No acumulado do ano, a demanda recuou 0,7%

São Paulo, 22 de maio de 2017 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito caiu 15,1% em abril/17 na comparação com março/17. Já em relação ao mesmo mês do ano passado (abril/16), a demanda do consumidor por crédito recuou 5,1%. Com este resultado, a procura do consumidor por crédito fechou o primeiro quadrimestre do ano com recuo de 0,7% contra os primeiros quatro meses do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o nível de confiança ainda contido e o desemprego elevado continuam mantendo o consumidor com baixa disposição para se endividar, deixando-o relativamente afastado do mercado de crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A queda da demanda do consumidor por crédito em abril/17 foi unânime em todas as faixas de renda. Para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês o recuo foi de 14,5%. Para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000, a queda foi de 15,3%, bastante próxima da ocorrida para quem ganha entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (-15,2%). Para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais, o recuo em abril/17 foi de 14,6% e, para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000, a queda foi de 14,3%. Por fim, os consumidores de renda mensal acima de R$ 10.000, a demanda por crédito caiu 13,8% em abril/17.

Na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, a procura do consumidor por crédito caiu 1,2% para quem recebe entre R$ 1.000 e R$ 2.000, caiu também 2,2% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês; recuou 2,8% para quem ganha entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais; e se retraiu 2,4% para os que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Já nas rendas mais baixas, as oscilações positivas na procura do consumidor por crédito no primeiro quadrimestre de 2017 foram: 0,8% para a faixa de renda de até R$ 500 mensais e 0,3% para o consumidor com renda entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês.

Análise por região

A queda da demanda do consumidor por crédito em abril/17 ocorreu em todas as regiões do país. As maiores foram de 17,6% no Norte e 17,3% no Sul. No Nordeste o recuo foi de 15,5% e no Sudeste foi de 14,2%. Já no Centro-Oeste a queda em abril/17 foi de 13,1%.

No primeiro quadrimestre de 2017, a demanda do consumidor por crédito recuou em três regiões na comparação com o mesmo período do ano passado: Sudeste (-1,1%), Centro-Oeste (-3,8%) e Norte (-1,5%).

Por outro lado, houve expansões da demanda do consumidor por crédito no Nordeste (1,6%) e no Sul (0,2%).

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.