Desempenho foi melhor na baixa renda

São Paulo, 20 de abril de 2017 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito subiu 20,7% em março/17 na comparação com fevereiro/17. Já em relação ao mesmo mês do ano passado (março/16), a demanda do consumidor por crédito cresceu 6,1%. Com este resultado, a procura do consumidor por crédito fechou o primeiro trimestre do ano com alta de apenas 0,8% contra o primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito durante o primeiro trimestre de 2017, em que pese as atuais tendências de redução da inflação e dos juros, mostra um consumidor ainda bastante cauteloso quanto à expansão do seu nível de endividamento, principalmente por causa do quadro ainda adverso em relação do nível de emprego.

Vale notar também que o forte crescimento mensal de 20,7% em março17 com relação a fevereiro/17 foi basicamente devido ao efeito-calendário já que, por causa do feriado do carnaval, fevereiro/17 contemplou apenas 18 dias úteis contra 23 dias úteis em março/17. Ajustando-se pela quantidade de dias úteis, a demanda do consumidor por crédito teria recuado 5,6% em março/17 contra fevereiro/17.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a procura do consumidor por crédito caiu 1,0% para quem recebe entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês; recuou 1,7% para quem ganha entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais; e se retraiu 1,4% para os que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Já nas rendas mais baixas, as oscilações positivas na procura do consumidor por crédito no primeiro trimestre de 2017 foram: 2,3% para a faixa de renda de até R$ 500 mensais; 1,9% para o consumidor com renda entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês e 0,3% para quem ganha entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês.

Análise por região

No primeiro trimestre de 2017, a demanda do consumidor por crédito recuou em três regiões na comparação com o mesmo período do ano passado: Sudeste (-0,2%), Centro-Oeste (-2,4%) e Norte (-0,8%).

Por outro lado, houve expansões da demanda do consumidor por crédito no Nordeste (3,8%) e no Sul (2,9%).

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.