Crescimento ocorreu em todas as faixas de renda e em todas as regiões do país

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito cresceu 5,3% em janeiro/18 na comparação com dezembro/17. Já em relação ao mesmo mês do ano passado (janeiro/17), a demanda do consumidor por crédito avançou 20,3%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo das taxas de juros com a expansão da oferta de crédito ao consumidor, aliado à melhora gradual do mercado de trabalho e à queda da inadimplência, têm impulsionado a busca do consumidor por crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

O avanço da demanda dos consumidores por crédito neste primeiro mês do ano de 2018 ocorreu em todas as classes de renda. Para os que ganham até R$ 500, a alta mensal foi de 1,9%. Para os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000, o avanço foi de 5,2%. Para a renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o crescimento foi de 6,2%. Já os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 6,0%. Para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, a expansão foi de 6,2% e, por fim, para a renda mensal maior que R$ 10.000, o crescimento na procura por crédito foi de 6,4% neste primeiro mês de 2018.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a procura do consumidor por crédito apresentou variações positivas também em todas as faixas de renda: alta de 46,7% para quem recebe até R$ 500 por mês; de 18,1% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais; e 17,2% para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês. Já nas rendas mais altas, as oscilações positivas na procura por crédito em janeiro/18 na comparação com janeiro/17 foram: 17,0% para a faixa de renda entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; 17,3% para o consumidor com renda entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês e de 18,5% para quem ganha mais de R$ 10.000.

Análise por região

O crescimento da demanda por crédito em janeiro/18 ocorreu eu todas as regiões do país. Na Região Centro-Oeste, a alta foi de 7,4% em relação a dezembro/17. No Sul foi de 6,3%. No Sudeste, o avanço foi de 6,0%. Já no Norte e Nordeste, as altas na demanda do consumidor por crédito no primeiro mês deste ano foram de 4,4% e de 1,9%, respectivamente.

Na comparação interanual, isto é, janeiro/18 contra janeiro/17, houve avanços da demanda por crédito em todas as regiões: no Nordeste (25,4%); Norte (22,0%); Sudeste (20,1%); Centro-Oeste (18,9%) e no Sul (16,0%).

A série histórica deste indicador está disponível em https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do indicador

Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.