Queda ocorreu em todas as faixas de rendimento 

São Paulo, 17 de outubro de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito caiu 4,5% em setembro/18 em relação ao mês imediatamente anterior. Todavia, na comparação com setembro do ano passado, houve alta de 5,2% da procura por crédito pelo consumidor. Assim, no acumulado do ano até setembro, a busca do consumidor por crédito cresceu 8,6% perante os primeiros nove meses do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a busca do consumidor por crédito foi impactada negativamente em setembro pelas incertezas político-eleitorais, que ocasionaram alta do dólar e recuo dos níveis de confiança do consumidor. Também a menor quantidade de dias úteis em relação a agosto foi um fator que pesou sobre a demanda do consumidor por crédito em setembro.

Análise por classe de renda pessoal mensal

O recuo da demanda dos consumidores por crédito em setembro/18 ocorreu em todas as classes de renda. Para os que ganham até R$ 500, foi de 6,4%. Para os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000, foi de 3,9%. Para a renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000, foi de 4,2%. Já os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, foi de 4,9%. Para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, o tombo foi de 5,0% e, por fim, para a renda mensal maior que R$ 10.000, a queda na procura por crédito foi de 5,3%.

No acumulado do ano até setembro/18, na comparação com o mesmo período do ano passado, a procura do consumidor por crédito apresentou variações positivas em todas as faixas de renda: alta de 27,1% para quem recebe até R$ 500 por mês; de 6,5% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais; e 6,6% para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês. Já nas rendas mais altas, os avanços na procura por crédito no acumulado do ano até setembro/18 foram: 6,5% para a faixa de renda entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; 6,6% para o consumidor com renda entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês e de 6,8% para quem ganha mais de R$ 10.000.

Análise por região

Na comparação contra o acumulado dos primeiros nove meses do ano passado, houve avanços da demanda por crédito em todas as regiões: no Centro-Oeste (15,9%); Nordeste (13,9%); Norte (9,6%); Sudeste (6,4%); e no Sul (5,9%).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.