Crescimento maior em outubro foi na alta renda

São Paulo, 21 de novembro de 2017 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em outubro de 2017 cresceu 5,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior (outubro/16). No acumulado do ano até outubro/17 a busca do consumidor por crédito avançou 4,6%. Na comparação com o mês imediatamente anterior (setembro/17) houve alta de 5,3% na demanda do consumidor por crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a sexta alta interanual consecutiva deste indicador revela que os consumidores estão retornando ao mercado de crédito, influenciados pela redução da inflação, pela queda dos juros, pelo início de um processo de recuperação gradual do emprego formal e pelo maior grau de confiança dos consumidores na economia.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em outubro/17 ocorreu em todas as faixas de renda. Para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês o avanço foi de 20,2%. Para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000, a alta foi de 1,9%. Para quem ganha entre R$ 1.000 e R$ 2.000 o crescimento foi de 1,4%. Para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais, o avanço em outubro/17 foi de 12,8% e, para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000, a alta foi de 23,7%. Por fim, os consumidores de renda mensal acima de R$ 10.000, a demanda por crédito cresceu 22,1% em outubro/17.

Na comparação com o período acumulado de janeiro a outubro do ano passado, a procura do consumidor por crédito cresceu 11,7% para quem recebe até R$ 500 por mês, 4,6% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, e 3,2% para quem recebe entre R$ 1.000 e R$ 2.000. A demanda por crédito acumulada no período de janeiro a outubro de 2017 subiu 3,6% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês e se expandiu 4,2% para os que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês. E para quem recebe mais de R$ 10.000 mensais houve alta de 4,4% na demanda por crédito nos primeiros dez meses de 2017.

Análise por região

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em outubro/17 ocorreu nas regiões Sudeste (11,1%), Sul (5,8%) e Centro-Oeste (2,7%). Na direção contrária houve quedas de 8,0% e de 5,4% nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente.

Nos primeiros dez meses de 2017, a demanda do consumidor por crédito cresceu 0,3% Centro-Oeste, 6,7% no Norte, 7,0% no Nordeste, 3,6% no Sul e 4,6% no Sudeste.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia no Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.