As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos com 100 pedidos

São Paulo, 04 de setembro de 2017 – De acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em agosto foram requeridos 172 pedidos de recuperações judiciais, alta de 25,5% em relação a agosto de 2016, quando foram registrados 137 pedidos. Já em relação a julho deste ano, os pedidos aumentaram 33,3%. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial em agosto de 2017, com 100 pedidos, seguidas pelas médias (50) e pelas grandes empresas (22).

No acumulado de janeiro a agosto de 2017, foram requeridos 986 pedidos de recuperações judiciais, queda de 20,2% do que o registrado no mesmo período em 2016. De janeiro a agosto de 2016, foram 1.235 ocorrências contra 766 em 2015. Nestes sete meses de 2017, as micro e pequenas empresas tiveram 573 pedidos, seguidas pelas médias (266) e pelas grandes empresas (147).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta dos pedidos de recuperação judicial em agosto, a única do ano até agora, deve ser encarada como um movimento pontual e esporádico. Por isso, não reflete nenhuma reversão na tendência de diminuição destes pedidos, que vem sendo a tônica deste ano de 2017.

Falências

Na análise mensal, o Indicador verificou alta de 2,5% nos requerimentos de falências em agosto em relação ao mesmo mês de 2016 (165 contra 161). Na comparação com julho deste ano, houve aumento de 5,1%. Na verificação mensal de julho, as MPEs também ficaram na frente com 95 requerimentos, seguidas pelas médias empresas, com 29, e as grandes com 41.

De janeiro a agosto, foram realizados 1.151 pedidos de falência em todo o país, queda de 5,6% em relação aos 1.219 requerimentos efetuados no mesmo período em 2016. De janeiro a agosto de 2015, o número de pedidos de falência totalizou 1156. Dos 1151 requerimentos de falência efetuados nos sete meses de 2017, 606 foram de micro e pequenas empresas, 248 médias e 297 de grandes.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

Legenda:

Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.

Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em:
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Você também lê esta notícia no Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.