréstimo da administradora ao consumidor que não quita totalmente o encargo financeiro. Veja a comparação por faixa de renda completa no gráfico:

Pagamento inferior a 80% da fatura do cartão de crédito no último semestre por faixa de renda
Fonte: Serasa Experian

 

“A inflação está corroendo a capacidade de pagamento das pessoas que se encontram na faixa de baixa renda no Brasil. Entrar no rotativo, inclusive, é uma das piores formas de endividamento, já que a média anual de juros nessa modalidade chegou em 399,5% em outubro deste ano. Por isso a educação financeira é uma necessidade tão latente para a população. Mas, considerando que a inadimplência já alcança 69 milhões de brasileiros, recorrer a soluções de renegociação de dívidas é a saída mais próxima para essa realidade”, analisa Julio Guedes, diretor de Analytics da Serasa Experian.

Serasa Limpa Nome pode ser a saída mais rápida para sair do endividamento

O Feirão Limpa Nome, evento da Serasa que oferece oportunidade de renegociações de dívidas com mais de 200 empresas parceiras, já mudou a vida de muitos brasileiros. Este é o caso do auxiliar de limpeza e serviços gerais Armando José Pereira de Souza, 55, que não se coube de alegria por ter quitado suas pendências no evento que aconteceu em São Paulo em novembro.

“Estava esperando por esse Feirão! No ano passado, eu estava desempregado e não tive como fazer nada. Estou muito emocionado. Essa é melhor coisa que a Serasa pode fazer para a gente, porque é a forma que temos de resolver esse problema das dívidas. Tinha várias pendências que se acumularam em uma bola de neve dos últimos três anos. Mas, agora, vejo um caminho para seguir e estou muito feliz. Daqui dois anos me aposento mais aliviado. Vou fazer novos planos com a minha filha para aproveitar bastante”, declarou o profissional de limpeza e serviços gerais.

Além do Feirão Limpa Nome físico, que acontece normalmente duas vezes por ano em diversas regiões do país, os consumidores podem acessar o Limpa Nome Online o ano todo, para negociar suas dívidas com os credores cadastrados na plataforma de negociação. Clique aqui para acessar!

Foco na educação financeira

O Brasil bateu a marca de 69 milhões de inadimplentes e, segundo a Serasa, o caminho para combater a evolução deste número, é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas.

Por isso, a empresa dispõe de uma série de conteúdos sobre a temática em seu blog, além de indicação de cursos específicos, o canal no YouTube Serasa Ensina e a própria carteira digital, um método de pagamento on-line em que os usuários podem fazer transações por meio do celular.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.