Número de empresas com dívidas em atraso em abril de 2018 mantém o mesmo patamar apurado nos três primeiros meses do ano, com 5,4 milhões de CNPJs negativados

São Paulo, 04 de junho de 2018 – Pelo quarto mês consecutivo, o número de empresas inadimplentes permaneceu estável. Em abril de 2018, foram registrados 5,4 milhões de CNPJs negativados – patamar que repetiu de janeiro a março deste ano. A alta foi de 8% frente às 5,0 milhões de empresas que estavam no vermelho em abril de 2017. Em relação ao montante das dívidas, houve queda de 10,23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Inadimplência por setores

Em abril/2018, o setor de serviços continuou a figurar com o único segmento a aumentar sua participação entre as empresas em situação de inadimplência: ficou com 47,8% do total e avançou 1,3 ponto percentual na comparação com abril/2017.

O comércio representou 42,8% dos CNPJs negativados, uma redução de 1,1 ponto percentual na comparação ano a ano. Já a indústria registrou queda de 0,2 ponto em relação ao mesmo mês do ano passado:

Na avaliação dos economistas da Serasa, mesmo com a decisão de 22 de maio do Banco Central pela manutenção da taxa de juros em 6,5%, após sucessivas reduções, a expectativa é de que esse cenário possa contribuir para a estabilização do nível de inadimplência das empresas nos próximos meses, ao estimular a renegociação por meio do acesso facilitado a opções de acordos para quitação de suas dívidas.

Empresas renegociam R$ 101 milhões na ferramenta Serasa Recupera

De abril de 2017 a abril de 2018, 100 mil companhias inadimplentes buscaram renegociar suas dívidas atrasadas e sair do vermelho por meio do serviço online de renegociação de dívidas para empresas, o Serasa Recupera (www.serasarecupera.com.br), num montante de R$ 101 milhões. As negociações concentraram-se no período da tarde, das 12h às 17h, às terças e quartas-feiras.

As pequenas empresas lideraram as renegociações, com 96%. As médias representaram 3% e a grandes, 1%. A maioria das empresas que limpou o nome veio do setor de serviços, com 54%. Na sequência, o comércio, com 37% e a indústria, com 9%.

A ferramenta conta com 3.014 credores, de diversos portes e segmentos, e oferece um ambiente ágil e seguro para o fechamento de acordos. Com isso, mais devedores podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito. As consultas para o devedor são gratuitas e o cadastro na ferramenta permite que essas empresas sejam avisadas sobre a inclusão de novos débitos com os credores participantes.

“A ferramenta oferece um ambiente ágil, que propícia uma alternativa adicional para credores renegociarem as dívidas com seus clientes. Com isso, mais empresas devedoras podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito”, diz o diretor de Pessoa Jurídica da Serasa, Marcelo Leal.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.