Norte e Nordeste puxaram alta na procura por crédito na comparação com o ano passado

São Paulo, 20 de outubro de 2017 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em setembro de 2017 cresceu 6,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior (setembro/16). No acumulado do ano até setembro/17 a busca do consumidor por crédito avançou 4,5%. Na comparação com o mês imediatamente anterior (agosto/17) houve queda de 6,9% na demanda do consumidor por crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a quinta alta interanual consecutiva deste indicador revela que o consumidor está retornando ao mercado de crédito, influenciado pela redução da inflação, pela queda dos juros e pelo início de um processo de recuperação gradual do emprego formal.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em setembro/17 ocorreu em todas as faixas de renda. Para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês o avanço foi de 27,9%. Para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000, a alta foi de 3,6%. Para quem ganha entre R$ 1.000 e R$ 2.000 o crescimento foi de 4,1%. Para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais, o avanço em setembro/17 foi de 4,1% e, para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000, a alta foi de 3,6%. Por fim, os consumidores de renda mensal acima de R$ 10.000, a demanda por crédito cresceu 2,8% em setembro/17.

Na comparação com o período acumulado de janeiro a setembro do ano passado, a procura do consumidor por crédito cresceu 10,7% para quem recebe até R$ 500 por mês, 4,9% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, e 3,4% para quem recebe entre R$ 1.000 e R$ 2.000. A demanda por crédito acumulada no período de janeiro a setembro de 2017 subiu 2,5% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês e se expandiu 1,9% para os que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês. E para quem recebe mais de R$ 10.000 mensais houve alta de 2,4% na demanda por crédito nos primeiros nove meses de 2017.

Análise por região

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em setembro/17 ocorreu em todas as regiões do país. As maiores foram de 18,6% no Norte e de 12,4% no Norte. No Sudeste a alta foi de 5,3%, no Sul a expansão foi de 1,6% e no Centro-Oeste de 1,5%.

Nos primeiros nove meses de 2017, a demanda do consumidor por crédito ficou estável apenas no Centro-Oeste (0,0%). Nas demais regiões ocorreram expansões de 8,5% no Norte, 8,6% no Nordeste, 3,3% no Sul e 3,9% no Sudeste.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia no Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.